9 de jun. de 2023

Uma "Salva de palmas " para o seu Assis, da ASSISTUR e o vovô Jerônimo - e as lágrimas não cessam

                                           Imagem de ex morador do Zoológico de Sapucaia
 

        Posentão...

        Atuo na área do desporto e do lazer desde os meus 16 anos de idade. Vivenciei muitas experiências, conheci espaços e pessoas de diferentes lugares. Não é nenhuma novidade os altos custos de ofertas e serviços disponibilizados às classes mais vulneráveis economicamente (um jeito ameno de identificar as camadas significativas de pobres nos cantos do Brasil).

        Não é nenhuma novidade, nossas crianças chegarem à fase adulta sem conhecerem de perto ou frequentarem de forma esporadica um cinema, um Circo famoso, uma praia no Verão, um campo de futebol para assistir uma partida de futebol de Grêmio ou Inter. Ir à Orlando, na Disney, ou no Beto Carreiro, aqui em Santa Catarina?? Muitos e muitas só em sonho...

        E as excursões da tia Iara? Putz...nem pensar. No máximo, o Parque Tupã, em dia de passe livre e olhe lá. E as pracinhas das Comunidades periféricas e os Centros Comunitários? Dependem da boa vontade do poder público municipal ao tratar a manutenção.

Sair da vila, em grupo, com amigos ou familia, é um passeio bastante difícil. Conhecer um novo local que apareceu na televisão, apenas com muita sorte. Pois, no pedaço de terra, na zona Sul, lá pelos idos dos anos 90 existia uma "alma caridosa" que possibilitava tais programas familiares. O querido e folclórico SEU ASSIS, um empático visionário do universo de turismo de periferia propunha tudo isso. Enquanto os homens com suas chuteiras e seus fardamentos investiam seus trocados nos campeonatos e campos de futebol de várzea, pouco sobrava para as mulheres e crianças menores da Vila Jardim Europa.

        O homem negro alegre, feliz e generoso organizava excursões para o litoral gaúcho, as praias próximas à Porto Alegre, Jardim Zoológico, Jardim Botânico, Planetário e onde mais as "vozinhas" pudessem ir com suas sacolas, frangos enfarofados, frutas, sucos em garrafas plásticas, balas e doces, café na térmica, toalhas de pano e muita animação. Poderia ir sozinho com sua familia? Sim. Podia...acredito que as incomodações seriam menores.

        Mas o cara orçava ônibus de turismo, fazia listas em folhas de caderno, escrevia numa enorme placa diante de sua casa e a CVC, da Vila, a ASSISTUR, como ELE mesmo gostava que o chamassem. Um cara assim....mesmo com seu nome "na boca de Matildes" (aqueles e aquelas que nada faziam para oferecer algo parecido) era incansável em tornar realidade o sonho de lazer de muitas familias.

        Há duas ou três semanas, recebi a notícia que o seu Assis tinha passado dessa vida para outro Plano. Confesso que, minhas memórias afetivas e romanticas foram tocadas, afinal, muita gente que conheci, junto moedas em cofres plásticos ou trabalhou duro para desfrutar os programas de lazer propostos pelo ASSISTUR.

        Hoje, o Mundo e a Sociedade contemporânea mudou. Tem concentração de poder espalhado, sentimento líquido e narcisismo pulsando no coração e no corpo das pessoas. Cada indivíduo pensando no seu "brilho pessoal". Sou otimista e acredito que, um dia estes tempos passem.

        Que o seu ASSIS possa onde quer que esteja estar à frente de muitas coisas legais, como uma visita ao vovô Jerônimo, o leão da foto, ou à Cidreira, numa visita à maior estátua de Iemanjá da América Latina, ou em Belem Novo, para as familias assarem um pedaço de carne e tomar algumas latas.

        Desculpem...sou um trabalhador que não aceita cargas pesadas de trabalho sem um descanso merecido e momentos de lazer como o seu Assis promovia. Com a maior simplicidade, sem planilhas, sem vaidades, sem mirabolantes projetos de turismo e lazer.

        Ia esquecendo...no meio do texto, não contenho o choro!!     

"O leão Jerônimo, um dos animais mais antigos do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, faleceu nessa terça-feira (13). "Vovô Jê", como era carinhosamente chamado pelos funcionários do zoológico, tinha 21 anos."



Reforçando o time - Mamau de Castro na ponta esquerda do time do Armazém


                                                                                            acervo pessoal


            Posentão...

        Buscando agregar novos ingredientes ao molho brasileiro chamado de Armazém do seu Brasil, esta ferramenta que busca se juntar a outras formas existentes de resistencia, enfrentamento com artes múltiplas do Brasil a busca de novas oxigenações é extremamente importante. 

        Nessa linha de raciocínio cruzando o caminho do professor de Língua Portuguesa e Literatura. Pós-Graduado em Gramática Aplicada na Interpretação de Textos. Poeta, Compositor, Pesquisador e Produtor Cultural, MAMAU DE CASTRO anunciamos sua ilustre presença nas futuras edições do Armazém - versão rádio, a partir de Julho. 

        Se é bom contar com a presença de um importante militante das causas negras com forte envolvimento nas questões da religião de matriz africana, no carnaval e no samba?? Não tenho nenhuma dúvida. Além de contribuições na conta da Literatura, o membro da Academia Brasileira de Letras Seccional do RS e compositor de sambas enredos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Uruguai estará contribuindo com pautas livres que possam auxiliar e agregar, fortalecendo e divulgando o samba gaúcho.

             Vamos conferir?? EU RECOMENDO.... e viva o voluntariado em  nome das Artes do Brasil.

Armazém do seu Brasil e seus novos tempos tecnológicos - Vem aí novidades...A "Venturela do marketing" assumindo as contas de imagem

 

                                                                                                      Acervo pessoal


        Posentão...
      Nunca é tarde para realivarmos os processos que escolhemos para nossas caminhadas. Busco ser assim o tempo que posso ou sempre que é possível. Assim é na vida e nos sonhos, projetos e sonhos... e foi nessa direção que fui buscar uma colaboração técnica de alto nível.
       Muitos e muitas podem achar que demoramos um certo tempo para juntar nossos talentos, eu e a "morena divina", talentosa e sonhadora, filhota Karol Venturela com seus dotes artísticos e profissionais na trajetória pessoal, mas creio que TUDO ACONTECE NA HORA CERTA.
     Somos seres humanos diferentes, divergentes, contraditórios, mas ao mesmo tempo, com a pretensão de sermos melhores todos os dias. Ter uma opinião contrária, nos motiva a construir uma terceira opinião. Diria que, repensar nossas certezas...Recuar, reavaliar e, por que não? RECOMEÇAR...As coisas ficam mais leves.
    Falo tudo isso, porque anuncio que o marketing das coisas do Armazém a partir de Julho tem a assinatura da Karol Venturela.
     Preparem-se para grandes novidades...sou fã e suspeito para comentar sobre o trabalho da moça. ELA costuma dizer que sou "babão' e exagerado, porém que a conhece, num curto espaço de tempo reforça o que penso.
        Chega de papo...e mãos à obra.
                
                ADOREI a novidade....\0/\0\/\0\/\0\/\0\/\0\/0/