21 de set. de 2012

Mistura das boas - cavaquinho e gaita



            Pois, o tempo foi generoso e deu uma trégua para a harmonia dos ritmos, das diferenças clubísticas e do alto astral garantido no Botequim do Maurício (todos os sábados, no Globo Esporte da RBS TV). Quando o qualificado e generoso Vinicius Brito, produtor do Programa, me procurou para participar da edição especial e audaciosa, onde teríamos uma mistura de ritmos (samba e vanerão) em pleno dia 20 de setembro, num reduto completamente nativo e próximo às origens mais fiéis de nosso RS cheguei a sentir frio nas costas. Bobagem minha!!! Afinal a Batucada do Armazém é formada por veteranos do mundo do samba, calejados de avenidas de Carnaval e de terreiros de partido alto. Enfim, era apostar no clima da gravação e deixar os instrumentos falarem por si. Imediatamente contatei meu amigo, sambista e atual Diretor de harmonia musical dos Bambas da Orgia, Volnei Neves, liderança da Batucada do Armazém para que movimentasse os demais batuqueiros: Rogério Sete Cordas, Roberto Nascimento, Gilmar Dornelles e Fábio Ananias.
                 Ao chegarmos para a gravação do semanal, fomos acolhidos e orientados pelo produtor Vinicius Brito. Recebidos pelo pessoal dos bastidores, pela técnica, pela "preta" do Maurício e pelo próprio anfitrião do dia: Maurício Saraiva que, com seu bom humor habitual conduziu de forma ágil e precisa a função. Fomos ainda apresentados ao simpático Joca Martins e à carismática Juliana, assim como ao casal Diego e Aline, aos outros dois músicos que acompanhavam a dupla nativista.
                  Bate papo descontraído falando sobre a dupla grenal, seguiu-se a primeira interpretação do Joca e da Juliana acompanhada por seus músicos e pela Batucada. Logo adiante, uma performance sambista da Batucada do Armazém, onde misturaram-se cavaco, violão, gaita, pandeiro, surdo, palmas na mão e uma platéia ilustre empolgada.
                 Enquanto, na parte externa o aroma produzido pelas churrasqueiras dos diferentes e animados piquetes do Harmonia invadia nosso espaço, o samba e a vanera enchiam nossos olhos de pura emoção.
                 Peguei minha prenda pela mão e corri para casa preparar um churrasco, intercalando na vitrola, João Nogueira, os Monarcas, Paulinho da Viola, João de Almeida Neto, Arlindo Cruz, César Oliveira e Rogério Melo, entre outros.
Valeu demais, Vini Brito, Maurício Saraiva e cia. 

Edinho Silva -