8 de out. de 2021

"Retrato" tamanho familia do Armazém do seu Brasil com a assinatura do Ateliê 1

                                                Acervo do Armazém do seu Brasil - Autoria: Ramon Alejandro e equipe do Ateliê 1


Posentão...

        O Armazém do seu Brasil foi idealizado em 20 de outubro de 2010 com o propósito de avaliar a aceitação pública para uma futura publicação impressa das muitas histórias relatadas e vivenciadas pelo autor. Diria até que seria uma ferramenta encorajadora para avaliar a aceitação do formato.

        Em 2002, nasceu o Programa de rádio web com o mesmo título para incrementar ainda mais a idéia e proposta de troca de saberes a partir dos Saraus temáticos originados do Armazém. Num formato de roda de samba e resenha, necessitávamos de uma trilha sonora ao vivo. Num primeiro momento, nasceu o regional Batucada do Armazém, formado por sambistas ligados ao Carnaval de Porto Alegre e do RS. Posteriormente, o grupo sambista prosseguiu seus Projetos individuais e foi substituído por outro, com as mesmas características. Este grupo ficou conhecido como "Os Brasileiros". 

        Em 2020, ao completar 10 anos de existência NOSSO querido Armazém do seu Brasil estaria uma agenda repleta de ações comemorativas. Um agitado cronograma de atividades que traria a publicação do livro, Saraus temáticos, lançamentos de produtos (moda, decoração, seminários, Mostras, entre outras). Infelizmente, a Pandemia e o caos que assolou o Mundo impediu a realização da programação idealizada.

        A retomada da normalidade "da vida" a partir de todos os cuidados sanitários adotados para estancar o absurdo número de óbitos no Brasil (mais de 600.000 até o momento) é aguardada com muita expectativa. Estão previstas a realização de algumas ações, antes canceladas, que permitam a exibição pública da maravilhosa e impactante obra de arte assinada pelo artista plástico argentino Ramon Ruiz Alejandro e demais parceiras do Ateliê 1. 
        A obra intitulada "Uma tarde no Armazém" - uma peça que mede 2,00m x 1,50m, retratando um grupo de homens e mulheres sambistas, ao redor de uma mesa, sob o olhar atento do inesquecível Mestre Cartola (capa de vinil) ainda preserva-se desconhecida pelo grande público que acompanha o Armazém.

        Na companhia do Ateliê 1 que completa o mesmo tempo de existência (11 anos) esperamos que sejamos agraciados com o prazer de convivermos com as "artes", a Cultura Popular e tudo que nos oportunize celebrar a vida.

    Vida longa ao Armazém do seu Brasil e ao Ateliê 1. \0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/\0/     

Bebidinhas "do lado de cá"...Bora experimentar??

                                        acervo pessoal do Armazém


        Posentão
       
       Depois de algum tempo resistindo "às provocações" de pessoas conhecidas e próximas para produzir e disponibilizar algumas "receitinhas de familia" de bebidinhas de Boteco, decidi encarar o desafio. 
        O ponto de partida foi ter cruzado com o "tio Toninho", um simpático senhorzinho,  numa das muitas bancas de frutas existentes na RS 040, que liga Porto Alegre ao Balneário Pinhal. Parei com a familia para adquirir queijos, geléias e "gordices" coloniais. Algumas garrafas de cachaça localizadas numa prateleira despertaram minha atenção. Puxei a conversa com o proprietário, seu Antonio, e depois de ouvir algumas histórias bacanas sobre o produto,  "selamos' a parceria. Tinha achado um autentico e potente fornecedor da principal matéria prima.
     De volta à Capital, procurei meus parceiros Mário Assanchi e Lisiane, proprietários do Restaurante/Boteco "Dona Lisi & seu Mário", o mais novo espaço cultural e gastronomico da Zona Sul da Cidade para ajustar detalhes de onde poderia comercializar as bebidinhas do Armázém. Ajustado os detalhes, faltava dar inicío à produção.
        Então tá combinado...a partir da segunda quinzena de Outubro qualquer amigo ou amiga poderá experimentar no local ou levar para casa os seguintes "preparadinhos":

Carnaval - cachaça colonial, abacaxi (de Terra de areia), gengibre (não sei de onde?), hortelã (do pátio da minha madrinha) 

Pai João - cachaça colonial, grãos de café e açúcar mascavo (sútil porção)

Vovó Manuela - cachaça colonial, cravo (não sei de onde?), hortelã (do pátio da minha madrinha)

Morena de Angola - cachaça colonial, losna(do pátio da minha madrinha) e groselha

Euforia - cachaça colonial, bergamota, limão siciliano e laranja (São Sebastião do Caí)

Saravá - cachaça colonial, guaco, alecrim, arruda, pimenta e mel

        Que "tales"? Se tá dificil visitar o Armazém, então leve as "coisinhas de lá" para seu cafofo.

As imagens ilustram a postagem e apresentam a Paçoquinha, a "Dengo de mainha", o "Capetinha" e a EUFORIA.


"Dona Lisi & seu Mário"
Segunda a sábado, das 8h às 21h
Av. Cavalhada 3623 - Centro Comercial Itaimbé (Próximo ao Zaffari da Cavalhada)

 

 

6 de out. de 2021

Já ouviram falar em "Parcerias Graúdas"?? Apresento: Armazém do seu Brasil + IMPLICANTES + "Dona Lisi & seu Mário"



imagem do acervo da Cervejaria Implicantes


Posentão...

          No ano em que o blog Armazém do seu Brasil, em meio ao medo e a angústia provocados pela Pandemia, comemora seus 11 anos de "Vida" minha cabeça gradativamente busca novas parcerias para ampliar o número de pessoas.
            Através de um parceiro comum, o Mário Assanchi, um dos sócios proprietários, ao lado da Lisiane Fachini do restaurante/boteco "Dona Lisi & seu Mário"  nos aproximamos da Cervejaria IMPLICANTES - a cervejaria artesanal familiar que busca fortalecer a representatividade preta ao trazer personalidades negras essenciais na luta contra o racismo e que apresenta uma respeitosa e admirável história na sua criação e manutenção.
        Outros fatores que nos aproximaram do novo parceiro foram seus "nortes identificados" com a responsabilidade social e a construção coletiva de seus sonhos, projetos e negócios. E assim fomos apresentados ao Thiago Rosário, Diretor Comercial e responsável direto pela comercialização e parcerias "especiais" para tornar real o desejo de lançarmos uma cerveja com a cara "do Armazém".
        Então, anuncio que nos próximos dias na conta de PARCERIAS GRAÚDAS chegarão nos espaços do "Dona Lisi & seu Mário" uma "bereja" com selo IMPLICANTES e assinatura de rótulo do Armazém.
Que "tales", curtiram a novidade??

Edinho Silva e turma do Armazém 


"Dona Lisi & seu Mário" - Centro Comercial Itaimbé - Av. Cavalhada, 3623 - Lj 8 - Cavalhada, Porto Alegre - RS, 91740-001 - pertinho do Zaffari da Cavalhada

 Fonte: https://www.implicantes.com/