25 de ago. de 2022

"Fragmentos de Ivone & Aldir" - arte iluminada e brasilidades, pela turma do Armazém do seu Brasil

                                              Acervo pessoal                      arte: Juceli Beck 


            Posentão...

            Gradativamente, vamos retomando nossa coisas. Principalmente, as que nos oportunizam mais leveza e proximidade com as artes de uma forma geral. Assim deverá ser o Sarau temático do Armazém que retorna em grande estilo. "Fragmentos de Ivone & Aldir" - arte iluminada e brasilidades, trará a proposta de convivio social e cultural aproximar e conectar as pessoas a partir das obras autorais e preciosidades de autoria de Dona Ivone Lara, a assistente social e enfermeira, uma das primeiras mulheres a compor uma Ala de compositores de sambas enredos do Brasil e de Aldir Blanc, o médico psiquiatra, que abriu mão da ciência para conviver de perto com a poesia, literatura e as coisas do Brasil.

            Em formato de roda de samba acústica, com a compositora, cantora sambista Guaíra Soares à frente do microfone principal, acompanhada pelo violonista e compositor sambista, Dedo Pereira (Rogério Sete Cordas) e o percussionista e arranjador, Ariel Lopez, dirigidos pelo músico, arranjador e blues man, Daniel Rosa desfilarão clássicos da MPB no palco principal do Teatro de Arena.

            Na mediação das resenhas, quem escreve estas "linhas tortas" Edinho Silva e a Indaiá Dillenburg, escritora e jornalista, apresentando um pouco da biografia das duas personalidades ilustres e interação com o público.

            A direção artística quem assina é o músico, professor, arranjador Daniel Rosa, da Casa Criativa. E os demais apoiadores culturais são o Ateliê 1 e o Espaço "Trago boas novas".

            Estão prontos para as fortes emoções?? Então, não fique de fora...os convites são limitados. 

            Axé, pra todos e todas.

                                    Edinho Silva

24 de ago. de 2022

"Direito do trabalho, Futebol de mesa, Carnaval e Religiosidade"? Temos ...Na área, o parceiro Marcelo Silva no Armazém do seu Brasil

                                                                                                 Acervo pessoal


            Posentão...

       Para incrementar um pouco mais NOSSO MOSAICO, compartilhando seus saberes e conhecimentos, o jornalista e advogado Marcelo Silva (na imagem ao lado do filhote Leonardo) estará nas próximas edições do nosso programa semanal conversando sobre Brasilidades, Direito do trabalho, Religiosidade, enfrentamento ao RAcismo, Futebol de mesa e outras atividades de lazer e muito mais.

            Estamos programando contribuições individuais semanais "do moço" e uma entrevista mensal com um convidado diferente. A biografia do e o repertório de vivências pessoais anuncia muitas coisas bacanas a serem compartilhadas.

            Será nesta levada que o "sacerdote de Umbanda", defensor a serviço dos trabalhadores e das trabalhadoras, inquieto promotor de Cultura Popular, ousado comunicador e nas horas vagas cantar de sambas enredos se junta ao "super time" do Armazém. Eu recomendaria a audiência.

        "Que tales"?

            Vamos?? 


22 de ago. de 2022

"Se o coração está em repouso e o corpo imóvel"? Chame o Ariel Lopez...talento master nos processos percussivos

 

                                                                                 Acervo pessoal do artista

            Posentão...

            Há algum tempo, procurei um amigo de longa data, Didi Ferraz, compositor, arranjador, violonista, "músico de grife" para participar de uma ação social e cultural nos espaços da Universidade. O convite foi aceito "de primeira" e com ele veio no combo,  o Ariel Lopes, percursionista "meio argentino, meio brasileiro", de múltiplos talentos e instrumentos percussivos na sua "mochila de garupa".

            No dia combinado, fui ao encontro dos músicos no estacionamento e fiquei impactado. O Ariel abriu o porta mala do carro e não parava de retirar instrumentos de todos os tamanhos e sons. Eram muitos. Cheguei a perguntar sobre o volume de "peças percussivas", possivelmente, não seria necessário tantas? A resposta do moço: "Meu querido Ed...faço meu trabalho sempre da melhor forma que posso. Acrescento que, em RESPEITO À MÚSICA e ao PÙBLICO que irá prestigiar meu som e minha BATUCADA", assegurou o músico.

            Depois de assistir a performance do jovem, retomei a conversa sobre a quantidade de instrumentos percussivos utilizada. Queria saber mais sobre o grande número de capas, estojos, cases, baquetas, etc? A quem não sabe, "case" são aqueles estojos em formato de bolsa para carregar os instrumentos. A conversa foi ganhando força e fui descobrindo que o instrumentista desenvolve seu trabalho com diferentes cantores e cantoras dos mais diferentes gêneros musicais. Indo da música regional até as mais clássicas. Além de tocar e inspirar-se nos melhores e maiores percussionistas que o Brasil já conheceu: Naná Vasconcelos, Hermeto Pascoal, Repolho, Nery Caveira, Lanlan, Fernando do Ó, Marcos Suzano, entre tantos outros. Segundo Ariel,  costuma montar e estruturar em estúdios de gravação parceiros um "set completo" para realizar gravações contratadas.  

            Na retomada do Sarau do seu Brasil, previsto para o dia 29 de setembro de 2022, no Teatro de Arena, quando apresentaremos a edição "Fragmentos de Aldir e dona Ivone - Brasilidades e artes iluminadas", quando a compositora, cantora e sambista Guaíra Soares interpretará ao lado do violonista e compositor Dédo Pereira (Rogério Sete Cordas) e o próprio Ariel clássicos da Música Brasileira assinados pelo Aldir Blanc e Ivone Lara. E as resenhas da noite? Ficam por conta do Edinho Silva e da Indaiá Dillenburg, escritora e jornalista. 

          Acredito que, ando "bem na foto" com o carinha dos tambores. Bastou convidar o moço, a resposta positiva veio imediatamente. Eita...conexão boa.  

                Por enquanto era isso...para conferir meu texto e deixar o caminho livre para os tambores do Ariel tocar seu coração...te agenda e vem conosco no dia 29/09/2022, no Arena.

                                           Edinho Silva