2 de dez. de 2022

Um sonho real é possível...Duvida? Pergunte à AURAH

 

       


            Posentão...

            Se alguém afirmar que a jovem Isadhora Lima, seu nome de batismo, conhecida no universo artístico como AURAH já ensaiava seus primeiros movimentos musicais no ventre da sua mãe e mais tarde, nos braços de seu pai, poderia ser um exagero, afirmo que não é.

            Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, nascida em 2001, iniciou seus contatos físicos com a música aos 11 anos, ao ganhar seu primeiro instrumento musical. Um violão que a acompanha até os dias de hoje, nas suas apresentações e nos momentos de composições autorais.

            Um primo próximo foi o primeiro incentivador, além é claro de seus pais, que sempre apresentaram diferentes gêneros musicais à atenta "filhota musical". O tempo foi passando e Aurah foi utilizando a ferramenta YOUTUBE, utilizada por muitos e muitas para divulgar seus experimentos musicais. AS vivências e aprendizados no grupo de jovens da Igreja contribuiram para seu aperfeiçoamento.

            Aos 13 anos, subiu pela primeira vez num palco, num show de talentos de seu Curso de idiomas. O "nervosismo normal" cedeu espaço à maturidade precoce identificada por seus pais, na busca de seus sonhos em transformar-se numa cantora de nível mais elevado.

            Ao completar 19 anos, iniciou uma busca por estúdios de gravação, para testar novos espaços com suas obras autorais e, quem sabe, dar novos passos em sua promissora carreira. Após algumas quedas no percurso, AURAH continuou em busca de seu sonho. A perseverança e paciência renderam bons frutos. O interesse de um empresário do ramo artístico foi percebido proporcionando uma aproximação e um assessoramento até os dias de hoje.

            Falei tanto e não referia as influências musicais da mocinha, né mesmo?? Lá vai...Lauren Spencer Smith, Demi Lovato, Giulia Be, Elana Dara, Jão e muitos outros e outras..

            No próximo, dia 03 de dezembro, a cantora e compositora mostra um pouco do seu trabalho ao vivo no Programa de rádio Comando total, do radialista Mauro Sérgio, da www.radioestacaoweb.com, das 10h às 13h. Confira lá...Super recomendo.

\0/\0\/\0\/\0\/\0\/ Vamoooo??

29 de nov. de 2022

Um "colibri do samba" em plena avenida - Assim defino meu amigo e parceiro Chris Rafa


                Posentão...

                Conheço este "ARTISTA" desde a infância. Filho do seu Beto e da dona Regina, irmão do Anderson e da Kelly, multi-instrumentista, profissional das danças populares, estudioso das coisas do rádio, Carnaval, Samba e do Brasil me foi apresentado ainda criança.

                A vida foi oportunizando reencontros e parcerias em diferentes situações. Nas funções do Armazém do seu Brasil, nos Saraus no Ateliê 1, em rodas de samba dos "Brasileiros", regional do Armazém e muitas outras coisitas.

                E claro, não poderia faltar...uma potente troca de conhecimentos. Só para ilustrar o "Rafa" me apresentou a história da bailarina, coreógrafa e professora Mercedes Batista, a primeira negra a integrar o corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, presença fundamental no movimento de valorização e reconhecimento de artistas negros e negras nas Artes do Brasil.

                Por muito tempo acompanhei suas andanças Brasil afora. Pasmem!! A coragem e ousadia do moço o encorajou a participar de uma seletiva em 2018, ao lado da Nicole Rodrigues, sua parceira à época numa seletiva para casais de passistas da Escola carioca Império Serrano. Imaginem se a dupla não classificou-se em primeiro lugar?

                Depois de percorrer algumas Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana, de ter participado de inúmeras ações sociais relacionadas ao Carnaval e ao Samba chegou a vez de um grande reconhecimento de um trabalho e uma trajetória artística e profissional de muita potência.

                Apresento, meu amigo Chris Rafa...De onde ELE vem?? Perguntem a ELE...que responderá com a maior franqueza: Canoas City.   

                Nossos cumprimentos, querido Rafa

 



Considerada a principal precursora e divulgadora do balé e da dança afro no Brasil e também a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Esse é um pequeno resumo com dois destaques de quem foi Mercedes Baptista, bailarina, coreógrafa e professora. Ela nasceu em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, em 1921. Ou seja, neste ano celebramos o centenário do seu nascimento. Além de importante contribuição no desenvolvimento da cena da dança, ela também foi fundamental no movimento de valorização e reconhecimento de artistas negros na arte.