1 de dez. de 2025

Fazendo o "ele" com Emerson Dias e com a Laura Sito, na Banda da Saldanha

 

                                                                                         acervo pessoal


            Ao revisitar alguns registros na biografia e trajetória do renomado intérprete carioca, Emerson Dias, a voz principal da Academicos de Niterói no Carnaval de 2026 que, traz como tema enredo uma homenagem ao presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, intitulado "Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil".

            É pouca coisa? Nem um pouco. A escola de samba, que estreante no Grupo Especial, vai narrar a trajetória do presidente, desde a infância no sertão até a presidência. O samba enredo que tem uma das compositoras, a sambista e cantora Teresa Cristina, uma das compositoras da obra, foi apresentado ao RS, no último sábado, no encontro comemorativo de aniversário da deputada estadual gaúcha Laura Sito.

A festança rolou na quadra da Banda da Saldanha e contou com a presença de muitos convidados da cena política e da cena Cultural gaúcha. Integrantes da harmonia e bateria da Escola de samba Algarve, de Alvorada, agremiação que homenageará a aniversariante com o tema “Pretitude em movimento – Salve Laura Sito” também apresentou-se na ocasião.

O convidado da cidade maravilhosa já empunhou o microfone de agremiações e escolas de samba em ocasiões anteriores. Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte já sambaram ao som da voz do moço.

No rápido encontro que tivemos, consegui “encomendar” abraços aos meus parceiros gaúchos que atualmente, residem no RJ trabalhando com música e arte. Quem são¿ Os talentosíssimos, Vitinho Nascimento e Andy Lee, potente cavaquinista e violonista, respectivamente. Ainda não descobri, se o Emerson já comeu o famoso churrasco do Andy...a resposta ficou para o próximo encontro.

Voltando à pesquisa na obra do carioca, descobri a revelação de uma série de cuidados que tem com a voz, técnicas que utiliza para aproximar-se e comunicar-se com o público. Com acompanhamento de fonoaudióloga, professor de canto, entre outras coisas. Tudo que possa ampliar e qualificar suas aptidões para oferecer ao público o seu melhor.

Quando descobri que uma das suas principais referencias era o saudoso Dominguinhos do Estácio as respostas começaram a fazer sentido. Seu tio Celino Dias e Quinho do Salgueiro também foram grandes inspiradores da carreira do moço.

Que venha o Carnaval de 2026 e mais uma oportunidade para este grande cantor de samba enredo que iniciou sua caminhada em 1991, como cantor de apoio e posteriormente, acumulou passagens por diversas agremiações.

Foi um grande prazer sambar e cantar contigo, seu moço. Ver a quadra da Banda da Saldanha explodir de alegria é muito bom. De verdade.

https://www.instagram.com/emersondias_interprete/