21 de ago. de 2015

Mestre Dionisio - mais um convidado ilustre na lista do CETE 2015






                   Prosseguindo com as atrações nacionais, que agregados com os profissionais e estudiosos locais, o CETE apresenta mais um reconhecido nome da Cultura Brasileira para "esquentar" a tarde de compartilhamento de conhecimentos. Quem?? O simpático, generoso e Mestre em todos os sentidos, da arte e do bailado de Porta Estandarte, Mestre-Sala e Porta Bandeira MESTRE MANOEL DIONISIO - Campeoníssimo, presidente e fundador da primeira escola de formação de Mestres Salas e Porta Bandeiras do Brasil. Com uma história no Carnaval iniciada em 1955, no Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro. Na época bailarino do Balé Folclórico Mercedes Batista (1a. Bailarina Negra do Teatro Municipal do RJ). Um pouco desta história e muita informação sobre a marcante trajetória do moço que humildemente, conversa e fala de forma simpática sobre a evolução e os momentos inesquecíveis do Carnaval Carioca.
               Por que a letra maiúscula na identificação do nome do convidado?? Vem comigo ao encontro da turma do CETE e confere a razão. Literalmente, será uma tarde com letras maiúsculas.
Vamos??
 
Edinho Silva

Serviço:

11º encontro do curso de tema-enredo do CETE

Dia 22 de agosto –  sábado - das 14 às 18h
Sala João Neves da Fontoura (Plenarinho) - 3º andar do prédio da Assembleia Legislativa do RS (Praça Marechal Deodoro, 101 – Centro Histórico, Porto Alegre, RS).

Ingressos: R$ 10,00 para o público em geral. Sócios do CETE com a mensalidade em dia estão isentos.

Esquece a lavagem da roupa e te joga no Unimúsica - o irreverente Luiz Melodia






               Se o mês de agosto é considerado um período de azar e crenças do gênero evite cruzar sob escadas, quebrar espelhos dentro de casa, deixa o chinelo virado, etc. E cruzar com gato preto pode?? Pode sim...Espera chegar setembro e te delicia com o som e a obra do NEGRO GATO Luiz Melodia.
O concorrido e enérgico Projeto Unimúsica - IRREVERENTES apresenta mais um show que promete sacudir o Salão de Atos da UFRGS. Projeto Unimúsica traz concerto com Luiz Melodia.                      
              Após um longo período afastado dos estúdios (13 anos sem gravar músicas inéditas) o famoso embaixador do Morro do Estácio e  vencedor do Prêmio Música Popular Brasileira de 2015  (Melhor Cantor na categoria MPB pelo álbum Zerima) apresenta um pouco de sua irreverência, provocação e inquietude através de verdadeiras "Pérolas negras" inesquecíveis de todos os tempos. Celebrando a "Juventude transviada" da "Magrelinha" na companhia dos músicos Renato Piau (violão e guitarra), Humberto Araújo (saxofones e flauta), Rômulo Duarte (contrabaixo), Fernando Merlino (piano e teclados), Jeferson Cruz (trompete e flugelhorn) e Vitor Vieira (bateria). 
              Dentro da proposta do UNIMÚSICA 2015 - venha conversar com o Melodia e "deliciar-se" com seu show no dia seguinte. Então tá feito o convite "...Deixa a roupa para lavar num outro dia e passeie na praça, enquanto o lobo não vem...!
              Eu vou!! Vais ficar parado no sofá?? Como toda a programação cultural da UFRGS a festança é 0800...

Edinho Silva    
 
 
Serviço:
 
Entrevista aberta com Luiz Melodia
Data: 02 de setembro – quarta-feira
Horário: 20h
Local: Sala II do Salão de Atos da UFRGS
(Av. Paulo Gama, 110)
 
CONCERTO
Data: 03 de setembro – quinta-feira
Horário: 20h
Local: Salão de Atos da UFRGS
(Av. Paulo Gama, 110)
Retirada de senhas através da troca de 1kg de alimento não perecível por ingresso a partir de 31 de agosto, às 9h, pelo site www.difusaocultural.ufrgs.br ou das 9h às 18h, no mezanino do Salão de Atos da UFRGS.

20 de ago. de 2015

Não basta ser tubo, tem que ter embalagem





Esta é  na conta do Carlito Trovão...

             O Nelsinho da cuíca chegou em casa na sexta-feira depois do Programa do Jô. Era esperado pela nega Jurema para a janta, lá pelas 21h. Não veio. Em que estado o moço chegou?? "Altinho" com os pés "molhaditos". Aliás, encharcados.
            Saiu de casa no final de tarde para comprar uma couve e um bacon no Mercado Público e encontrou uns parceiros do samba e de boemia. A turma da Ala de cavacos dos "Herdeiros de Noel", a mais emblemática Escola de samba da zona Norte. Quando a turma se reúne, a confusão tá formada. Acabam-se o estoque de qualquer cerveja acaba em poucas horas. E o Nelsinho é sempre o último a sair.   
             Ao chegar no barraco, mal cumprimentou a Jurema, a sogra - dona Ivone, e os filhotes e foi direto ao banheiro para não despertar atenção. Queria tomar um banho, escovar os dentes e deitar. Tudo isso para escapar da bronca. Banhou-se, vestiu o pijama e rumou para o quarto direto para a cama. A "patroa Jurema" que assistia tv sentada no sofá da sala, na companhia dos demais familiares nem olhou para o marido. Apenas, sugeriu a janta: "Nego, se quiseres comida?? Procura nas panelas que estão no forno. E sem bagunça, viu??" O Nelsinho, respondeu de forma áspera, que não queria. Escovaria os dentes e deitaria. Já dentro do banheiro, ainda um pouco tonto, pegou a escova e o primeiro tubo que avistou. Depois de algumas escovadas, percebeu um gosto ruim na boca e foi notando algo errado naquela ação. 
             Necessitando ir ao banheiro, seu filho mais novo, o Júnior não resistiu e adentrou no ambiente. Deu de cara com o pai, com a expressão meio esquisita e com cara feia para a escova de dente (quase sem espuma". Aproximou-se e, logo perguntando: "Pai, tu bebeu de novo?? Não percebeu que acaba de escovar os dentes com a pomada fungicida do vô??" Putz. Já era, o Nelsinho tão cedo não pegaria fungo na boca.
              Até hoje ELE nega a gafe, porém seu filho Júnior jura que tomou R$20,00 do pai para guardar o silencio. Até hoje, a "Jureminha" só estranhou o sono repentino e provocado pela "ceva". Nem imagina que o cavaquinhista usou uma porção generosa da pomada do vô Nonato na escovação de dentes - pós encontro com a turma do samba.