27 de abr. de 2018

Cantar samba é...diz aí, Nego Izolino??

                                                                             Acervo pessoal do Armazém


         Posentão...

         Qual o gaúcho ou gaúcha simpatizante de um bom samba NUNCA OUVIU falar da obra autoral do Nego Izolino do Nascimento?? Não. Então te convido a prestigiar o Sarau do seu Brasil e conhecer  "o cara" de perto.
          Sujeito criativo, disciplinado, emotivo, comprometido, sensível e acima de tudo, de muito alto astral. Outro dia, enquanto tomávamos um café com "amanteigados" no Mercado Público de Porto Alegre tivemos a oportunidade de falarmos um pouco de tudo. Das boas lembranças do Samba Autêntico, seu grupo de samba que marcou época nos anos 80 até a composição de sambas enredos de diferentes temas em Escolas de Samba gaúchas. Falamos de Projetos e sonhos, idéias e realizações. Amizades, justiça social, cultura popular, desencantos, frustrações, sucessos e fracassos.
          A tarde voava enquanto tomávamos o tal café. Inegavelmente, o encontro tornou-se um bom programa de minhas férias. Aprendi alguma coisa com os depoimentos orais? Muito. Tive a oportunidade de ensinar? Muito. Como assim?? O nego Izolino é destes que, assim como EU, acredita na máxima "...Ninguém estará pronto para ensinar, se não souber aprender..."
           E qual a relação do Nego Izolino com o Armazém do seu Brasil? Enorme. Ao ser acionado, VESTIU A CAMISETA literalmente e juntou-se aos demais BRASILEIROS - o Regional do Armazém,
              Simples, como ELE.

No próximo dia 08/05/2018, a partir das 20h, no Mr. Skull - bairro Santana/Porto Alegre rola a comemoração do Dia Nacional do Samba.
Vamos??

Edinho

Sonho meu...vai buscar quem mora longe! Dia Nacional do Samba


                                                                                   foto: Antonio Domingos

          Posentão...

          Celebrar o Dia Nacional do Samba?? Lógico. Dia 02 de dezembro? Não. Dia de samba é todo dia. E assim cantar, confraternizar, reunir amigos, tocar e sambar. É o que faremos no próximo dia 08/05/2018, terça-feira, a partir das 20h, no Mr. Skull.
          Na semana que passou ouviu-se por diferentes cantos do Brasil a seguinte afirmação: "Dona Ivone Lara nos deixou..." Nada disso. A obra da grande sambista, cantora e compositora ficará por toda vida na memória, nos corações e na alma. O que seguiu na direção do Guineto, do João Nogueira, Candeia, Noel Rosa, do Lupi e tantos outros foi sua porção física.
           E assim sob a batuta do quinteto "Os BRASILEIROS" - o regional do Armazém do seu Brasil (Rogério Pereira, Nego Izolino, Silvinho Xavier, Vini e Carlos Henrique) celebraremos na companhia de convidados ilustres toda a energia e vibração que o SAMBA simboliza em cada um de  nós.
          Muita resenha, composição autoral, sorteio de "mimos", reencontros e samba "de responsa".
          Que tal conferir de perto a função?? E por favor, chegue anunciando "...foram me chamar...EU estou aqui o que há??"
Vamos??


Serviço:
Sarau do seu Brasil - Dia Nacional do SAMBA
Resenhas e roda de samba

Onde? Mr. Skull - rua São Luiz, 433 - Santana - Porto Alegre
Quando? 08/05/2018 - terça-feira, a partir das 20h
Investimento cultural? R$5,00 (único)




26 de abr. de 2018

Escrever legal é preciso...

Posentão...

Todas as pessoas que acompanham minhas conversas sobre o Armazém do seu Brasil sabem de meu desejo de tornar público o NOSSO blog de estórias.
As coisas devem ocorrer por etapas. Primeiro a coragem de redigir, depois externar a produção (num primeiro momento). Estou falando de uma primeira etapa, pois a parte gráfica e definitiva (?) depende de outras lapidações.
Estou falando de uma aproximação a profissionais que produzem, escrevem, instruem os redatores de um modo geral. Para ter um bom texto, não bastam boas idéias. É imprescindível que tenhamos ajustes, estudos, experimentos, avaliação e construção de uma linguagem aceitável de comunicação.
Isto tem alguma relação com a forma de comunicação das pessoas?? Mais ou menos...Estudos contemporâneos nos mostram que a forma de comunicação pode ocorrer de várias formas e formatos.
Logicamente, que o registro de tudo isso através de uma "pretenciosa" obra merece e necessita uma qualificação experiente.
Onde fui buscar isso?? Nas oficinas literárias da METAMORFOSE, cuja direção é do jornalista, professor e escritor Marcelo Spalding. Doutor em Letras pela UFRGS, atua como professor universitário em Porto Alegre, editor da Editora Metamorfose e do Portal Artistas Gaúchos, diretor  e coordenador do Pós Graduação em Produção e Revisão Textual da UniRitter. 
Quer saber mais?? Acesse...
http://www.metamorfosecursos.com.br/ ou  www.marcelospalding.com