18 de nov. de 2022

"Dona Lisi & seu Mário" - um cantinho XAVANTE em Porto Alegre

                                                              Acervo do "Dona Lisi & seu Mário" 
 

            Posentão...

            Há bastante tempo Porto Alegre acolhe os e as, inúmeras, pelotenses que migram para Capital por diferentes razões. Não deve ser muito fácil, mesmo sendo perto (distância menor do que 300km)  sair da "adocicada" Pelotas, com sua Cultura, suas ofertas gastronomicas, as paixões clubísticas, a importância de sua Arte e de seus artistas, o Laranjal, o Teatro Guarani, o Cruz de Malta, o João Gilberto, o Bento Freitas, o Areal e tanta coisa diferenciada.

            Mas pela força cultural e de conhecimentos diversos, a "gente bacana" que nasceu na "Princesa do Sul" necessita alçar vôos altos pelo Mundo afora. Isto não é bom? Claro que é positivo. O grande desafio é identificar espaços fora de lá que alivie a saudade da terrinha.

            Eu faço minha parte...Com raízes em Bagé, onde nasceram meus pais, o "seu Baixinho e a dona Carminha", nutro um carinho especial pela cidade de Pelotas. Aliás, fortes ligações que nem sei de onde vieram...mas tenho. A Vida possibilitou cruzar caminhos com pelotenses especiais. Não seria justo nominá-los, pois são muitos. Oh, sorte...como diria, Wilson das Neves...

            Por esta e por outras razões, há 10 anos nascia o Armazém do seu Brasil e toda sua ebulição e efervescencia. Gradativamente, fui conectando "gentes e espaços" e encontrei no "Dona Lisi & seu Mário" um destes lugares.

            Foi lá, que o Mário Assanchi, carnavalesco "raiz", herdeiro de muitas vivências do Carnaval de Porto e de sua paixão pelos Imperadores do Samba, ao lado da Lisiane Fachini, acolheram a turma dos "Lanceiros", de Pelotas. Um Coletivo de atuadores e agitadores culturais, estudiosos, anônimos e famosos, artistas identificados com Cultura popular e samba puderam ancorar, na Capital, um espaço para suas resenhas, troca de  saberes, bebericar, comer, sorrir...fazer as "coisas de pele" que o Jorge Aragão cantarolava. Por lá...nada mais nos impede, sim.

            Assim os/as sambistas que residem na Capital podem encontrar os melhores serviços de restaurante, bar ou boteco (como queiram, as modernas concepções de gastronomia) bebidas geladas, comidas honestas e preços justos. Claro, uma boa resenha vem como sobremesa.

            Putz...ia esquecendo a "Dona Lisi & seu Mário" também é mais um ponto de venda das cachacinhas temáticas do Armazém do seu Brasil. Ah, não conhecem?? Recomendo, experimentar...

            E o samba não rola por lá?? Rola sim...todas as sextas-feiras, um happy hour bem bacana, com muita música boa, os "bebes e os comes". E a roda de samba do Renascença, do Mercado Público de Pelotas, quando descerá para Porto Alegre? Ah..."ceis" acham que ELES já não estão pensando nisso??

            Bora?

                            Edinho Silva


Serviço:

"Dona Lisi & seu Mário"

Centro Comercial Itaimbé - av. Cavalhada, 3623, loja 8

Das 8h às 21h45min - de segunda a sábado

17 de nov. de 2022

Super Bom Food truck - é "liquigás"...cachorro do lacre azul, pode confiar

                                               Imagem ilustrativa do Super Bom Food truck


            Posentão...

            Semana passada, recebi um convite da minha "escudeira" e parceira das andanças pela Cidade para conferir uma música boa, comer alguma coisa diferente, bebericar alguma bebidinha gelada, ou um chopp ou um drinque temático num lugar vibrante, lá pelas bandas da Protásio Alves. Mais precisamente, no Super Bom Food Truck.

            Não tem errada. O lugar começa a ficar bom já na chegada. Ao estacionar o carro, o tiozinho que zela pelos carros recebe as pessoas "no alto grau" da simpatia. Do outro lado da rua, na rótula da Protásio com a Manoel Elias, tem um posto da Brigada Militar. Segurança, não falta no lugar.

            Fomos prestigiar nosso amigo e parceiro de boa música, o cantor e compositor Gusttavo Martins, seu violão e seu repertório pra lá de eclético. A programação musical tinha escalado outra atração, algo bem normal, para garantir a rotatividade de artistas e de gostos musicais. No palco, tocava um quarteto chamado "Banda d quinta", com uma interatividade e uma seleção musical bastante caprichada, diga-se de passagem. O cantor caminhava entre as mesas, interagindo com as pessoas, e cantando do Roupa Nova ao Legião Urbana. Dos Paralamas aos Papas da Lingua. Baita som.

            Na chegada, como sempre acontece, fomos recepcionados por uma funcionária, sempre gentil que distribui as comandas de consumo. O SBFood estava bastante cheio e o fluxo de pessoas bacana até...enquanto alguns saiam, outros chegavam. Familias inteiras chegavam, outras saiam. Como sempre acontece, o Fábio, acreditamos ser um dos "lideres" do espaço gastronomico sempre recebe as pessoa de braços abertos. E não foi diferente, das outras vezes que visitamos.

