30 de mar. de 2022

"O mais pode ser mais?" - depende dos olhos e dos ouvidos

 


                                                                                                O da esquerda é o Duzão e o da direita é o Kaique - acervo pessoal das bandas


         Os tempos de Pandemia impactaram a vida das pessoas de todo Mundo. Tristezas para todos os lados, o Brasil com números espantosos de óbitos, resistência para integrar o grupo dos países vacinados, polêmicas absurdas envolvendo Economia, Saúde Pública, negligência. "negação" por parte de autoridades governamentais. Muita tristeza pairando no ar.

             Muitas atividades de diferentes setores foram paralisadas. Isto incluiu o Mundo das artes, da música, dos shows e apresentações musicais. Estes setores foram atingidos em cheio. Felizmente, de forma lenta e gradual, a vida ruma para a normalidade, pelo menos em algumas áreas. Em meio a lives, comunicações virtuais e tecnologias para todos os lados as atividades presenciais no cenário musical foram sendo retomadas.

              Algo que tem me chamado atenção em relação a este fato é, diria uma quebra "dos paradigmas" e patrulhas estéticas. Numa retomada das luzes principais do show bussines da música brasileira os grupos pagodeiros, ambos de Brasilia, "Menos é mais", que traz no seu vocal principal o jovem Duzão e o "Di propósito", com seu vocalista Kaique estão arrastando públicos significativos em suas recentes apresentações. Segundo, informações do próprio Kaique, desde o ano passado sua grande preocupação é investir na redução de seu peso. Mas segundo o cantor, não trata-se de questões estéticas e sim, saúde. A rotina de apresentações aumentou e todos os cuidados são necessários.

             Não li ou ouvi nada de parte do Duzão, mas celebro mesmo, o fato do público do pagode priorizar o canto, o repertório, formato de apresentação e, não importar-se com a imagem física dos cantores. Não precisa usar roupa apertada, como calça slim, camisa justa no corpo, "barriga de tanquinho". Continuo não gostando das músicas do Cesar Menotti e do Fabiano, mas os parceiros "de balança" do Péricles são muito bem acolhidos. Era isso, não??