2 de ago. de 2019

A gente canta quando quer espantar os males. Seriam "DEVOÇÕES"?

                                                                              Foto de divulgação: Bernardo Varone    artista Deborah Rosa


Posentão...

Nunca duvidei de quem afirmava que "quem canta seus males espanta". Gosto muito de música, porém não tenho nenhum talento para cantar, tocar algum instrumento, dançar algum ritmos.
Seria EU, um ser humano desprovido de emoções? Não acredito. Sei ouvir, me emocionar, vibrar, admirar e "endereçar" uma boa música, com uma boa melodia ou uma boa letra.
Um camarada, músico, arranjador e compositor, Jaer Moraes cometeu o pecado de dizer um dia que conseguia me identificar como um musicista. Na sua forma mais genuína e original um "musicista" cheio de conhecimentos empíricos. Enfim, se o estudioso e pesquisador disse: EU Acredito!
Talvez seja por esta razão que busco me aproximar de artistas como a santamariense Deborah Rosa, uma intérprete e, não apenas, cantora. Por que? Acho que é simples. No seu mais novo show intitulado EVOÇÕES,  Deborah Rosa; inspira-se livremente no Brasil mestiço que
nos abarca e nos abraça (tá certo, metade dele pelo menos...). Nessas práticas onde não há encontro com a divindade pela razão; e em todas suas manifestações o canto permeia o culto. Ladainha da quermesse e festejos populares, rezas e cantigas para orixás, o canto das Devoções religiosas tão fundamentais para a construção do mosaico artístico da cantora, e, também
seu canto “do sagrado para o brasileiro”; sambas de roda, serenatas,
cancioneiros regionais.
Segundo o release distribuido por sua assessoria, "ao abrir seu “leque devocional” Deborah Rosa nos brinda com seu melhor deuma MPB - “Mulher Popular Brasileira”. Rende seus encantos e afetos a artistas como, Ângela Maria, Clara Nunes, Elis Regina, Ivone Lara, Maria Bethânia, Elza
Soares, que lhe são tão caras e, como tal, as tem quase que em altar de suas sacralidades musicais. Nos apresenta sua viagem musical por entres suas “Devoções” - voz e repertorio a nos enlevar para o além da razão.
SALVE!... A música brasileira!
SALVE!... As mulheres que cantam!
SALVE quem canta e ENCANTA a vida da gente!!

Eu irei e voces??



Serviço:
Show DEVOÇÕES
Local: Centro Histórico Cultural Santa Casa
Data: 22/08/2019 - quinta-feira - às 20h

Ingressos:
R$ 30,00 - inteira
R$ 15,00 – descontos legais
Locais:
Loja Boa Causa no Centro Histórico Cultural Santa Casa. De segunda a sexta das
9h às 18h30. Somente dinheiro

Site EntreAtos Divulga www.entreatosdivulga.com.br

Ficha Técnica:
Deborah Rosa – Direção e Interprete
Daniel Rosa - músico/guitarra
Diego Ciocari – músico/contra baixo
Ricardo Vivian – músico/bateria
Leonardo Roat - Direção
Cristiano Adeli – Tec. De Iluminação
André Brasil – Tec. De Áudio
Sany Brasil – Fotografia
Luciano Santos – Direção de Arte
Angelica Silva – Produção executiva

Contatos:
Angélica Silva - Produtora Cultural
Telefone: 55 9956-4092 - E-mail: angelicahdasilva@hotmail.com
Deborah Rosa - Cantora / Relações Públicas
Telefone: 55 9983-0051 - E-mail: cantoradeborahrosa@gmail.com

Mídias sociais:
Facebook: Cantoradeborahrosa
Instagran: @cantoradeborahrosa
Canal no Youtube: cantoradeborahrosa

O Armazém também chora...Boa passagem Vera Cardozo

        Acervo pessoal das jornalistas - A Vera Cardozo é a da direita, identificada com a camiseta da Campanha de defesa da TVE e FM Cultura (camiseta branca)

               Posentão...