        Prontamente, ajeitaram uma mesa que, inicialmente, foi de forma improvisada até ocuparmos uma definitiva para relaxar, bebericar e comer alguma coisa boa. Ressalto que, nosso atendimento não foi privilegiado, pois o mesmo se identificava a todos e a todas que chegavam. Imediatamente, alguns garçons aproximaram-se oferecendo os serviços e produtos. E assim nossa noite prosseguiu, com bebidas na temperatura ideal, deliciosos petiscos e música de boa qualidade.

        Depois de algum tempo, pagamos a conta e fomos nos despedir e agradecer ao Fábio pelo acolhimento de sempre. Eis, a melhor parte da noite...o moço estava conversando com o André Amorim e o Alexsandro, sócios e proprietários do aprazível local. "Ceis" não acham que o final da noite foi coroada com esta parte?? Pode dizer aos proprietários todas estas coisas que escrevo agora? 

        Se quem lê, não concorda comigo...EU compreendo, mas é muito positivo os proprietários dos locais, em pleno sábado à noite estarem acompanhando o fluxo e atendimento dos seus atendimentos.

        Na nossa opinião...o lugar só reiterou seu nome, é SUPER BOM, mesmo!!! \0/\0\/\0\/\0/   

       O Gusttavo pode ir se preparando..."nois vai...", mas "vorta".

                                            Edinho Silva

Em tempo: a imagem dos "burguers" é para confundir a cabeça, mesmo....hahahahahahah

"Silvito Xavier" - mais um embaixador de grife do Armazém do seu Brasil

                                              acervo do Armazém do seu Brasil - Silvinho Xavier


                Posentão...

                Ao completar uma década no ar, com o "Armazém do seu Brasil" - versão rádio, preciso externar minha gratidão aos céus, aos orixás, às estrelas, à Lua...sei lá mais o que? É muito bom identificar as boas energias que as pessoas que se aproximaram nestes 10 anos oportunizaram.

                O senhor Silvio Roberto Xavier, Silvinho ou Silvito (como eu o chamo...) é prova disso. Passando uma temporada no Litoral gaúcho, sim, um período, pois seu sangue itinerante não consegue identificar se a estada será de um ano, 5 anos, 10 minutos ou uma vida. Isto mesmo...o resto de seus dias.

                Sujeito viajado por este Brasilzão, me foi apresentado pelo "maestro" do Armazém, o violonista Rogério Sete Cordas (Dédo Pereira). Os dois, formam uma parceria potente. São parecidos até. Amam música e qualquer estudo sobre "cantos e cordas". Não dispensam um bom papo, xícara de café preto e um pastel de carne com ovo (de rodoviária) e um bom samba.

                Conseguem ser diferentes na postura e no jeito de contar os "causos" do Universo do Samba. Embora, os dois tenham o riso solto e muito fácil, o Dédo é mais tímido, reconheço. O outro, é "nitroglicerina"...uma bomba. E das boas, diria.

                Tempos atrás repassei a eles uma "provocação" misturada à tarefa de casa. Queria suas contribuições nas criações de melodias para alguns textos que tinha me encorajado a escrever. Textos prontos e melodias com uma BAITA ASSINATURA.

                A seriedade com que aparece na imagem, ao lado de um inseparável cafezinho e uma lata de guaraná para alternar o açúcar mostra que quando o assunto é samba...o Mundo pára um pouco...ou muito, dependendo do dia (rsrsrsrsrs).

                Como não ser grato com artistas que vestem a CAMISETA, literalmente, do Armazém??

                    Kabecilê..que Xangô proteja esta relação de afeto e amizade por muito tempo...\0/\0\/\0\/\0\/0

14 de nov. de 2022

Tributo a Gonzaguinha, por Carlinhos Presidente...mais um passo na realização de sonhos brasileiros

                                                                      Acervo do Armazém do seu Brasil
 


Posentão...

A imagem acima registra um encontro bastante comum nas rodas de samba em Porto Alegre. O cantor e compositor Carlinhos Presidente, em participação especial, numa das ações culturais promovidas em diferentes espaços da Cidade.

O palco era um dos espaços do Bar 512, no coração da Cidade Baixa, e os parceiros sambistas da imagem era o instrumentista e passista de escola de samba, Chris Rafa, o violonista Dédo Pereira e o cavaquinista Carlos Henrique. No centro, eu e o Carlinhos Presidente, um PARCEIRO de letra maiúscula do Armazém do seu Brasil.

Amanhã, às 17h, subirá ao palco do Teatro Rival, sob a direção do talentoso Marcos Salles, o gaúcho Carlinhos Presidente e banda para celebrar a vida e interpretar sucessos do inesquecível Gonzaguinha.

Sinceramente, não tenho dúvidas de que, o "Sambista do povo", cuja obra foi assinada pela lenda da produção musical do samba, Milton Manhaes, estará mostrando uma performance musical para ser registrada nas memórias de quem estiver presente no Teatro.

Bora samba com o "Presida"  \0/\0\\0\/\0\/0