18 de nov. de 2022

"Dona Lisi & seu Mário" - um cantinho XAVANTE em Porto Alegre

                                                              Acervo do "Dona Lisi & seu Mário" 
 

            Posentão...

            Há bastante tempo Porto Alegre acolhe os e as, inúmeras, pelotenses que migram para Capital por diferentes razões. Não deve ser muito fácil, mesmo sendo perto (distância menor do que 300km)  sair da "adocicada" Pelotas, com sua Cultura, suas ofertas gastronomicas, as paixões clubísticas, a importância de sua Arte e de seus artistas, o Laranjal, o Teatro Guarani, o Cruz de Malta, o João Gilberto, o Bento Freitas, o Areal e tanta coisa diferenciada.

            Mas pela força cultural e de conhecimentos diversos, a "gente bacana" que nasceu na "Princesa do Sul" necessita alçar vôos altos pelo Mundo afora. Isto não é bom? Claro que é positivo. O grande desafio é identificar espaços fora de lá que alivie a saudade da terrinha.

            Eu faço minha parte...Com raízes em Bagé, onde nasceram meus pais, o "seu Baixinho e a dona Carminha", nutro um carinho especial pela cidade de Pelotas. Aliás, fortes ligações que nem sei de onde vieram...mas tenho. A Vida possibilitou cruzar caminhos com pelotenses especiais. Não seria justo nominá-los, pois são muitos. Oh, sorte...como diria, Wilson das Neves...

            Por esta e por outras razões, há 10 anos nascia o Armazém do seu Brasil e toda sua ebulição e efervescencia. Gradativamente, fui conectando "gentes e espaços" e encontrei no "Dona Lisi & seu Mário" um destes lugares.

            Foi lá, que o Mário Assanchi, carnavalesco "raiz", herdeiro de muitas vivências do Carnaval de Porto e de sua paixão pelos Imperadores do Samba, ao lado da Lisiane Fachini, acolheram a turma dos "Lanceiros", de Pelotas. Um Coletivo de atuadores e agitadores culturais, estudiosos, anônimos e famosos, artistas identificados com Cultura popular e samba puderam ancorar, na Capital, um espaço para suas resenhas, troca de  saberes, bebericar, comer, sorrir...fazer as "coisas de pele" que o Jorge Aragão cantarolava. Por lá...nada mais nos impede, sim.

            Assim os/as sambistas que residem na Capital podem encontrar os melhores serviços de restaurante, bar ou boteco (como queiram, as modernas concepções de gastronomia) bebidas geladas, comidas honestas e preços justos. Claro, uma boa resenha vem como sobremesa.

            Putz...ia esquecendo a "Dona Lisi & seu Mário" também é mais um ponto de venda das cachacinhas temáticas do Armazém do seu Brasil. Ah, não conhecem?? Recomendo, experimentar...

            E o samba não rola por lá?? Rola sim...todas as sextas-feiras, um happy hour bem bacana, com muita música boa, os "bebes e os comes". E a roda de samba do Renascença, do Mercado Público de Pelotas, quando descerá para Porto Alegre? Ah..."ceis" acham que ELES já não estão pensando nisso??

            Bora?

                            Edinho Silva


Serviço:

"Dona Lisi & seu Mário"

Centro Comercial Itaimbé - av. Cavalhada, 3623, loja 8

Das 8h às 21h45min - de segunda a sábado

Nenhum comentário:

Postar um comentário