17 de set. de 2014

Patynha Venturela - meu curto circuito TOTAL



Patynha:

            Quando o Jorge Vercilo escreveu que "namorava a Lua, mas seu coração era de alguém (Praia nua)" muitos acharam esquisito. Eu não, pois se fosse preciso trocaria uma relação com as estrelas para ficar a teu lado. Depois o alagoano Djavan, conseguiu escrever na composição Se que  "seria mais fácil escrever japonês em braile" para definir seu amor à sua musa. Também não vejo problema. Se fosse preciso aprenderia a cantar em hebraico para te conquistar. E o velho Chico Buarque?? Que nos apresenta na composição Eu te amo os seguintes versos: "Se nós, nas travessuras das noites eternas;
             Já confundimos tanto as nossas pernas; Diz com que pernas eu devo seguir; Rompi com o mundo, queimei meus navios...Me diz pra onde é que inda posso ir"?? Mesmo sem muitas vezes não atender teus comandos para seguir os caminhos por ti apontados, estas história de pernas e travessuras carrego comigo nos sonhos acordados. Me gusta mucho!!
             E o Ivan Lins que nos brinda com a composição Anjo de mim. Conheces?? Diz mais ou menos assim..."O meu amor, vida a pulsar; Dentro de mim; Meu quero mais, meu quero bem; Meu querubim". Então tá decidido, te elegi: és meu QUERUBIM.
             Para escrever coisas na tua direção poderia referir Vinicius de Moraes, Ivone Lara, Fernando Brant, Monarco, o velho e bom Gonzaguinha e muitos outros. Levaria 3 ou 4 semanas, várias postagens, inúmeros programas, muita folha de ofício, outdoor e outras peças publicitárias.
Tenho pressa, quero te encontrar, te abraçar e te beijar. Desejar ficar a teu lado por muito tempo celebrando muitos aniversários a teu lado. E como diz o pagodinho do Mumuzinho..."Tu és um curto circuito aqui dentro de mim, que explode no peito quando estou afim...me sinto artista de cinema".
            Minha namorada, minha retaguarda, minha fortaleza, meu id e meu ego, meu Yin e yang, meu freezer e minha lareira. Te juro. Um dia te DEVOLVO TUDO em dobro. Teu carinho, tua atenção redobrada, teu zelo, tua comidinha saborosa, tua energia, tuas crenças...TUDO!!
Feliz aniversário, MEU AMOR.... e ouve com atenção o pagodinho abaixo:
 
 

16 de set. de 2014

Gratidão e oportunidade - irmãs ou amigas especiais



Paulo Autuori, Marcelo Luchesi, Manoel SantosPreparador Fisico Marcio Faria-Correa

Posentão!! Meus caros amigos...
O seu "Baixinho" e a dona Carminha, meus pais queridos hoje num outro plano de vida, sempre reforçaram na minha educação e dos meus irmãos como era bacana gestos de gratidão, afeto, solidariedade, perseverança e coisas do gênero.
Diariamente atravesso a cidade para aprender um pouco mais sobre lazer e desporto. Estudando, divergindo, trocando conhecimentos, construindo, desfragmentando conceitos, refletindo e propondo reflexões, ouvindo, conhecendo gente, me aproximando e me afastando. Verdadeiro caldeirão de novas aprendizagens. Tudo isso rola no IFRS, da Tinga.
Outro dia, um colega da outra turma, aproximou-se e comentou com nosso grupo de estudos sobre o Congresso Internacional de Futebol que aconteceria em Porto Alegre, no Plaza São Rafael. Coisa de gente grande. Painelistas da Dinamarca, França, Argentina, Uruguai, Chile, uma infinita lista de estudiosos e pesquisadores brasileiros todos experts do mundo da bola. Nossa intenção era tentar conseguir junto à nossa Instituição de Ensino algumas bolsas. Confesso que não tenho (ou não tinha??) muito apreço pelo tema. Embora gremistão, NUNCA apostei nada em partida de futebol, não discuto e nem perco amizades, não entendo de táticas...3 x 4 x 2 ou 3 x 5 x 1 e sei lá o que?? Enfim...comecei a me interessar pelo assunto depois que vi a programação do evento. Sem dinheiro, pois um evento deste porte é muito caro, respirei fundo e tomei coragem encaminhando um pedido franqueado de participação em alguns painéis do Congresso. Após receber uma resposta positiva parti para o evento.
No ambiente, circulavam ex jogadores famosos, acadêmicos de educação física, médicos, fisioterapeutas, educadores físicos, estudiosos do assunto, profissionais do mundo da bola, pesquisadores científicos reconhecidos mundialmente. Uma turma do quilate do Paulo Autuori, do João Paulo Medina, do Frédéric Fausser (frances convidado),  Aroldo Strack falando sobre "Observação e captação dos Atletas de base da seleção Dinamarquesa, e muito mais. Tudo era novo e encantador a meus olhos. Pensava que sabia alguma coisa sobre futebol. Ledo engano. Coisa bem boa, ouvir a fala do pesquisador e preparador físico Manoel Santos sobre seus estudos e vivencias no Atlético Mineiro, por exemplo. E ouvir as "falas" sobre a visão sistêmica do futebol?? Bah!!
E assim, após reencontrar amigos da bola de longa data (Vanius Garcia e Nery Muller) fiz um pequeno bilhete ao professor Márcio Correa para agradecer a oportunidade de vivenciar tais momentos no Congresso. Afinal, como disse no início do texto..."Agradecer as oportunidades..SEMPRE é elegante e justo, né mesmo??
Nesta semana, acessando o facebook dou de cara com a postagem de meu bilhete...Isto mesmo!! O Coordenador Técnico, pesquisador, idealizador do evento publicou meu bilhete. Bãã!! Conseguem imaginar a satisfação de visualizar uma sincera peça de agradecimento ilustrando um momento tão raro e especial como foi a passagem do Congresso em nossa cidade??
Bom demais!!! 
Valeu prof. Márcio e até a próxima.
 
Edinho Silva