9 de set. de 2014

Velhas novidades no Armazém do seu Brasil (www.radioestacaoweb.com)

                           Imagem reproduzida da agenda Cultural do Recife

             Atravessando um período de agitações em Porto Alegre, no RS, no Brasil, na América Latina e no Mundo decidimos conjuntamente (Eu, os produtores do Armazém do seu Brasil - versão rádio, os diretores da Rádio e alguns ouvintes "confirmados") programar uma série de reprises "pra lá de especial" com as edições de 2013. Aos domingos nomes como Benito di Paula, Zeca Pagodinho, Beth Carvalho e Fundo de Quintal e nas quartas-feiras as reprises de edições temáticas. A partir de outubro, anunciamos um programa revigorado, cheio de novidades, novos quadros, "intervenções culturais" de peso balançando ainda mais a programação ousada da Rádio Estação WEB.
                O que resta?? Meu carinho especial ao Diego Loy, a Bianca Bordalo e os herdeiros Davi e Bárbara que direto de Curitiba não perdem um programa. Ao Carlinhos Delgado que muito nos honra de nos prestigiar direto das areias de Copacabana no seu "smartphone". Ao Fábio Canali que das Minas Gerais, na companhia do Benício nos prestigia. Ao parceiro Adriano Trindade que mesmo fora do Brasil segue acompanhando nossas coisas (Volta logo, nego!!). Ao Otávio que entre uma leitura e um parágrafo da tese de Doutorado em Berlim ouve um samba do Armazém. À Andréia que até bem pouco tempo nos ouvia direto de Amsterdan. Ao Cerezo que nos ouve direto das "Miami". E a todos nossos queridos ouvintes, seguidores e amigos do Armazém do seu Brasil.    
Abração a todos e até breve!!!

Edinho Silva



Tua "águia" te conduzirá a um universo de luz...Descansa Gilson Dornelles


Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS

              Escrever sobre "passagem" de pessoas queridas é coisa complicada, né mesmo?? Enfim, se não falar sofremos em silêncio, se externar boas histórias e vivências expomos as melhores lembranças das pessoas que cruzam nossas vidas.
             Ontem, "passou" o Gilson Dornelles (ao lado dos irmãos Gilmar e Gegé, integrantes do sempre lembrado Pagode d'Kasa). Fui apresentado ao moço pelo Volnei Neves, seu amigo e fiel escudeiro. A partir desta relação vieram outras apresentações - o Duda, Sandrão, o Titi, Fábio Ananias e mais uma turma de gente do mundo do samba e do Carnaval. 
Embora, não fosse um parceiro muito próximo ao "moço" guardo duas histórias do filho da dona Beta inesquecíveis. Uma delas, no quintal da casa do Carlos Volnei e da Vera Cristina, na Bonja em meio a uma das tantas churrascadas perguntei ao cara qual era a "sacada da elegância" das roupas e dos calçados usados na avenida. Sem titubear, respondeu: "Sabe Edinho, os guris nem sabem disso. Segredo meu e teu...hehehehe, mas antes de acertar os caches, garanto as melhores condições sobre "os panos" e o sapato. Depois vem a grana. Porque ninguém é de ferro, né mesmo??" Guardei o segredo e agora posso contar e reverenciar a elegância em que se apresentava. 
             O segundo episódio foi numa quadra de futsal (do Colégio Rainha do Brasil). Conversava na esquina democrática com o Volnei e um outro parceiro dele, desafiou o time do Pagode d'Kasa + uns bambistas + mais uns agregados (EU, entre eles) a enfrentar o time do cara. Chegamos na quadra com 6 atletas (o "Azamba" era nosso goleiro). Parecia jogo do time dos trabalhadores em padaria contra a ACBF. O time dos caras era uma máquina. Do nosso lado tínhamos, 4 jogadores esforçadíssimos, um goleiro meia boca e um craque com uma falsa barriga. Sim, o Gilson era barrigudo quando o conheci mas jogava MUITOOOOOOOO!! Eram tempos do time do Floresta Aurora. O negão "furava" uma bola de tanto que jogava. O jogo rolando e a cada gol que fazíamos o adversário marcava cinco. Num determinado momento, quase no final da partida, estávamos alcançando o empate, quando nosso goleirão passou uma bola ao Gilson que "abusadamente" levantou a bola, aplicando um balãozinho num dos adversários, uma "janela" no outro e já sem fôlego perdeu para o terceiro que desferiu um violento chute contra nossa goleira. Resultado?? Nosso goleiro lesionado, enfurecido, caído dentro da goleira e nosso  time com cara de choro. Brabos, decidimos abandonar a quadra. O Volnei furioso pergunta ao craque: "Pô, negão...pra que a frescura com a bola na frente da nossa área??" O Gilson coçando a barriguinha, devolveu: "Bah, Volnei...perco os amigos e tomo 10 gols, mas não podia perder a "caneta".
                E assim era o Gilson que conheci. Ontem, a esquina democrática ficou em silencio por alguns minutos. Até qualquer dia, seu Dornelles.

Edinho Silva  

8 de set. de 2014

Pepe Mujica no RS




            Em meio a tanta coisa diferente e bacana agenda cultural da UFRGS no ano que comemora 80 anos não pára de agitar-se. Tem convidados para todos os gostos. Aula magna com Mia Couto, exposição com Sebastião Salgado, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto, Chico César, atrações locais renomadas, exposições diversas, intervenções ao ar livre, programação de luxo na Sala Redenção, Velha Guarda da Portela e muita coisa legal.

            Quer mais?? Então te prepara para prestigiar o presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, que cumprindo agenda no Estado na próxima quarta-feira (10), ajustou sua passagem no Estado e estará no Salão de Atos da UFRGS, às 18h no mesmo dia. O presidente  Mujica será painelista da 5ª edição do Seminário Internacional Universidade, Sociedade, Estado, que traz o tema “Desenvolvimento Sustentável para a Integração Regional do Cone Sul”. O evento, aberto ao público em geral, será transmitido ao vivo pelo site da universidade e terá entrada franca. 
            O Encontro promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), órgão criado há 23 anos, que busca contribuir para o fortalecimento da universidade pública através da integração e da aproximação com a sociedade.


Coisa boa, não?? 

Então venha conosco.


Edinho Silva