30 de jun. de 2022

O Armazem do seu Brasil do próximo domingo (03/07/2022) recebe o "Carlito Trovão", ou melhor, o Carlos Volnei Neves

 




Batucada do Armazém no Programa do Alex Bagé

O time reunido na foto é o “mentor da bagaça” Edinho Silva acompanhado pelo quinteto de samba Batucada do Armazém (Volnei Neves, Rogério Sete cordas, Fábio Ananias, Roberto Nascimento e o saudoso Gilmar Dorneles). A imagem foi captada no Programa SAMBAGÉ, do jornalista Alex Bagé, um craque na resenha de Samba e Carnaval.

 Para recordar e celebrar as melhores lembranças destes tempos, programamos o programa de rádio Armazém do seu Brasil, na www.radioestacaoweb.com, todo domingo das 13h às 15h, um especial que contou com a colaboração do “batuqueiro” Volnei Neves na elaboração do cardápio musical deste dia 03/07/2022.  

O ex-diretor de Harmonia Geral dos Bambas da Orgia, tradicional Escola de Samba de Porto Alegre,  contará aos e às ouvintes do Programa um pouco de sua trajetória no Carnaval e no SAMBA.

Super RECOMENDO a Seleção musical que trará nomes do samba costumeiramente distanciados das programações das rádios brasileiras.

Vamos??


https://www.youtube.com/watch?v=1eKwUVH41yA&t=55s





“Quem teme perder já está vencido”. Jigoro Kano ...O sensei Luciano "Bruce" está precisando de uma força

                                                              Acervo pessoal do Edinho Silva

            Ajuda solidária: Chave Pix 6313297049 - Luciano Oscar Martins

            A imagem acima mostra um flash da comemoração de uma das minhas graduações. ELA, minha amiga e parceira, Beatriz Martins, Gestora Desportiva e de Lazer, assim como eu. ELE, seu marido, companheiro de vida, sensei LUCIANO Oscar Martins ou Mestre "Bruce" como os amigos e amigas, parceiros de Judô o conhecem. Diria que um sujeito repleto de coisas boas no coração. Sempre pronto a colaborar com suas virtudes como a valentia, solidariedade, determinação, franqueza, generosidade e outras tantas.

            Depois de construir por 38 anos de experiências e vivências uma carreira esportiva, pedagógica, reconhecida e empenhada em Projetos Sociais por onde passou a vida aplicou-lhe um duro golpe em relação à sua saúde. 

           Em 2021 depois de alguns sinais e sintomas no corpo necessitou procurar cuidados médicos para investigar dores abdominais e seu estado clínico geral. Infelizmente, os resultados dos exames e as notícias que viriam a seguir não eram as melhores. Os médicos diagnosticaram um maldito  "Câncer neuroendócrino".    

            Com o afastamento de suas atividades laborais, para investir nos tratamentos e novas fases de sua vida, sempre acompanhado por familiares, adotou imediatamente a mudança de hábitos e os devidos cuidados específicos e rigorosos com sua saúde.

                A medida que o tratamento transcorria, muitas expectativas em relação à sua saúde eram esperadas. As reservas econômicas, nestes tempos delicados, eram destinadas para as despesas cotidianas e as relacionadas com a saúde (Plano de saúde, medicamentos, deslocamentos, alimentação diferenciada, entre outros. Infelizmente,  associado à todas as questões envolvidas que passam pelo emocional e físico, acabou atingindo as finanças da familia. E o dinheiro foi minguando.

Para prosseguir de forma positiva seu tratamento médico, aquele judoca que não se intimidava com adversários, resistia a duros golpes, precisou tomar coragem e buscar o apoio de amigos e amigas a arrecadar recursos através das redes sociais.

Por fim, o assunto não é sobre medalhas e troféus, mas sim sobre uma ajuda financeira, para o “BRUCE” mantenha-se em pé no tatame da vida.

NOSSO MUITO OBRIGADO, pelo apoio.




