11 de out. de 2019

Aprendendo todos os dias. A ABRAMUS é show!!

          

      Edinho Silva de óculos, Airton dos Anjos, Bira Mattos, Daniele Freitas e Jéssica Souza -          Acervo pessoal


          Posentão ...

          A vida é  uma coisa mágica mesmo...
          No período em que antecedeu a preparação e lançamento de um Projeto Musical de um "parça" Bira Mattos percorri alguns espaços de Cultura e música até então desconhecidos. Nestas andanças visitei a ABRAMUS.
         Para quem não sabe a ABRAMUS é uma organização responsável pela distribuição de direitos (autorais e conexos) promovendo e realizando projetos, tornando realidade muitos sonhos e "fantasias" de artistas , cantores e compositores. A ABRAMUS Porto Alegre é preparada para oferecer aos titulares: atendimento personalizado, filiação, cadastro de obras e fonogramas, busca de créditos protegidos no ECAD, e todo o suporte necessário para os demais serviços oferecidos pela associação
          Localizada num endereço aprazível que apresenta o Guaíba e seus encantos como cenário, a unidade de Porto Alegre, criada há 8 anos e presidida pelo talentoso e energético Ayrton dos Anjos, o Patineti. Ao seu lado, integrando sua equipe, os experientes colaboradores Daniele Freitas, Caetano Biachi e Jéssica Souza atendem telefonemas de forma simultânea, enquanto emendam uma tarefa na outra. O líder Airton dos Anjos impulsiona o astral do ambiente narrando  uma história atrás da outra, sobre alguma vivência envolvendo o cancioneiro brasileiro.
           Além de representante da ABRAMUS no RS, Ayrton é desenvolvedor de projetos e curadoria de novas possibilidades, aproximando diretamente a ABRAMUS aos seus artistas. As ações da ABRAMUS, escritório de Porto Alegre, estão sempre juntos aos titulares locais, participando de show’s, produções, work shops, entre vários outros eventos da região voltados para a música e o Direito Autoral.
           Vale ou não vale, andar por todos os cantos que envolvam arte e cultura? #conviviobembom

            Edinho Silva

Fonte: https://www.abramus.org.br/noticias/8737/a-abramus-porto-alegre/

7 de out. de 2019

Amizades que fortalecem "os movimentos". Simples.




Posentão...
Em tempos de tristeza, as amizades costumam estar por perto. Assim como nas alegrias. Nestes casos ELAS POTENCIALIZAM uma energia indescritível. Pura verdade.
Testemunhei o brilho nos olhos do cantor. Espaço lotado, vibrante e animado cantar com "Um pouco de CHARME fica muito melhor e fácil.

Edinho Silva - #palavrasaeradas2020

Retaguarda possante em novos tempos "charmosos", por Bira Mattos



Posentão...
Apresentar algo diferente em relação aos tradicionais repertórios da noite de Porto Alegre era o grande desafio proposto. Por onde começar?? Inicialmente, pesquisando  um repertório de nomes clássicos, hits modernos, muito balanço e suingue "preto" dos bons.
Caminhar no sentido contrário ao que tem se visto nos bailes da Cidade era a meta. Propor mais força, energia e por que não(?) mais "charme" aos novos processos era o objetivo idealizado. Assim nasceu a idéia do tal "Um pouco de charme em sua vida, por Bira Mattos".
Após um "mergulho" na composição autoral contemporânea, nos variados repertórios que integram o lado B da música no Brasil e de hits que não transitam nas programações das rádios na atualidade foi definindo-se a criteriosa seleção de repertório do show. Tinha de tudo um pouco: Do inesquecível Tim Maia, passando por Vercilo, Zoli, Benjor, Gabriel Moura, Valmir Borges, Tonho Croco, entre outros.
E a banda? Desde o primeiro contato o acolhimento de todos os músicos envolvidos ocorria naturalmente. Do mais experiente ao mais novato, a motivação e envolvimento com a proposta era muito bem acolhida. E assim foi formando-se a "Confraria do BIRA".

Edinho Silva -#temposmaisaerados2020

"Um pouco de charme em sua vida, por Bira Mattos" - parte 1

                                                                                 Créditos: Régis Verna


              Posentão...
              Imagino que quando o rapper, cantor e compositor Emicida escreveu a obra "Passarinhos" estava prevendo o quanto seria importante, em tempos duros e cinzentos, estarmos próximos uns dos outros. E por que não com a cabeça no peito do outro. Seja no inverno, no verão, outono ou PRIMAVERA.
              Assim foi o recomeço no percurso musical e artístico do Bira Mattos. Nesta nova faz marcada por releituras de clássicos da MPB (Música Preta Brasileira), agregada a hits contemporâneos o cantor aceitou o desafio de retornar aos palcos de forma leve, ousada e sensível, onde a "satisfação e alegria de todos envolvidos, músicos, técnicos, staff e parceiros, prevalecessem.
             A "função" partiu de um encontro casual de velhos amigos de infância onde o assunto principal eram espaços de entretenimento, repertórios desgastados, rotinas inexpressivas, ausência de ousadia e outros tantos motivos que colaboravam, e colaboram, para o esvaziamento das pistas dos bailes de Porto Alegre.
Edinho Silva       #buscandoprodutosaerados2020

Em breve mais relatos...sobre a noite de "Um pouco de charme em sua vida, por Bira Mattos"



https://www.youtube.com/watch?v=IJcmLHjjAJ4