               Foi através de um amigo comum, Luis Fernando Silva, produtor musical, que fui apresentado à jornalista Vera Cardozo. Na ocasião, entre outras tarefas era produtora do Programa Nação, da extinta TVE e defensora incansável de temas que me agradam bastante.
              De trajetória reconhecida na defesa de jornalismo sério que envolvesse as minorias e lutas associadas à Negritude e coisas do Brasil, formava nos últimos tempos uma "dupla de grife" ao lado da também, jornalista Fernanda Carvalho.
              E foi assim, numa tarde de temperatura fria que fui recebido na sede da TVE para conversarmos sobre a participação do Armazém do seu Brasil no FESTEJADO PROGRAMA NAÇÃO. Imaginem, compartilhar espaços, com outras personalidades entrevistadas.
              Por duas oportunidades registramos as resenhas, a roda de samba e todo material necessário para uma grande edição que circularia pelo Brasil, via Canal Brasil e pelo Mundo nas redes da internet. Assim, rolou na quadra dos Bambas da Orgia e no outro ano, no acolhedor espaço do Quintal Tia Acácia, um dos mais personalizados espaços de samba de Porto Alegre.
              E os resultados das gravações? Não poderiam ser diferentes. Os amigos e espectadores tiveram um primor de material que foi conduzido pela inesquecível Vera Cardozo, desde a captação das imagens nas duas edições até o processo final de edição.
              Sabem aquelas sensações de tristeza que nos abate pela passagem de pessoas queridas que cruzam nossa vida?? Elas não são parentes, nem amigos próximos...mas pela acolhida e generosidade demonstrada nas vezes em que falei sobre minhas coisas dificilmente sairão da minha memória nossos encontros onde falávamos de Cultura Popular, Negritude, Comunicação, Gente e coisas do Brasil em geral.
              A camiseta da TVE, da Campanha de Proteção e Defesa, outra hora pego contigo, mas o adesivo guardarei, assim como as melhores lembranças de convívio.
             Mesmo triste, meus olhos percorrerão a Rua da Praia  na busca em meio à multidão um reencontro imaginário com pessoas queridas como TU. Assim como faço com outras pessoas acrescento mais uma na minha seleta lista.
             Um primo querido, o Toninho Rocha, costumava dizer uma frase bem bacana "Foi muito bom ter vindo neste Mundo e ter te conhecido."

Simples. Bem simples, mas cheio de tristeza e emoção.



Avante, seu motorista...




          Posentão...
          O Robertão "da cuíca" depois de sacudir o esqueleto na roda de samba num famoso e clássico boteco da Cidade Baixa, ligeiramente acompanhado de alguma "coisinha forte" na cabeça saiu do ambiente, um pouco apressado.
         Sem cambalear, mas com as pernas trêmulas de tanto "drinque" queria fugir da Naná, uma mulata faceira, que havia chegado no pagode na companhia dele. ELA bebia muito mais que ELE, portanto depois de 3 horas de samba e "litrão", já imaginaram o resultado.
         Ao sair do bar, avistou um carro estacionado com o motorista no volante. Era um veículo de aplicativo que havia sido acionado. O motorista baixou o vidro e perguntou: "Seu Paulo? É o senhor?". Sim - respondeu o cuiqueiro, antes de entrar no carro.
         O motorista perguntou se o passageiro tinha alguma preferência de rota. O Robertão respondeu, imediatamente: "Amigo! O senhor é o motorista e saberá o melhor caminho."
          Depois de circular pela Cidade em ruas distantes ao endereço do moço o motorista chega ao destino final. Infelizmente, no outro extremo de Porto Alegre. O cara mora na Zona Sul e foi parar na Zona Norte.
          Depois de algumas voltas, o motorista parou o carro e anunciou a chegada. Prontamente, o Robertão disse "Mas EU não moro aqui...o senhor está enganado!". O motorista pegou o celular e disse: "Seu Paulo...foi o endereço que o senhor marcou no aplicativo. Não foi?". O sambista respondeu: "Que aplicativo? Eu queria sair do samba, fugir daquela mina".
          Indignado o motorista indaga: "Mas seu nome não é Paulo?". Sim, Paulo Roberto, mas pode me chamar de Robertão.
         Furioso, ligou o carro e saiu em disparada, deixando o Robertão na Assis Brasil.
         Pode uma coisa destas?? Não. Mas acontece...com os melhores motoristas.