23 de abr. de 2012

Sopapo poético: Ponto negro da poesia



Na noite de ontem, na companhia de alguns amigos sambistas fomos recebidos pelos parceiros e amigos Alex Bagé e Renato Araújo nos estúdios da Rádio Guaíba para divulgar no Passarela do Samba, programa semanal de samba que reúne, discute, diverte, informa e concentra pessoas representantes das mais variadas manifestações da Cultura Popular. A razão da visita era a divulgação do show Luminosidade – encontro de luz e paz, onde o músico Rogério Sete Cordas receberá amigos e parceiros para uma grande e animada roda de samba.
A noite estava animada com a versatilidade dos apresentadores, o samba do Arlindo Cruz ao fundo, nossa galera dando o recado e o serviço sobre o show. Energia multiplicando-se. Haviam no espaço inúmeros convidados, entre eles, uma turma bacana (Vera Lopes, Vladimir Rodrigues e a atriz e percursionista Pâmela) que divulgaria o Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia. A novidade cultural que chega a Porto Alegre para incrementar, difundir e oportunizar que os talentos afros possam manifestar-se em mais um ponto cultural da cidade.
Com a primeira edição do Sopapo ocorrida em março deste ano, seu surgimento foi inspirado em outros saraus de poesia existentes no Brasil. Um grupo de artistas, intelectuais e militantes de movimento negro tiveram a iniciativa de criar, em Porto Alegre, um espaço para a poesia falada, ritmada, cantada.
Na noite de sábado, em meio a energia das pessoas e dos instrumentos ocorreu uma pausa na programação. O silêncio tomou conta do ambiente, dando espaço a um momento de pura emoção quando uma das convidadas, Vera Lopes recitou um poema. Ao final, lágrimas silenciosas tomaram conta do lugar, novamente aquecido pelo pandeiro e o canto dos demais convidados, Pamela e Vladimir. Os demais convidados acompanhando com palmas contribuíram com a energia espalhada no estúdio. Noite inesquecível.
Então tá!! Encontro marcado. Sempre na última terça-feira de cada mês, na Associação das Entidades Carnavalescas (Av. Ipiranga, número 311), a partir das 19h, com entrada franca, venha curtir um toque de tambor, um poema recitado com emoção, um abraço amigo, observar um artesanato, uma pintura inspirada.
Edinho Silva
.
SERVIÇO
O Quê: Sopapo Poético: Ponto Negro da Poesia
Quando: 24 de abril de 2012 (terça-feira) – 19h
Onde: Associação das Entidades Carnavalescas (Av. Ipiranga, número 311)
Entrada Franca 
Convidado da noite: Giba Giba e seu sopapo 
Contato dos Organizadores:
Vera Lopes - (51) 9155-9118
Imprensa: camila4p@hotmail.com