13 de abr. de 2024

GENTE BACANA se perpetua em nossas memórias....#MichelonaPRESENTE


         Posentão...

        Nesta noite celebrávamos o Encontro da Cultura, das Artes Plásticas, da Negritude, do "Saravá" e da Brasilidade. Com convidados ilustres tivemos a oportunidade de ouvir os relatos do estudioso, artista plástico, pesquisador, temista premiado Guaraci Feijó, a artista plástica Deja Rosa, direto da Casa Criativa para o Mundo e o artista plástico de reconhecidos pincéis, o internacional Ramon Alejandro Ruiz.

        A imagem registra o aglomerado bacana de pessoas especiais. Entre a tela exposta e o grupo de pessoas, vestindo uma roupa jeans e uma bolsa na mão, estava a professora de literatura, Letras, ativista, artista plástica e "camarada ao cubo" Michele Moura. Foi a primeira vez que a encontrei. Deste dia até bem pouco tempo, pelo menos fisicamente, mantínhamos uma ponte aérea Porto Alegre x Esteio bastante interessante. Colaborou com suas inesquecíveis participações no Armazém do seu Brasil, versão rádio, caminhou a meu lado na Gestão  do Ateliê 1, enquanto foi secretária e tesoureira, foi nossa anfitriã na Escola Planalto, apresentou-nos filhos talentosos, artistas e inquietos (Nic e Lipe). Deixou marcas positivas por onde passou. 

        Por que finalizar o parágrafo com palavras duras? Porque os tempos modernos de Pandemia, mosquitos, comorbidades, tristezas, recomeços, dores e saudades ocuparam espaços em nosso convívio.

Chega de lágrimas de tristeza, né? GENTE BACANA se perpetua....Simples!

#MichelonaPRESENTE    

Rádio "Expresso 51" - Mais uma proposta necessária para potencializar a Cultura e a Arte do Brasil

 


                                                                                    acervo da emissora



            Posentão...
            Aos que me conhecem identificam uma inquietude em buscar novos conhecimentos e aprofundar os que entendo serem novidades aos meus olhos e ouvidos. Potencializar a Arte, Cultura do Brasil, os necessários enfrentamentos aos diferentes preconceitos e ameaças à uma vida mais justa e igual, o respeito à oralidade, aos mais velhos, às crianças, a poesia, a literatura, a música, a negritude e mais uma porção de "cousas" que me identifico sempre trouxe entusiasmo e empolgação.
            Como já percorri mais de meio século de vida, tive o prazer de cruzar o caminho de muita gente que agrega, me ensina, aprende comigo, me oportuniza a pensar, troca reflexões, diverge e ali na frente converge, me provoca risadas, lágrimas...tanta coisa bacana.
            Há alguns meses fui procurado por uma destas pessoas, @luisfernandocampeãosilva que me fez um convite para contribuir com a realização de um sonho antigo - a criação e produção de um programa de rádio web que colaborasse com a divulgação das obras musicais do RS. Atuando neste nicho de produção artística no Estado, já transitou muito próximo de muita gente talentosa da música do RS.                     Sambistas, suingueiros, carnavalescos, compositoras, compositores, cantores e cantoras, grupos de diferentes regiões do Estado. Alguns nomes que ficaram conhecidos Brasil afora, outros nem tanto, porém igualmente, com talentos e trabalhos potentes.
            Então...em meio a um volume de idéias ousadas voltadas a potencializar o SAMBA do SUL e do Brasil a "Expresso 51" chega para juntar-se às propostas de entretenimento, de cultura, lazer, informação e "brasilidades" aos ouvintes. Com a promessa de programas ousados, curiosidades, boas informações, entrevistas, colaboradores culturais de outros "pagos", algo como costumo dizer parecido com uma TROCA DE SABERES de grande dimensão.
            Ao ser convidado para colaborar de alguma forma, impus algumas condições. Entre elas, a de que meu trabalho e meus compromissos com o Armazém do seu Brasil (apresentado todos os domingos na REW) não fosse afetado e muito menos meus Projetos pessoais no Núcleo do Armazém, no Ateliê 1, a associação de artistas que presido. Óbvio que, não foi a resposta da pessoa que me fez o convite.
            Portanto..."mãos à obra"...a partir deste dia 13 de abril de 2024, com lançamento oficial no Bodegas Bar, na João Alfredo/Cidade Baixa, às 19h30min, coincidentemente no Dia Nacional da Mulher Sambista estaremos confraternizando e divulgando as propostas da nova emissora.
            Todos e todas convidadas a nos acompanhar e participar do evento.
Em nome do Samba tri legal do Brasil, 

Edison Luis....do Armazém do seu Brasil