10 de dez. de 2022

"Tá na hora, meu amigo, antes que cê esqueça...." Dia do swing e samba rock, em Porto Alegre

 


                                                                       acervo pessoal da produção

        Posentão...

        No último dia 08 de dezembro de 2022, no auditório Ana Terra, da Câmara Municipal de Porto Alegre, tive o prazer e a honra de ser um dos convidados a entregar o Troféu que levou o nome do Bedeu - Jorge Silva, um dos responsáveis pela criação do Grupo Pau Brasil e pela promoção de um ritmo diferente conhecido, aqui no RS, como swing. Em outros estados, em São Paulo, por exemplo, o mesmo ritmo "recheado de guitarras, metais e percussão" inspirada nos ritmos latinos e caribenhos. No Rio de Janeiro, também conhecido como "balanço".

     A partir de 2022, o dia 04 de dezembro, data de nascimento do inesquecível Bedeu, será comemorado o Dia do swing e samba rock, numa iniciativa do gabinete do vereador Matheus Gomes em parceria com a compositora e artista Delma Gonçalves, idealizadora do Tributo ao Bedeu, em anos passados.

        O evento cultural, histórico e repleto de energias boas e positivas partiu da iniciativa da dupla (filha e pai), Vitoria Santanna, Mestre em Educação e estudiosa e pesquisadora  das temáticas que envolvem Cultura, Educação e Arte Popular e o Luis Fernando Silva, produtor artístico engajados na difusão da música negra de Porto Alegre e do Brasil, buscando fortalecer e ampliar os espaços das artes brasileiras.

        Uma noite inesquecível que reuniu "swingueiros gaúchos de diferentes áreas de conhecimento e gerações. Segundo informações da produção do evento, não foi muito fácil estabelecer os critérios para a definição dos  nomes escolhidos para a primeira edição do "Troféu". Como todos sabemos, a partir da célula embrionária do lendário e sempre presente Grupo Pau Brasil dezenas de artistas surgiram depois disso. Nesta primeira edição foram escolhidos e premiados grupos e projetos que mantém vivo até os dias de hoje o ritmo.

        Uma história que iniciou no final dos anos 70, como muito bem registrado no livro de autoria do pesquisador e músico Matheus Mapa, que discorre sobre a criação e evolução do ritmo nas pistas e bailes do RS e do Brasil, numa obra repleta de vivências, relatos, imagens, percepções e sentimentos genuínos.

        Possivelmente, alguns e algumas  artistas poderão manifestar-se injustiçados nas escolhas, porém a imagem traduz muito bem o intuito maior da iniciativa. Na foto é possível, identificar os músicos, compositores artistas da formação original do Grupo Pau Brasil, Cy, Alexandre Rodrigues e o Luiz "Trovão" misturados à artistas da nova geração, como o Gustavo Oliveira, atualmente em trabalho solo e à frente do conhecido Grupo Senzala, assim como o Grupo Santo Forte. Os Medinas, os Dorinhos e o Grupo  Sem comentários, representando a resistência nos palcos e nos bailes promovidos pelos Projetos Carinhoso e Evolução. Radialistas, produtores, djs e muita gente que apóia e fortalece a manutenção dos ritmos nos corações, nas lembranças e nas almas.

Provavelmente, algum nome não tenha sido relacionado nesta edição (eu teria uns 3 no, mínimo), inclusive por levar o swing e Samba rock para outras partes do Mundo como faz o "querido e talentoso" Adriano Trindade. Mas tenho certeza absoluta de que o músico internacional compreendeu bem os critérios. 

        A imagem do Tonho Croco, abaixado na foto, responsável pela circulação nacional do sucesso "Grama verde", de autoria de Bedeu registra o acolhimento de fortalecimento da causa. Como dizem na "comunidade": "Pô, o Tonho veio na "humilde"...interagiu...Cantou a música "Menina, Carolina", com o Deco, do Swinga Brasil e com o Alexandre", aplaudiu do início ao fim todos os premiados, incluindo o inesquecível Luis Vagner, o guitarreiro, representado na ocasião por suas filhas e filho...como não celebrar tudo isso?

        Aumenta o som que o Baile vai começar...Que o swing e samba rock, ou o balanço como disse o radialista Odir Ferreira comentou tenha vida muito longa e que a sétima geração do Bedeu possa dançar...como dançaram no "Batizado da filha do Trovão"....(comentário pessoal, dois baita queridos, o Luiz Trovão e a Naná Sena).

