Posentão...
Dizem por aí que "transitar pelos caminhos do Samba" no RS não é das tarefas mais fáceis de serem enfrentadas. Tenho algumas dúvidas, ao comparar os prazeres que tais ações provocam.
Sou atento a várias manifestações culturais brasileiras e nesta "fatura" iniciei alguns movimentos perto de nomes, espaços, vivências, trajetórias, resenhas, batucadas, violões e tudo que ilustra uma boa roda de samba. Assim percorri espaços onde pudesse ouvir, aprender, cantar, compartilhar saberes, difundir, "proteger", alavancar, saudar e, por que "não blindar" o SAMBA, nosso de todos os dias?
fui identificando alguns fatores motivadores para a criação do Armazém do seu Brasil. Inicialmente, queria reunir histórias para a produção de um "livreto" de causos, crônicas e assemelhados para que pudesse "espalhar com força" as pitorescas, hilárias e autenticas histórias do samba. Alguns identificam como uma "ação orgânica". Que chique, isso não??
Felizmente, tal trabalho não é feita de forma isolada. Enquanto promovo o "Armazém" em diferentes formatos, blog e programa de rádio, por exemplo, identifico outras iniciativas espalhadas que fortalecessem muito toda esta resistência.
Outro dia, fui prestigiar o Podcast do Maninho, apresentado pelo sambista, cantor e compositor, Michael Sampaio, um amigo de infância, muito talentoso na comunicação e nas coisas do Brasil. Na oportunidade que assisti, o entrevistado foi seu tio "Negrinho", um sambista que marcou minhas memórias sobre o tema. Confesso que, não vi o tempo passar com a conversa dos dois. De forma, empolgada e respeitosa, o anfitrião instigava o convidado a oferecer curiosidades que me remetiam à muitas lembranças inesquecíveis da minha infância e adolescência.
Para quem não conhece os sambistas citados, RECOMENDO seguir os podcasts do Maninho que costuma trazer muita gente potente da cena sambista do RS para os microfones. No estúdio circulam anônimos, famosos, tímidos, "balaqueiros", modestos...os mais diferentes e potentes expressões deste gênero musical bacana que é o Samba.
E o Michael Sampaio, quem é? Dificil descrever numa postagem única. Um artista que interage com o público, que traz sambas clássicos de Candeia, Noel misturados com Xandi de Pilares, Caetano Veloso, Ivone Lara, Aragão e muito mais. Um artista "BRABO", como dizem os mais jovens.
Se o Fundo de Quintal já cantou o samba ..."Seja sambista voce também..." Eu RECOMENDO...seja seguidor também...O Podcast do Maninho é coisa de GRIFE.
Edinho Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário