3 de mai. de 2020

Filosofia em tempos de "Isolamento social" - João Paulo Silveira x Edinho Silva

          Acervo pessoal do João Paulo Silveira  -                        na imagem na companhia dos filhos(falta uma)


         Posentão...

        Em tempos de "isolamento social", numa mistura de medo, tristeza, expectativa, dor, saudades de uma vida "normal" (e os filósofos diriam..."O que consideras normal, Edinho?"). Putz!! La vem "ELES & ELAS" com suas teorias, seus pensadores, suas reflexões e tudo que nos causa frio nas costas. Por que frio? Simples. A grande maioria nos provoca a PENSAR sobre tudo, sobre todos.
         Eu tive muita sorte na vida...minha carreira de "filósofo de boteco" ganhou uma potencializada quando conheci o tio João Paulo Silveira (o moço da gravata encarnada...no centro do sofá, tio da minha mulher). Ufa...sujeito dinâmico, provocador, "duro como um aço" e ao mesmo tempo "mole como queijo provolone na chapa quente". Um carinha criativo, inteligente, de aguçada percepção das coisas, desafiador, inquieto, irônico, generoso em compartilhar conhecimentos. Filosófico, diria.
       Isto mesmo...o "carinha" transfere um certo medo ao aproximar-se. Por que? Explico, melhor. Sabe aquelas pessoas que CONHECEM UM POUCO DE TUDO um pouco e transpira "boas doses de trocas de conhecimento"? No início pode ser pavor, conversar com alguém com perfil e olhar superior, de quem domina bastante um determinado assunto e fragiliza a quem chega perto? Te aproxima, um pouco mais e acabará descobrindo que, o JP disponibiliza espaços e oportunidades para as "tais trocas". De uma conversa profunda de um pensador da mais alta prateleira de bibliotecas européias o tio filófoso nos conduz a uma resenha de boteco das mais saborosa. Melhor do que calabresa frita nos bares do Mercado Público de Porto Alegre.
       Dizendo isso pode parecer que o mocinho concorda com tudo que ouve?? Não. Talvez, esta seja a "porção de morango" no doce de chocolate, As divergências nos provocam a nos afastar e retornar com mais força para o debate. Mais instruído, mais reflexivo, mais maduro e mais seguro. E qual a surpresa?? ELE recebe com o mesmo afeto e sorrindo diz: "EU sabia que tu voltarias melhor...e mais!! Não melhorou para a conversa e sim, para tua reflexão e reorganização de idéias e pensamentos". Não é BACANA, termos um filósofo em nossa convivência? EU garanto que sim...
       Desde a primeira vez que teve acesso às coisas do Armazém do seu Brasil, acolheu com muito entusiasmo..."Pô, Edinho, meu sobrinho do coração, esta tua coisa de amigos imaginários, resenhas de nego véio e filosofias de botecos é muito boa".
        Elogio de Mestre do quilate do filósofo João Paulo é coisa chique?? Deve ser gravado e ouvido uma vez por semana...Assim funciona como uma dose de "12 anos" ou "uma  marisqueira de Osório".
JP Silveira - meu malvado favorito, digo, meu filósofo favorito MUITO OBRIGADO por seres inspirador nas minhas horas de produção textual em tempos de "Isolamento social".

Te admiro, te gosto muito e sou teu fã...sabe disso!
Carinhosamente,

Edinho Silva
E.t: À espera do "chileno tinto" encantado.