        #BEDEUPresente

         Edinho Silva - armazemdoseubrasil - www.radioestacaoweb.com, domingos, das 13h às 15h  

Guaíra Soares - paixão e entrega na roda de samba "das minas"

 




Posentão

Todos sabem da minha resistencia pessoal em identificar uma única data para a celebração e potencialização das coisas. Manjam? Dia da Consciencia Negra, Dia do Samba, Dia da familia, Dia de "combate a isso ou aquilo", entre outros. Os dias devem ser TODOS os dias.

Dentro desta lógica que acredito, invisto em ações como CELEBRAR sempre que possíveis coisas positivas. O quinto Encontro de Mulheres na Roda de samba é um destes eventos. No próximo sábado, dia 10/12/2022, a partir das 16h, na Praça dos Açorianos, próximo ao Largo Zumbi dos Palmares, estará acontecendo este grande encontro de mulheres gaúchas envolvidas com o Samba.

O evento tem como ponto de partida uma homenagem à sambista carioca Tia Surica, integrante da Escola de Samba da Portela. Muitas outras Capitais estarão reunindo sambistas nesta data para potencializar ainda mais a homenagem.

E o Armazém do seu Brasil, onde entra nisso? A voz feminina do nosso Coletivo - Guaíra Soares, cantora, compositora, pesquisadora e entusiasta sambista, estará entre as participantes da Roda de Samba. É pouco? Nada. Com um ORGULHO do tamanho de seu talento, sem dúvidas, todas as manifestações que rolam no NOSSO Armazém estarão representadas.

Um grande Salve e muito obrigado, cantora, por caminhar junto conosco.

Axé, pra geral \0/\0\/\0\/\0/  

6 de dez. de 2022

Samba no RS ? Atravessando gerações, com toda certeza - Valeu Michael Sampaio e podcast do Maninho \0/\0\/\0\/\0\/0/

 


                                                                                           Acervo pessoal


        Posentão...

        Dizem por aí que "transitar pelos caminhos do Samba" no RS não é das tarefas mais fáceis de serem enfrentadas. Tenho algumas dúvidas, ao comparar os prazeres que tais ações provocam.

        Sou atento a várias manifestações culturais brasileiras e nesta "fatura" iniciei alguns movimentos perto de nomes, espaços, vivências, trajetórias, resenhas, batucadas, violões e tudo que ilustra uma boa roda de samba. Assim percorri espaços onde pudesse ouvir, aprender, cantar, compartilhar saberes, difundir, "proteger", alavancar, saudar e, por que "não blindar" o SAMBA, nosso de todos os dias?

        fui identificando alguns fatores motivadores para a criação do Armazém do seu Brasil. Inicialmente, queria reunir histórias para a produção de um "livreto" de causos, crônicas e assemelhados para que pudesse "espalhar com força" as pitorescas, hilárias e autenticas histórias do samba. Alguns identificam como uma "ação orgânica". Que chique, isso não??

        Felizmente, tal trabalho não é feita de forma isolada. Enquanto promovo o "Armazém" em diferentes formatos, blog e programa de rádio, por exemplo, identifico outras iniciativas espalhadas que fortalecessem muito toda esta resistência.

        Outro dia, fui prestigiar o Podcast do Maninho, apresentado pelo sambista, cantor e compositor, Michael Sampaio, um amigo de infância, muito talentoso na comunicação e nas coisas do Brasil. Na oportunidade que assisti, o entrevistado foi seu tio "Negrinho", um sambista que marcou minhas memórias sobre o tema. Confesso que, não vi o tempo passar com a conversa dos dois. De forma, empolgada e respeitosa, o anfitrião instigava o convidado a oferecer curiosidades que me remetiam à muitas lembranças inesquecíveis da minha infância e adolescência.

        Para quem não conhece os sambistas citados, RECOMENDO seguir os podcasts do Maninho que costuma trazer muita gente potente da cena sambista do RS para os microfones. No estúdio circulam anônimos, famosos, tímidos, "balaqueiros", modestos...os mais diferentes e potentes expressões deste gênero musical bacana que é o Samba.

        E o Michael Sampaio, quem é? Dificil descrever numa postagem única. Um artista que interage com o público, que traz sambas clássicos de Candeia, Noel misturados com Xandi de Pilares, Caetano Veloso, Ivone Lara, Aragão e muito mais. Um artista "BRABO", como dizem os mais jovens.

        Se o Fundo de Quintal já cantou o samba ..."Seja sambista voce também..." Eu RECOMENDO...seja seguidor também...O Podcast do Maninho é coisa de GRIFE.    

                        Edinho Silva     

https://www.youtube.com/watch?v=9fdUP0CDIsA