22 de nov. de 2013

Visita ilustre no Estado - que também fala de samba


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Outro dia recebi via facebook  um convite  que me sensibilizou muito. A origem era da conta do Sérgio Peixoto, temista, pesquisador, estudioso, tricolor, artista, cenógrafo e inquieto  batalhador da Cultura Popular em nosso Estado. Idealizador de muitas iniciativas no mundo do Carnaval do RS, com destaques para o varal do samba – a exposição itinerante de camisetas alusivas às escolas de samba do Brasil e a criação do CETE - Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memorial do Carnaval. O convite era para participar de um encontro, audiência, palestra  ou aula (como queiram?) com uma das mais importantes e respeitadas autoridades do mundo do samba na atualidade e grande amiga da galera do CETE. Convidada de grife. Trata-se da carioca  Rachel  Valença,  professora, filóloga, pesquisadora, jornalista  e Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal Fluminense.

No próximo dia 30/11/2013, a partir das 14h, na  Assembléia  Legislativa, o Sérgio Peixoto, o Gerson Brisolara e a rapaziada do CETE estarão recebendo  a pesquisadora e autora de obras e publicações do mundo do samba, entre elas  “Serra, Serrinha, Serrano: o império do samba” (1981), escrito em parceria com Suetônio Valença, sobre a escola de samba Império Serrano, “Carnaval: pra tudo se acabar na quarta-feira” (1996) e “Carnaval: para saber mais” (2003) e outros tantos periódicos sobre o tema que falará de tudo, das suas pesquisas e projeto de elaboração do dossiê “Matrizes do samba no Rio de Janeiro”, para registro do samba carioca como patrimônio cultural do Brasil e dos seus mais de 30 anos como pesquisadora na Casa de Rui Barbosa e atualmente ocupa a vice-presidência do Museu da Imagem e do Som. Da Academia, com seus conhecimentos na área de Linguistica, aos terreiros e quadras de samba, de ritmista à vice-presidente do Império Serrano.

Tá sem rumo?? Te agrega e vamos conversar sobre samba, cultura popular, gente, Carnaval e Brasil. Eu, já reservei minha credencial. Vai pipocar??

Abraços a todos e não esqueçam...parafraseando Sócrates ”Só sei que nada, sei”. Aos estudos e aprendizados.

Edinho Silva

19 de nov. de 2013

Funções natalinas




           Para alguns a data não passa de um forte apelo comercial quando dezenas de pessoas invadem lojas, free shops e todos os tipos de estabelecimentos comerciais na busca de presentes para os parentes, amigos e "amores". É décimo terceiro que fica curto, são receitas da ceia natalina trocadas entre comadres e um espírito de bondade que invade a todos. As questões religiosas ficam afloradas e as ruas centrais enfeitadas.
Particularmente, o mes de dezembro me agrada muito - meu aniversário, festa da firma, Natal e Revellion.              Pois, meu parceiro e amigo, Edinho Souza, da G3 Sonorizações bolou uma festança bem bacana, regada a muita música de qualidade, empolgação, amigos, comida boa, roupas temáticas, brindes surpresas e muitas brincadeiras.
            Quando?? dia 07/12/2013, sábado, a partir das 21h, no Salão da FDRH.
Vamos? Eu vou. Juntarei minha galera, meu trenó e as renas, o saco vermelho e vou cair na festa.  
Quem não for ficará condenado a ouvir o tema de Natal interpretado pela cantora Simone nos próximos 10 anos. Algumas cidades do Interior de São Paulo e do Nordeste já proibiram a execução em Shoppings locais.