9 de fev. de 2023

"Trago boas novas" - em novo endereço - Praça Conde de Porto Alegre, 40 - Centro Histórico


Posentão...

Em tempos de ampliação e ocupação de espaços saúdo, festejo, vibro e anuncio a ampliação do espaço de Cultura e Arte invadindo a Praça no coração de Porto Alegre. A Praça é a mesma - Conde de Porto Alegre, mas o número é outro. Agora é 40 (no lado oposto ao antigo endereço).

Espaços mais amplos, mesas ao ar livre à sombra das árvores, sonzeira de qualidade com a assinatura do @lucianomalasia, peças de artesanato personalizado, livros, brechó temático com o atendimento da @greice, artes plásticas e tattoo, com a Bruna.

Quer conhecer?? Aparece lá...chegou um lote de cachacinhas temáticas com sabores imperdíveis.

Vamos?? O Armazém do seu Brasil tem até mesinha exclusiva por lá.    
 

"Ala da esquina" - 45 anos de paixão em vermelho e branco

                                                                                       Acervo da Ala da Esquina


            Posentão...

            Dizem por aí que a genética chega forte nas familias. No Carnaval de Porto Alegre envolvendo uma das tradicionais Escolas de Samba da cidade não é diferente.

            Na imagem que ilustra a postagem além dos adultos aparece um menino nos braços de seu pai em meio à fantasias, em vermelho e branco. Embora, sua expressão seja de assustado, transpirava alegria e emoção desde cedo. Nome dos adultos? Meus compadres Jorge Maurício e Maria da Glória, outros dois amigos e o menino Mário Assanchy (o pequeno carnavalesco à época). Era um "retrato" como diria tio Joãozinho de um fragmento da Ala da Esquina que, ao lado de outras tantas Alas, colaborava com o entusiasmo nos muitos Carnavais da Cidade.

            Depois de muitos desfiles, sempre na maior empolgação, a Ala encarou uma triste realidade. Muitos integrantes foram dispersando-se e os "movimentos culturais e sociais" foram criando lacunas no tempo. O amor e a paixão pelo Carnaval moveu o inquieto e ousado carnavalesco Mário para reunir fotografias, depoimentos e amigos dos seus pais, e naturalmente, muitos e muitas herdeiras, assim como ELE para dar continuidade às atividades da Ala da Esquina. Dos muitos gritos de exaltação da massa apaixonada pelos Imperadores ouve-se "Sou Imperador até morrer...". Para o deleite de todos que gostam do assunto tal afirmação é a mais pura verdade.

            Em 2023, a Ala da esquina completou 45 anos de existência e um baú cheio de boas lembranças e nada melhor do que celebrar a data num ensaio da Escola com muito samba, boas energias, amigos e amigas, cerveja gelada e muita vibração.

            Ao pessoal da ALA da Esquina, aos foliões como o incansável Mário, desejo que venham outros 50 anos de existência. O Carnaval e a Cultura Popular agradecem. E que em todas "as esquinas do Brasil" possa ter muitas rodas de samba, batucadas e amizades.

                                            Edinho Silva