22 de nov. de 2017

"Referências" - Samba genuíno e muito astral. Aliás PURO ASTHRAL


                                                Na imagem: EU, Eninho e Vera Daysi Barcelos no Samba na praça.
 
Posentão...
O primeiro contato que tivemos, confesso não recordar muito bem, mas não sei se isto apresenta toda a relevância. Existem coisas mais importantes a serem destacadas. Por exemplo, quando me aproximei do Puro Asthral e do Juliano Barcellos, o moço tinha um Projeto Cultural de nome bastante peculiar para a proposta. "Bebendo na fonte" era  algo que traduzia meu "olhar" e minha opinião sobre o que penso sobre Samba e suas repercussões. O Grupo propunha através do Projeto o oferecimento de lazer musical gratuito em diferentes espaços públicos. Com um repertório que trazia os sambas clássicos até os mais populares, de Luiz Gonzaga e Lupi, passando por Chico Buarque, Nelson do Cavaquinho e tantos outros.
Depois do "Bebendo da fonte" vieram  outros dois momentos marcantes do Grupo. O Tributo ao samba, um trabalho que primava composições autorais locais e "Samba de rua" - novamente uma releitura de sambas de todos os tempos.
O Puro Asthral passou a ocupar espaços públicos que agregavam muitas pessoas. O vocalista principal e idealizador do Grupo, Juliano Barcellos, mostrou sua versatilidade em blocos. Em 2017, o Grupo mantendo sua ousadia idealizou o espetáculo "Referências" que nasce com o propósito de contar as histórias e as vivências e as  influências musicais recebidas pelos seus integrantes ao longo da vida de sambista.
Partindo da direção e roteiro, vinda das terras cariocas a produção do Grupo nomeou o experimentado  produtor carioca Marcos Salles, jornalista e dono de um expressivo currículo no acompanhamento da carreira  de vários músicos, compositores e cantores do eixo Rio e São Paulo desde os anos de 1980.
Nesta edição o Puro Asthral (Juliano Barcelos, Alemão Charles, Finho e Marcelo Rossi) traz sambas e composições favoritas de autoria de nomes como Candeia, João Nogueira, Lupi Rodrigues, Almir Guineto e muitos outros. Da Terrinha também haverá muita coisa bacana, com destaque para a presença ao vivo dos sambistas compositores Wilson Ney e "nego" Izolino Nascimento.
Além do carioca Marcos Salles a produção do Puro Asthral envolverá profissionais de reconhecidos feitos nas terras gaúchas. Tudo isto já é motivação suficiente para garantir o lugar no Teatro de espaço limitado.
Eu vou e você??
Edinho Silva
 
Serviço:
-  O que:  Show do Grupo Puro Asthral no evento “Referências”.

 - Quando: 28 de Novembro,Terça-feira.
 - Horário: 20 horas.
- Onde: Teatro Bruno Kiefer, Casa de Cultura Mario Quintana - R. dos Andradas, 736 -  6º andar - Centro Histórico, Porto Alegre.
Quanto: Ingresso gratuito.
-
Distribuição de senhas:  a partir das 19 horas na bilheteria do Teatro Bruno Kiefer.
-
Capacidade do Teatro Bruno Kieffer: 166 lugares.

- Classificação: Livre
-
Direção do show: Marcos Salles/RJ .
-
Arranjadores musicais: Marcelo Rossi e Alemão Charles.
- Figurino: Luciano Paiva.
- Produção do evento: Grupo Puro Asthral/Vera Daisy Barcellos  (51)99287-9735
- Contatos para entrevistas: Juliano Barcellos -  whatsapp (51) 99926-9900.