13 de ago. de 2014

Samba rock na Academia. Vem balançar também...




          Quem disse que a Academia não tem espaço para todos os gêneros musicais?? Pois, do clássico ao popular, do folclórico ao futurista, da música instrumental aos embalos latinos, das grandes obras consagradas ao samba (Dia 28 de  novembro - Velha Guarda da Portela) a UFRGS oferece um encontro com o músico, o escritor e sua obra.
         No dia 18/08/2014, às 19h, na Sala Fahrion (2º andar da Reitoria da UFRGS) a Universidade recebe o músico e pesquisador Mateus Mapa e o compositor Luis Vagner para a audição comentada do Núcleo da Canção da UFRGS, em sessão que tem como tema o Suingue Afro-Gaúcho. Com mediação de Luciano Zanatta, a "função" será pautada pela audição de algumas músicas dos doze álbuns-solo lançados por Luis Vagner e comentários sobre o livro Suingue, Samba-rock e Balanço: músicos, desafios e cenários de Mateus Mapa que elaborou um trabalho de pesquisa bem bacana. Com a orientação do professor Reginaldo Gil Braga, Mateus Mapa entrevistou os criadores suingueiros, garimpou LPs, compactos e CDs fora de catálogo, reconstituindo antigos e novos espaços pelo mundo do samba rock.
        Conversando com o público e revelando algumas coisinhas sobre as trajetórias de músicos como Luis Vagner, Bedeu, Alexandre Rodrigues, Leleco Telles, Nego Luis, Mestre Cy, Leco do Pandeiro, Marco Farias e Paulo Romeu. Seu livro "Suingue, Samba-Rock e Balanço", de alguma forma contribui para a reconstituição da imensa rede de compositores, instrumentistas, intérpretes, arranjadores e produtores da cena musical brasileira das últimas décadas, em especial de compositores ligados à comunidade negra, principalmente no Rio Grande do Sul. 
         Quer saber mais?? Não conto. Acessa http://www.difusaocultural.ufrgs.br/projeto.php?id=98 e vem com a turma do Armazém do seu Brasil BALANÇAR TEU CORPO e tua alma.
A dica é do Dr. Totonho, do Armazém. Vamos??
 
Edinho Silva