21 de set. de 2022

"Setembro amarelo, verde, azul, vermelho" - cores das artes onde a música salva, por Indaiá Dillenburg

                                                                                      arte: Juceli Beck

            Tenho plena convicção disso. Então te convido para se deliciar com o Fragmentos de Ivone e Aldir que acontecerá no dia 29 de setembro, setembro amarelo, no Teatro de Arena, ali na Escadaria da Borges (Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico – Porto Alegre).

            Idealizado pelo comandante do Armazém do Seu Brasil, nosso necessário Edinho Silva, trata-se de um sarau brasileiro com roda de samba e resenha que, nas palavras dele, é arte iluminada e brasilidades. E se tem resenha, lá estou eu, que aceitei o convite para dividir a apresentação com Edinho. E na performance musical, ela, minha estrela, nossa estrela, Guaíra Soares, que  vem na companhia luxuosa de Dedo Pereira (violão sete cordas) e Ariel Lopes (percussão geral).

            E sendo setembro, sendo música, nos conecta ao setembro amarelo. Essa campanha internacional de prevenção ao suicídio, que passou a fazer parte do calendário brasileiro em 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP que, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, divulga e conquista parceiros no Brasil inteiro. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”.

            Mas porque eu estou falando sobre isso? Por dois motivos. Primeiro, porque toda pessoa que tem a possibilidade de falar com as demais através dos mais variados meios de comunicação, tem a obrigação de abordar o assunto. Muitas vidas podem ser salvas. Segundo, porque ao respirar música por todos os poros, tenho a convicção de que a música salva. 

            E ao saber que pessoas que se especializaram em cuidar da alma, profissionalmente, exercendo funções de médico psiquiatra e de enfermeira, chegaram a um momento de suas vidas que optaram por cuidar da alma, profissionalmente, como compositores de mão cheia. Sim, porque fazer música é também uma profissão. Das mais lindas que existe.

            Aldir Blanc foi psiquiatra e dona Ivone Lara, enfermeira. Ambos em determinado ponto de suas vidas se dedicaram a nos encantar com suas composições. Então, não dá para ficar de fora. Quero te ver no Fragmentos de Ivone e Aldir.

                                                                     Indaiá Dillenburg


Serviço: 

O quê: Fragmentos de Ivone e Aldir – Sarau Brasileiro com Roda de Samba e Resenha

Quando: 29 de setembro – quinta-feira - 20h

Onde: Teatro de Arena – Escadaria da Borges de Medeiros, 835 – Centro Histórico – Porto Alegre - Brasil).

Hora: 20h, impreterivelmente