16 de jun. de 2022

"Foram me chamar...EU estou aqui o que que há..." - Sarau temático do Seu Brasil com fragmentos das obras de Dona Ivone Lara e Aldir Blanc

         

                                            https://timedesaude.com.br/comportamento/dona-ivone-lara-

            Posentão...

           Como havíamos anunciado outro dia, nossa retomada do "Sarau do seu Brasil" - roda de samba e resenha, em formato acústico, apresentando fragmentos das obras de Dona Ivone Lara e do Aldir Blanc está prevista para a segunda quinzena de Julho.

            Estamos em tratativas com alguns espaços culturais que ofereçam os cuidados necessários nestes tempos difíceis que vivemos para reencontrar nossos amigos e amigas que curtem uma conversa descontraída, uma boa música, acompanhada de uns petiscos e bebidinhas. Um retorno ao buteco, diria. 

            Os anfitriões musicais serão o violonista e sambista Dédo Pereira (o sete cordas do Armazém) e a sambista, cantora e compositora Guaíra Soares. O comando das resenhas será com Edinho Silva e algum ou alguma convidada especial que farão as leituras sobre as obras dos artistas Aldir Blanc e Dona Ivone Lara.    

Vais ficar de fora?? EU NÃO FICARIA...

 

Em breve maiores informações.


15 de jun. de 2022

"Trago boas novas"...Literalmente!!

acervo do espaço Cultural


Posentão...

É com muita honra e empolgação que apresento o mais novo parceiro cultural do Armazém do seu Brasil. O espaço cultural “Trago boas novas” é um novo, energético e acolhedor reduto de muitas coisas bacanas.

Quer ouvir uma música legal de vinil, cd ou qualquer outra mídia? Tu encontra lá. Quer ouvir teu próprio som, levar de casa e sentar no confortável sofá do lugar, bebericar alguma coisa, conversar com os amigos ou desfrutar sozinho? Pode também. Quer comprar um disco ou trocar outro? Os anfitriões negociam.

Quer prestigiar uma obra autoral de literatura, artes plásticas assinada por artista local?? Aparece lá. Garanto que encontrarás alguma coisa bem bacana. E peças “vintage”, algo “diferentão”   de vanguarda? Certamente irá encontrar por lá.

E as bebidinhas? Da cerveja artesanal, às tradicionais “AmBEV” da vida, etílicos temáticos (cachacinhas especiais), água saborizada, “garrafadas” nordestinas e muito líquido de “estilo”. Copos e taças não ficam vazios. Esta “questã” está garantida.

Os simpáticos anfitriões Malásia e Greice, sempre muito acolhedores e atenciosos, esperam todos, todas e todes de segunda-feira  a sábado, 14h às 22h. Super  recomendo.

Por fim, anuncio o mais novo parceiro das cachacinhas temáticas – Espaço Cultural “Trago boas novas”...E assim, já são 4 os pontos de venda das bebidinhas temáticas do Armazém.  Recomendo uma conferida nas dicas.

 

Serviço:

@trago_boasnovas

Arte – bar – brechó

Praça Conde de Porto Alegre, 47 – Centro Histórico (bem pertinho do “finado” Água na boca)

Atendimento de segundas-feiras a sábados, das 14h às 22h.

 

                                              acervo do espaço Cultural


 

14 de jun. de 2022

Beira-rio também acolhe amores - Viva o dia dos namorados, por Indaiá Dillenburg

                                    Acervo de Mundo Rubro - https://www.google.com.br/search?q=mulheres+negras+coloradas&tbm=isch&hl=pt-


Viva os namorados! Viva o amor!

Apreciadores do Blog Armazém do seu Brasil estou aqui de novo. Faço parte dessa Família e o dia para eu começar aquilo que estou chamando de minha participação temática, parece ter sido escolhido a dedo, pois este texto rolou na minha participação no programa de rádio Armazém do Seu Brasil. É, estou em todas. Família é família. Pois bem, era dia 12, Dia dos Namorados. Vou reproduzir aqui. Vambora...