27 de jun. de 2022

Um primor de gogó - Guaira Soares, por Indaiá Dillenburg

                                                                                           Acervo pessoal


O NOME DELA É GUAÍRA SOARES

Olha eu de novo aqui. Feliz, chegando com um tema que me faz sempre sorrir. O tema tem nome e sobrenome. Estou falando de Guaíra Soares. E independente de termos nascido na mesma família, pois tenho a honra de ser sua irmã, gosto de falar sobre essa artista que eu chamo de “minha estrela”. Porque é isso que ela é: uma estrela. Voz rasgada, extremamente afinada, intérprete visceral. Nascida em Porto Alegre, se autodenomina: mulher, negra, mãe,periférica, cantora, intérprete, compositora e sambista.

Mas ela é mais. É também, produtora cultural e acadêmica de Serviço Social, uma escolha que tem tudo a ver com sua história de vida. Sempre pronta a ajudar o próximo sem a parada de assistencialismo e sim vendo o potencial de cada um. Das inúmeras coisas que a vi fazer buscando auxiliar aos que mais precisam. Lembro de um sopão com música, onde ela chamou vários parceiros do samba e promoveu um evento na quadra da Imperatriz Dona Leopoldina, na zona Norte de Porto Alegre. Pensa em “estrelas” se dividindo entre a cozinha, na preparação do sopão, e o palco. Foi um dia de muito afeto que guardo no coração. Ao final os participantes da “Ação Solidária” percorreram as ruas da Zona Norte para distribuir carinho e o alimento produzido às pessoas em vulnerabilidade.

Guaíra é uma das idealizadoras e integrante da Ascomga (Associação de Sambistas Compositores Gaúchos), projeto itinerante onde compositores têm espaço para mostrar suas obras, fortalecendo o samba autoral. Integra, também, o coletivo Mulheres do Samba Sul, atualmente com mais de 40 mulheres. Dentre suas realizações, uma homenagem ao cavaquinista Alemão Charles do Cavaco, pelos seus 30 anos de carreira. Com seu potencial agregador reuniu, no espaço cultural Afrosul Odomodê, mais de 30 cantores, cantoras, compositores e compositoras, nomes do Samba gaúcho. Na oportunidade apresentou uma música de sua autoria para o homenageado. Outra participação da Guaíra que merece destaque foi no CD Janelas Negras, produzido por Carlinhos Santos, com a música Madrugada, composta por ela. Idealizou ainda, o Projeto Ele, Elas & o Samba, com o intuito de homenagear grandes nomes do samba como: Noel Rosa, Cartola e Grupo Fundo de Quintal.

O Teatro Renascença, também acolheu uma produção da Guaíra Soares. Com minha parceria na produção, onde tive a honra de assinar o Projeto chamado “Compondo a Vida”. Participou com composições autorais, do espetáculo “O Ventre do Samba”, com outras vozes femininas, com apresentações no Teatro Bruno Kiefer e Rua do Samba, da Casa de Cultura Mario Quintana.

Integrou, como convidada especial, a primeira edição do Projeto Vozes do Samba, realizado no Teatro do CIEE. Deste projeto nasceu a Gala Vozes do Samba, espetáculo no qual dividiu, com outras cinco intérpretes, o palco do Teatro Renascença. Participou do Sarau da Oficina de Extensão Presença de Palco Para Músicos do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Durante os anos de 2020 e 2021, em função da pandemia da Covid-19, para ficar mais perto do público que a acompanha, apresentou nas suas redes sociais o projeto QUINTAS À CAPELA COM GUAÍRA SOARES, com uma música à capela por semana. Além de suas composições autorais pode interpretar composições de pessoas que admira.

Assim defino a Guaíra, inquieta, ousada, resistente buscando a todo instante elos entre música, poesia e arte que representam um compartilhamento e troca de energia com o público que acompanha sua trajetória.

Para encerrar, Guaíra, participou do projeto Encontro Poético com Autorais, lá no Solar dos Dillenburg, nome carinhoso que conferi à minha casa, cuja atração foi uma homenagem a Dona Ivone Lara. Este amor pela dama do samba fez com que integrasse outro importante projeto que eu falarei mais adiante por aqui. Por ora, quero deixar registrado meu orgulho por essa estrela que ainda tem muito para brilhar e eu acompanho sempre na primeira fileira.

Grande beijo. Até a próxima!

                                                               Indaiá Dillenburg