Posentão...
Dizem por aí que a genética chega forte nas familias. No Carnaval de Porto Alegre envolvendo uma das tradicionais Escolas de Samba da cidade não é diferente.
Na imagem que ilustra a postagem além dos adultos aparece um menino nos braços de seu pai em meio à fantasias, em vermelho e branco. Embora, sua expressão seja de assustado, transpirava alegria e emoção desde cedo. Nome dos adultos? Meus compadres Jorge Maurício e Maria da Glória, outros dois amigos e o menino Mário Assanchy (o pequeno carnavalesco à época). Era um "retrato" como diria tio Joãozinho de um fragmento da Ala da Esquina que, ao lado de outras tantas Alas, colaborava com o entusiasmo nos muitos Carnavais da Cidade.
Depois de muitos desfiles, sempre na maior empolgação, a Ala encarou uma triste realidade. Muitos integrantes foram dispersando-se e os "movimentos culturais e sociais" foram criando lacunas no tempo. O amor e a paixão pelo Carnaval moveu o inquieto e ousado carnavalesco Mário para reunir fotografias, depoimentos e amigos dos seus pais, e naturalmente, muitos e muitas herdeiras, assim como ELE para dar continuidade às atividades da Ala da Esquina. Dos muitos gritos de exaltação da massa apaixonada pelos Imperadores ouve-se "Sou Imperador até morrer...". Para o deleite de todos que gostam do assunto tal afirmação é a mais pura verdade.
Em 2023, a Ala da esquina completou 45 anos de existência e um baú cheio de boas lembranças e nada melhor do que celebrar a data num ensaio da Escola com muito samba, boas energias, amigos e amigas, cerveja gelada e muita vibração.
Ao pessoal da ALA da Esquina, aos foliões como o incansável Mário, desejo que venham outros 50 anos de existência. O Carnaval e a Cultura Popular agradecem. E que em todas "as esquinas do Brasil" possa ter muitas rodas de samba, batucadas e amizades.
Edinho Silva
Parabéns pela trajetória da Ala da Esquina, fruto da dedicação, paixão e compromisso com a cultura que promove e revela a comunidade do Imperadores do Samba!
ResponderExcluir