Eu que ouso me dizer escritora, amo escrever sobre o amor. Parece redundância, mas é mais, é filosofia de vida. Como disse nossa sempre Dama do Samba, a saudosa Dona Ivone Lara, com seu parceiro de composição, Délcio Carvalho, em Sorriso de Criança: Espalhe amor por onde for. Quem sabe amar destrói a dor. Isso é geral, serve para todo tipo de amor. Mas hoje eu quero falar nessa minha estreia temática, no amor dos namorados, dos casais que apostam na felicidade em todas as suas formas.

Quero dar um salve para os que rompem barreiras para colocar todas as suas fichas no amor e entendem que a pessoa mais importante das suas vidas, são elas mesmas. Sim, a gente tem que se amar em primeiro lugar. Isso abre o leque e as oportunidades florescem.

E eu quero fazer uma saudação especial a duas pessoas que no dia 11 de junho, iniciaram a caminhada de casados, numa linda cerimônia que comoveu a todos nós, seus amigos. Quero desejar toda felicidade do mundo para a Adri e para o Cesinha, que eu ouso chamar de meus.

Dois colorados, como eu que se conheceram no templo sagrado do futebol, o Beira Rio e iniciaram uma linda história de amor. E creiam, no dia que se conheceram o jogo era Inter x Flamengo. Exatamente o mesmo clássico que jogou no dia do casamento. E que presente, Inter meteu 3 x 1 no Flamengo. E quem me contou isso foi outro casal de colorados que veio de Criciúma-SC para assistir o jogo: meus afilhados da #DindaAma Larissa e Arthur, que trouxeram junto a linda afilhada-neta de 18 meses, Laís. É muito amor envolvido.

Mas eu gosto de falar também de amor de seres que nasceram com o mesmo sexo. E aí, eu lembro de outra música, porque eu gosto muito de ilustrar o que eu falo com canções que tocam o meu coração. Estou falando de Avesso, de Jorge Vercillo, um hino de amor entre iguais que eu conheci na voz do maravilhoso Ricky Vallen. E tem um trecho que me deixa bastante arrepiada que é este: “o desejo a nos punir, só porque somos iguais”. Eu tenho amigos e amigas que vivem a plenitude de seu amor. Citando alguns, espero contemplar a todos: o Gustavo e o Aquiles, a Cecília e a Lisi, o Dani e o Will. Acompanho o amor deles e sorrio por constatar que eles entenderam tudo.

Saúdo também outros namorados que apostaram na vida a dois, como tu, meu amigo Edinho, comandante da família Armazém do Seu Brasil, com tua Patrícia. Meu irmão Guaí e sua linda Graça, minha cunhada maravilhosa, porque eles sorriem junto. Isso é lindo, aliás, como faziam a Miriam e o Cesar, grandes amigos, fiz até uma crônica para eles. E mesmo depois da partida do Cesar, a gente sente o amor que tiveram e têm, no ar. E porque não incluir a mim e ao meu bofe, o Elton a quem chamo de Vida? Em dezembro comemoraremos 32 anos de casados e dá sim para, depois de termos até neto, continuarmos sendo namorados.

Ouvi certa vez e uso muito, a gente veio nessa vida para beijar na boca e ser feliz. E é assim que estou me sentindo por aqui: FELIZ, arrepiada, com brilho nos olhos e sorriso no rosto, porque é assim que a vida pulsa para mim. Viva o amor em todas as suas formas. Obrigada, Edinho. Um beijo e até a próxima. E falando no meu irmão, ouso adaptar uma frase dele:  “Armazém do seu Brasil, eu que te mereço!”

 

                                                               Indaiá Dillenburg

Em Julho, "Sarau do seu Brasil" - Fragmentos de Aldir Blanc chegando na área


Leo Martins/Agencia O Globo            

Para muitos ou muitas a imagem pode apresentar um vozinho acumulador de livros e anotações, né mesmo? Mas não é...trata-se do compositor, sambista, músico, médico psiquiatra e UM ARTISTA COM LETRAS MAIÚSCULAS que jogou para o alto seus dotes acadêmicos para entregar-se de “corpo e alma” à arte e Cultura do Brasil.

