24 de nov. de 2023

Sincretismo - Arte e religião ? Combinam sim. Perguntei ao Guaraci Feijó

 

                                                         acervo pessoal do artista Guaraci Feijó

                Posentão...

                Uma Porto Alegre carente de manifestações artísticas e culturais disponibiliza ao público a obra autoral de um artista plástico de uma reconhecida biografia envolvendo a arte e cultura popular do Brasil e de alguns países do Cone Sul.

                A exposição intitulada "Sincretismo" assinada e idealizada pelo artista Guaraci Feijó que apresenta como responsável pela produção e curadoria, a Gestora Cultural Isabel Feijó apresenta de uma forma original, de bom gosto e de muita sensibilidade a religião afro-brasileira em óticas e formatos genuínos.

                A curadora da exposição apresenta o trabalho relatando que "...a religião afro-brasileira se caracterizou pelo sincretismo com o catolicismo, donde unia aspectos do cristianismo às suas tradições religiosas. Isso ocorreu para que eles pudessem realizar as práticas religiosas africanas secretamente (associação de santos com orixás), uma vez que a conversão era apenas aparente..."

                Pela descrição da apresentação da exposição a curadoria contribui com o que muitos artistas, estudiosos e simpatizantes tratam cada vez mais a FORÇA e a ROBUSTEZ de suas crenças e religiões. Segundo a curadora, Isabel Feijó, "...para manter a sua cultura viva, os ressignificados permitiram uma recriação de novos valores, além das variadas adaptações da religiosidade. Para cultuarem as suas divindades, sem a repressão dos seus senhores, encontraram no sincretismo religioso uma alternativa, usando santos católicos como uma forma de representar as suas entidades.

                O artista plástico Guaraci Feijó inspirado por suas crenças, seu talento, suas mãos e sua conexão com a religiosidade conseguiu como resultado de seu trabalho uma reconhecida articulação e conexão entre a cultura e o público. Segundo seus relatos "...Aparentemente, os escravos estavam convertidos ao catolicismo, contudo, preservavam as suas tradições religiosas. Dessa forma, nasceu o sincretismo Xambá, Macumba, Umbanda e Batuque. Algumas variações africanas foram preservadas, como Quimbanda, Cabula e Candomblé". 

            Finalizando o convite apresento a conexão que remete a muito AXÉ e uma aproximação às religiões de Matriz Africana, além de promover o que na Língua Iorubá a expressão AXÉ  que significa  força de realização, poder e desejo de felicidades.

                    Eu já fui conferir de perto...RECOMENDO.


Serviço:

Segunda a sextas-feiras, das 10h às 17h

Museu da Prefeitura - Paço Municipal - Centro Histórico de Porto Alegre/RS

Produção e Curadoria - Isabel Feijó