5 de mai. de 2023

"A vida tem a cor que a gente dá..." Será verdade tal afirmação? EU acredito muito nisso

 

                                                                                      acervo pessoal 


        Posentão...

        O título descreve uma frase tatuada no braço esquerdo da jovem pedagoga Polyanna Venturela da Silva Santos, a filha mais velha do Edinho Silva. E quais espaços poderiam acolher tal afirmação? TODOS. Mesmo que a Vida seja um facho de luz ou uma viagem de alguma estrela por sua rapidez e velocidade concordo plenamente com tal afirmação.

        A Vida pode ter sim a cor que desejarmos. Pode ser cinzenta, por exemplo? Pode. Pode ser branca? Também pode. Pode ser multicolorida? Óbvio, que sim. Afinal, muitos de nós (se não todos) ao nascer ganhamos muitas coisas boas e uma "caixa de lápis coloridos" para usarmos e abusarmos, né mesmo?

        E as oportunidades para tornar possível o tal colorido? Seriam acessíveis ou fácil também? Nem sempre. Dependemos de muitos fatores ao nosso redor para conseguir oferecer a tal cor. Sonhos e planos para a vida, podem ser atingidos com facilidades? Nem sempre. O que posso afirmar que, muitos são os elementos que podem minimizar os esforços. Diria que, o respeito ao próximo, boas doses de solidariedade, valores éticos e morais sempre por perto, paixão por pessoas, tarefas e espaços, cuidados com a saúde e com as relações de afeto, empatia, esperança, sonhos e algumas coisitas que não recordo. A emoção de hoje, não permite.

        E que emoção estou falando? De mais um degrau numa "escadaria de amor" que foi avançado. Em Novembro de 2022, a Polyka (como chamo a Poly...) numa conversa com a Paty, sua mãe e minha mulher, perguntou sua opinião sobre o desejo de agregar ao seu nome de batismo o "Santos", do pai torto Edinho Silva (Edison Silva dos Santos, meu nome de registro civil). A resposta que recebeu foi "Olha filha...acho que iria ficar muito feliz e honrado. A relação com as filhas sempre foi boa...Acredito que, ELE topará, sim..."

        Em dezembro/2022, convidei a Polyka para tomarmos um chopp no Naval, no Mercado Público e conversarmos um pouco sobre a Vida. Até aquele momento, não tinhamos conversado sobre a tal honraria - o novo nome. Em meio a canecos de chopp e bolinhos de bacalhau, segurei nas mãos dela como mostra a foto, e falei sobre o assunto. Choradeira geral. Os brutos, as brutas, os calmos, as calmas, os emotivos, as sensíveis...quando a coisa passa pela emoção, não há quem segura as lágrimas. Se for de alegria, melhor ainda. Registrei a emoção da decisão da moça e reafirmei meu compromisso pessoal de toda a nossa história em ajudar a quem pudessemos para termos um Mundo mais justo e mais iguais como sempre fizemos ao longo do convívio.

        ELA, para ampliar minha choradeira, me disse que vinha pensando nesta decisão há muito tempo. Segundo, a mocinha as boas doses de bom humor, alto astral, boas energias, doses de loucura e inquietação pela busca de saberes diferentes, também passava por mim. Preciso confessar que não sou nenhuma "Brastemp", pois tenho muitos defeitos, medos e traumas a serem dominados ainda...Tudo em constante desconstrução e recomeços o tempo inteiro. Pelo menos nos últimos tempos. 

        A resposta da moça, meio ao choro, foi a seguinte: "Por todas as coisas que TU FEZ e FAZ para tuas filhas e teu neto, não há como pensar de outra forma." Daí, EU me pergunto: "Como não pedir mais um chopp, enxugar o rosto na toalha do bar e lembrar dos meus queridos pais??" Impossível.

        Conseguimos retornar a normalidade, depois de ir até um bar nos altos do Mercado, beber mais uma e pedir uma música do Djavan para o músico portoalegrense que tocava naquele dia. Com seu violão, o parceiro Tudinho deu conta da trilha sonora do encontro. De mãos dadas ouvimos as músicas e combinamos prosseguir no processo da adoção afetiva depois das férias.

        Hoje, 05/05/2023, numa sexta-feira fria e chuvosa, nos permitimos COLORIR UM POUCO MAIS NOSSAS VIDAS. Saiu o documento do tabelionato e uma explosão de emoção tomou conta do peito do Edinho Silva.

        Sei lá...chorar de alegria é tão bom, né?? POLYANNA VENTURELA DA SILVA SANTOS muito OBRIGADO por todo amor, respeito, afeto, idolatria, emoções sem medidas e todos os sentimentos que um dia poderei contar a meus pais, quando nos encontrarmos em outros planos. O seu Baixinho, um dos teus avôs paternos, deve estar preparando um churrasco e a dona Carminha finalizando a salada de maionese com batatas. A festa não terá hora para terminar.

        TE AMOOOO....\0/\0\/\0\/\0\/\0\/ 

            Um dos teus pais, Edinho Silva      

30 de abr. de 2023

"Saudades...de quem marca a vida da gente..." #NegoLOMPresente

       

                                 Nego Lom (esquerda) e o Maurinho (direita) - acervo pessoal

        Posentão...

        Nos melhores dicionários que circulam por aí, o conceito de "saudade" pode ser definido como "sentimento nostálgico e melancólico associado à recordação de pessoa ou coisa ausente, distante ou extinta, ou a ausência de coisas, prazeres e emoções experimentadas e já passadas, consideradas bens positivos e desejáveis".

        Tal sentimento afloram "nossos pensares" quando lembramos de parentes, amigos e amigas que não estão mais neste Plano fisicamente. Isso mesmo! Um misto de tristeza, alegria, dor, boas energias e sei mais o que?

        Eu não sou diferente. Tenho saudades de pai, mãe, vó, tia, primo, tio, amigos e amigas...Ao recordar vivências com pessoas que aprendemos aa respeitar, amar, aprender, ensinar a emoção bate forte. Em tempos, de Pandemia e o maldito Covid 19, sofri várias perdas de entes queridos. Hoje, 30 de abril, se fosse vivo, certamente estaria celebrando o aniversário de uma pessoa muito especial que cruzou meu caminho. EU, da Zona Sul e ELE, da Zona Norte. Um sujeito assim como EU, repleto de defeitos, algumas virtudes, bobão e ingenuo algumas vezes, mas vibrante ao SONHAR COM UMA VIDA MAIS IGUAL, MAIS TOLERANTE, MAIS PRETA e cheia de samba....assim era o querido e saudoso Manoel Jeronimo, ou nego Lon, do Samba Quente, como ficou conhecido nas rodas de samba de Porto Alegre. 

        Poderia ficar escrevendo alguns dias ao relatar as coisas legais que pude vivenciar com o moço...mas acho, melhor não...Preciso ouvir um bom disco de samba, no talo, tomando uma "bem gelada" e recordar o riso tímido, que ia ampliando-se à medida que nos aproximássemos. Meus respeitos, minha idolatria e meu MUITO OBRIGADO pela honra de ter convivido, ter aprendido e ter ensinado, trocado muitas coisas legais sobre a vida. Um dia "nois se encontra" para dar boas gargalhadas. Combinado??  

https://www.youtube.com/watch?v=62nmRA5u66I