Muitos cantores e cantoras brasileiras interpretaram clássicos como “Corsário”, “O bêbado e o equilibrista”, “Resposta ao tempo” e tantas outras que marcaram de forma positiva o cancioneiro brasileiro.

Afirmar que, Aldir era um grande artista da MPB, não me atreveria, pois já propus estas discussões acerca do que é “de fato Música Popular Brasileira”? Se poemas como os escritos por Blanc tivesse chegado até os ouvidos ou “tocado o peito” de um terço da população brasileira não tenho dúvidas de que seríamos mais leves e inspirados.

Em julho, em algum espaço Cultural de Porto Alegre deveremos retomar nosso Sarau do seu Brasil, com interatividade, resenha e música boa. Os anfitriões serão o violonista e sambista Dédo Pereira (o sete cordas do Armazém), a cantora e compositora Guaíra Soares e Edinho Silva, no comando das resenhas que seguirão a partir de leituras e fragmentos das obras de Aldir Blanc e Dona Ivone Lara.    

Vais ficar de fora?? EU NÃO FICARIA...

 

Em breve maiores informações.



 

Malandro na feijoada liberada pode virar mané em poucos segundos

 


                                                                        Acervo de um boteco qualquer



        Posentão...

        O Miltinho exagera um pouco quando a comida é liberada. Na semana passada, o moço, amigo do Carlito Trovão, acolheu um convite para saborear uma feijoada com roda de samba no Boteco do seu Tonico, no bairro Santana, em Porto Alegre/RS.

        O espaço só tinha uma configuração de bairro popular, pois é localizado entre belos prédios do bairro. Costuma reunir executivos, profissionais e muitas mulheres bonitas. Os móveis são rústicos e os preços do cardápio estão acima da média dos restaurantes da Cidade.

        A dona Maria e o Rodolfo, ao comemorar seus 50 anos de casado resolveu confraternizar com um reduzido número de amigos, pois pagariam toda a despesa. O Miltinho, filho de um casal, amigo dos anfitriões foi escalado para representar a familia. Iria comer e beber por conta da "Fifa", como dizem as más linguas.

        A feijoada servida por três horas estava de primeiríssima, e as caipirinhas e os canecos de chopp desfilavam no Salão principal do lugar. As filhas da dona Maria decidiram chamar muitas amigas para animar e embelezar a festança. Era um desfile de mulheres bonitas para todos os lados.

        O Miltinho, diga-se, esfomeado, Miltinho depois de alguns pares de caipirinhas, alguns canecos de chopp e uma meia dúzia de pratos de feijoada decidiu cair ir no samba, invadindo o espaço reservado para o baile. Bebida em excesso é motivo para "mijadeira"". Muita comida temperada é razão para "caganeira". E não deu outra.

        Depois de transformar-se no Centro das atenções, uma dor intensa na barriga tirou o "pé de valsa" da pista. Cólicas constantes obrigaram o "querido" a correr para o banheiro e defecar aos potes. Quem disse que foi tranquilo??

        Ao chegar próximo do vaso, apresado, afrouxou o cinto, baixou as calças, levantou a tampa do vaso (ou pelo menos achou que tinha levantado) e soltou a "encomenda". A tampa bateu na parte de cima e voltou para o lugar de origem. Um "achocolatado fedorento" e volumoso respingou na calça branca do rapaz e espalhou marcas e mal cheiro por toda a parte.

        Festa encerrada para "o bonitão". E quem disse que, calças brancas podem ser a melhor roupa para almoços de boca livre e comidas fortes?? Sei lá...o malandro disse que, quem não veste calça branca com chapeu Panamá em festa deste tipo é "Mané"...Será?? Mané "borrado" diria...