16 de mar. de 2023

"Conhecimento não ocupa espaço...sabedoria de quem chegou antes..."

                                                                                        acervo pessoal


            Posentão...

            Quem afirma que conhecimento ocupa espaço na cabeça, a busca de conhecimento pode ser uma corrida contra o tempo...equivoca-se. Completamente, aliás.

            Quando fui instigado por um amigo a retomar meus estudos acadêmicos, mesmo com a bagagem de conhecimento empírico, ancorado às muitas vivências que tive ao longo da vida nas discussões que cercam o desporto e o lazer, não imaginava a potente troca de conhecimentos que iria experimentar ao conviver com os queridos Juarez Alves e a Rejane Leal. Arrisco a afirmar que, o trio de "cascudos" SACUDIRAM o Curso de Gestão Desportiva e de Lazer, do IFRS/Restinga.

            Todas as aulas e atividades propostas em sala de aula que envolvessem uma planilha de cálculos, finanças, números, captação de recursos precisava ser muito bem construído. Afinal, a "veterana" Rejane era implacável. Antes de contar histórias da neta, dava um show na explanação de seus trabalhos.

            E o véio "Pitoco" (Juarez)?? Putz!! Terror em sala de aula....Por muito tempo, preparávamos os trabalhos e seminários, não apenas para os/as docentes avaliarem, mas sim, temendo algum questionamento do aluno, "kid" na técnica da leitura dinâmica. Aliás, o Juarez era uma mistura de poeta, jogador, leitor, psicanalista, solidário e trabalhador. Um "Zé Pilintra" urbano...até.

            Agora, em meio à discussão absurda, pela grosseira e preconceituosa atitude das estudantes paulistas em relação à colega, considerada velha, por ter 44 anos de idade, me chega uma "tristeza doida". Francamente, gostaria de conviver nos diferentes espaços de qualificação em que me envolvi "jovens e maduros" como a Rejane e o Juarez. Certamente, seria uma pessoa MUITO MELHOR. Não tenho dúvidas.

            Não acolher a sabedoria e o conhecimento de quem chegou antes, cheira a burrice.

Edinho                                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário