12 de dez. de 2019

Aniversários do Edinho Silva e do Bira Mattos - Celebrar a vida com força. Simples.

                                 Peça de divulgação do Espaço Cultural 512

Posentão:

A amizade atravessa os tempos e as vidas!!
Sempre quis comemorar meu aniversário junto aos amigos com boa música, resenhas, bebidinhas e comidinhas. A época não favorecia muito, pois comemorações em Dezembro sem são concorridas. As festas da Firma, aniversários, Reencontros e  comemorações do tipo.

A turma do Espaço Cultural 512 através da Isadora Pisoni, talentosa e ousada produtora, nos fez um convite para uma participação especial neste evento bacana.
Uma AÇÃO SOLIDÁRIA "de grife" promovida há 3 anos pelo espaço cultural. Atrações musicais apresentando suas obras autorais, bebidas com preços promocionais e o mais legal: a oportunidade de arrecadar alimentos para uma causa nobre - os Cozinheiros do BEM.
Muita gente positiva reunida? Daí o "negócio" ganha força e chamar nossos amigos para celebrar a vida e comemorarmos nossos aniversários nos parece uma idéia bem legal. Assim, a roda de samba e resenha do Armazém do seu Brasil sob o comando do regional "Os Brasileiros" (Rogério Dédo Pereira, Carlos Henrique Buiu e nego Izolino) que receberão dois ilustres convidados do Mundo do samba - Carlinhos Presidente e Preta Guedes. 
O Bira Mattos entra logo em seguida com seu "time charmoso" (nos teclados Marco Farias, Fabiano Saloio no contrabaixo, Carlos Henrique na guitarra e no violão, Fabinho na percussão geral e um baterista, de alta patente).
Logo depois sobem no palco para suas apresentações o Maquinário Sabiá e o Baião de Cordel.
Nos intervalos da música ao vivo, a performance musical do Dj Magrão que promete tocar o melhor da MPB (Música Preta Brasileira) e botar o povo pra dançar.
O investimento cultural é 1 quilo de alimento não perecível (exceto sal, açúcar e pacote de massa de 400gr, pois a parada é um QUILO)

Vai ficar de fora?? Vem pro baile, conosco.

9 de dez. de 2019

"Ano passado eu morri, mas este ANO NÃO MORRO"...to mentindo?


         
                                                                   Imagem: acervo UNICEF

                 Posentão...

            A Vida nos mostra a todo instante momentos alternados de graça e desgraça. Humores e rancores. Sorrisos e lágrimas. Vitórias e derrotas. Renúncias e conquistas. Sentimentos que percorrem uma velocidade espantosa. Aliás, a Vida é um sopro, como dizia Gonzaguinha.
            Outro dia, estava completando 15 anos e marcava gols com a perna direita e, em raros momentos, com a perna esquerda. Mas corria para torcida na companhia dos parceiros de bola. Hoje nem entro em campo. E a atividade física?? Não também não faço. Alego não ter tempo, pois me envolvo em outras coisas "mais interessantes" e não posso perder um minuto sequer. O tempo "da gente" é precioso. Pra quem?? Ter economia de tempo pra fazer o que mesmo?? Sei lá...pouca gente sabe ao certo.
           Tempo de sentimentos líquidos. Emoção fugaz e solução num copo com gelo, ou num balcão de farmácia, ou numa esquina da Região Central da Cidade. A oferta de coisas nocivas é farta. Ou não seriam nocivas e sim, paliativos velozes para respostas rápidas?? Sei lá...
Muitos entendem ser mais seguro a comunicação virtual, dentro de nossas casas. Será?? Não tens medo de fake news?? É ferramenta do "crime organizado" também...Muito pior do que "fofoca de vizinho". Causa dor e estragos irreparáveis na vida das pessoas. Como vemos agora no cenário nacional. Ou seria Mundo afora??
           "Os extremos" chegaram com a mesma intensidade em  nossas vidas, assim como as doenças modernas. Alguns diriam que para atingirmos o equilíbrio é necessário atingir as pontas e depois no momento da avaliação, o recuo e o recomeço dão conta disso. Sei não...
            O que mais tenho ouvido por aí, são expressões como: "Respeita o que penso, afinal é minha opinião...Não quero te acompanhar no posicionamento. Tenho o meu próprio e sei do que estou falando." De que forma reajo diante disso?? De alguma forma REFORÇA A IMPORTANCIA de refletirmos e pensarmos sobre as coisas de forma mais profunda. Vivemos tempo "de vitória régia" de posicionamentos superficiais. Acima das águas, sem buscar o fundo dos mares.
NUNCA AFIRMEI ou insisti para me acompanhares no posicionamento. O arbitrio é intransferível, individual e de responsabilidade TUA (ou de voces?). O que reafirmo é que TODO SER HUMANO é ser político. Muitas vezes confunde-se o conceito. SER POLÍTICO não é ser Político Partidário.                 Muita diferença nos dois conceitos. Quando decidimos não nos manifestar sobre qualquer assunto, também estamos sendo políticos. Afinal, ser ISENTO também nos oferece a confortável  condição do "não tenho nada com isso". Assim é fácil, né mesmo?
            E a intolerância religiosa?? O tal "chute na santa"? Cada vez mais intenso, assim como a mistura de poder político em instâncias como o Senado Federal, Congresso, Assembléias e Câmaras Municipais...Sentimentos que se misturam: Propriedade segura x Poder x Dinheiro x GENTE DO BEM. Ufa!! Haja.
            Ameaças às minorias...ferimentos e pesadelos constantes para todos os lados. O que fazer? Não sei ao certo...Quem sabe ouvir com atenção algumas músicas como a do rapper Emicida "Amarelo" que traz em alguns versos a seguinte manifestação "...os ferimentos cicatrizam...maloqueiro, levanta a cabeça e enxuga as lágrimas...Faz esta por nós!!"
                      Era isso...que venha 2020 e suas surpresas (?)

https://www.youtube.com/watch?v=PTDgP3BDPIU