Posentão...
Conheço este "ARTISTA" desde a infância. Filho do seu Beto e da dona Regina, irmão do Anderson e da Kelly, multi-instrumentista, profissional das danças populares, estudioso das coisas do rádio, Carnaval, Samba e do Brasil me foi apresentado ainda criança.
A vida foi oportunizando reencontros e parcerias em diferentes situações. Nas funções do Armazém do seu Brasil, nos Saraus no Ateliê 1, em rodas de samba dos "Brasileiros", regional do Armazém e muitas outras coisitas.
E claro, não poderia faltar...uma potente troca de conhecimentos. Só para ilustrar o "Rafa" me apresentou a história da bailarina, coreógrafa e professora Mercedes Batista, a primeira negra a integrar o corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, presença fundamental no movimento de valorização e reconhecimento de artistas negros e negras nas Artes do Brasil.
Por muito tempo acompanhei suas andanças Brasil afora. Pasmem!! A coragem e ousadia do moço o encorajou a participar de uma seletiva em 2018, ao lado da Nicole Rodrigues, sua parceira à época numa seletiva para casais de passistas da Escola carioca Império Serrano. Imaginem se a dupla não classificou-se em primeiro lugar?
Depois de percorrer algumas Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana, de ter participado de inúmeras ações sociais relacionadas ao Carnaval e ao Samba chegou a vez de um grande reconhecimento de um trabalho e uma trajetória artística e profissional de muita potência.
Apresento, meu amigo Chris Rafa...De onde ELE vem?? Perguntem a ELE...que responderá com a maior franqueza: Canoas City.
Nossos cumprimentos, querido Rafa
Considerada a principal precursora e divulgadora do balé e da dança afro no Brasil e também a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Esse é um pequeno resumo com dois destaques de quem foi Mercedes Baptista, bailarina, coreógrafa e professora. Ela nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em 1921. Ou seja, neste ano celebramos o centenário do seu nascimento. Além de importante contribuição no desenvolvimento da cena da dança, ela também foi fundamental no movimento de valorização e reconhecimento de artistas negros na arte.
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