14 de mar. de 2013

Fábio Santiago - das Minas Gerais para o Porto tri legal



 
 
  • Encontro com Wilson das Neves
          Dizem por aí que cavaco chora, que surdo apanha, que pinho sofre e que pandeiro leva pancada. Reune tudo isso, uma meia dúzia de "canários e rouxinóis", uma seleção de sambas clássicos e populares, outros autorais, amigos, bebidinhas, petiscos e muita palma na mão.
          Pois é nesse clima que o sambista gaúcho, Fábio Santiago atualmente radicado em Minas Gerais desembarca para uma breve temporada de divulgação de seu trabalho autoral em Porto Alegre e algumas cidades do Interior do Estado. Segundo o sambista as rodas de samba serão recheados de clássicos, populares, sambas autorais e muito partido alto.
          E o Armazém do seu Brasil não poderia ficar de fora. Segue junto com seu embaixador e parceiro na passagem meteórica por aqui. Prometeu ainda, sintonizar no próximo domingo a Rádio Estação Web e conferir o Armazém do seu Brasil.
Tu vens também?? www.radioestacaoweb.com, das 13h às 15h


Abraços,
Edinho Silva

Agenda do cara: http://www.facebook.com/ofabiosantiago/photos#!/media/set/?set=a.153365028067313.34410.100001814512307&type=3

SEG 18/03 - FNAC Barra Shopping (Sarau dos Artistas)/ Gravação do programa de televisão Sambagé
QUA 20/03 - Matita Pere (Cidade Baixa)
QUI 21/03 - Gravação Globo Esporte
SAB 23/03 - Boteco 13 (Caxias do Sul)
DOM 24/03 - Apê do Pillar

Cidade Baixa - ELEVADÍSSIMA




               Ainda menino ouvia meus pais "sacudirem as cadeiras" sambando e cantando. A tal de Alcione, a marron, como todos a identificamos cantava o hino "Não deixe o samba morrer, não deixa o samba acabar...O morro foi feito de samba, e samba pra gente sambar...". Pois o tempo passou e o samba não morre e, tampouco, adoece. Renova-se todos os dias, ganha novas roupagens, novos adeptos, locais inusitados, concentração de gente feliz e tudo que tem direito.
              No próximo domingo, 17/03/2013, com saída às 16h e término às 22h, do Largo Zumbi dos Palmares, acontece a última arrancada de bloco do Carnaval de bairro - o inesquecível Cidade Baixa em alta. O anfitrião da festa é de gabarito - o Bloco Turucutá e sua Batucada Coletiva, aniversariante do dia e tudo mais, promete sacudir aquele pedaço de chão da cidade sorriso.
               O irreverente e ousado Thiago Woodoo, um dos idealizadores da função e representante da Associação dos bares da Cidade Baixa anuncia que todos os preparativos para a grande festa de encerramento já foram providenciados. Muita alegria, descontração, gente feliz, fantasias descompromissadas, bebidas geladas, samba "de balde" e tudo que o exitoso projeto tem direito.
               Então, se o Flávio Guerreiro, o Pio Martini com seu time de metais e seus turucuteiros garantem o balanço, o Thiago a organização e a promessa de um 2013 cheio de coisa legal naquele pedacinho de pura nostalgia e encanto que é a Cidade Baixa. Eu, Edinho Silva, meus amigos do Armazém do seu Brasil só podemos anunciar: "Arrepia, bateriaaaaaaa!!!!
Não pode ficar ninguém de fora, hein?? E o aquecimento?? Das 13h às 15h, na www.radioestacaoweb.com , no Armazem do seu Brasil, seu semanal de muito samba bacana, entretenimento e informação.
Bora lá???

Edinho Silva 

Samba de saia - Elas na roda de samba



 
              Em 2005 na bonita e hospitaleira cidade de Curitiba, famosa no Sul do país pela organização urbana, comida saborosa, bom gosto musical e ousadia no mundo das artes reuniu-se 6 amigas musicistas simpatizantes e "intimas" de uma boa MPB e um autêntico samba de raiz. Ao som de cavaquinho, violão, pandeiro, surdo, tamborim, vozes afinadas e uma simpática flauta transversa o grupo Samba de saia apresenta com ousadia, talento e muita fidelidade às origens da requintada música dos terreiros, das renomadas e originais manifestações populares, como o Jongo, o samba de roda, tambores  de criola, etc.
            Com um seleto repertório que inclui composições autorais e nomes consagrados da MPB - música de povo brasileiro - com destaque para Chico Buarque, Candeia, Dona Ivone Lara, Nelson Cavaquinho, Gonzaguinha, Cartola, Geraldo Pereira, Jorge Aragão (e muito mais) o Samba de saia  com seus instrumentos afinados, suas vozes harmoniosas e seu figurino, em especial, suas saias coloridas e seus balagandãs, o grupo anima os dias da Capital Paranaense. Pode ser num palco de uma praça, ou num barzinho mais intimista ou até num baile de gafieira o ritmo e a energia são garantidos.
          Assim o samba das meninas de Curitiba - Cintia Albuquerque, Luana Godinho, Maristela Ávila, Karin Oliveira, Andréia Black e Edi do cavaco pedem licença e vão ocupando espaços Brasil afora em nome da cultura popular e da boa música.
 
E dê-lhe batucada em ritmos florais...
 
Edinho Silva
 
Em tempo: Material dispnibilizado, direto de Curitiba, recomendado pelo embaixador do Armazém, Antonio Flamarion.  http://www.facebook.com/cassiacassita/posts/343961252372716#!/pages/Samba-de-Saia/219515194775910

Ouça o samba requintado do Samba de saia no Armazém do seu Brasil, do próximo domingo dia 17/03/2013. Onde?? www.radioestacaoweb.com das 13h às 15h.  
 

13 de mar. de 2013

Trote acadêmico?? Será necessário na vida de um estudante??



            Outro dia fui abordado por uma dupla de calouros, estudantes de uma Universidade Federal de nossa Cidade, Porto Alegre. Não lembro qual era o curso. Sei lá, afinal não importa muito mesmo. Mas o que realmente quero compartilhar com os amigos  do Armazém, assim como fiz com o Zeca do Surdo, é a validade das ações nos primeiros dias de aula. Os tais "trotes" acadêmicos.
              Aproximaram-se e numa movimentada esquina próximo a meu trabalho, dois jovens com os rostos pintados com misturas de tintas e óleo de cozinha, roupas rasgadas e sujas com farinha, cabelos sujos com uma mistura forte à mistura de vinagre e erva mate. Logo que, se aproximaram pediram moedas ou qualquer espécie de dinheiro disponivel. Curioso, perguntei qual a razão do estranho pedido. Dinheiro na sinaleira.              Um deles respondeu: "Os alunos veteranos nos obrigam a arrecadar dinheiro, pedir nas sinaleiras, nas calçadas para fazermos uma grande festa de integração depois". E acrescentou ainda, "tem uma parte legal, tio. Simboliza um marco em nossas vidas. O ingresso na Universidade Pública". Pensei com os meus botões da calça: "Será mesmo necessário os recém ingressos na Universidade Federal, muitos oriundos de familias abastadas da Cidade e do Interior do Estado (e quem sabe, do Brasil afora!!) pedirem dinheiro para a compra de bebidas?? Por que?? Mensalidades não serão pagas, pois o ensino superior como todos sabemos é  público e gratuito.
        Enfim, disputar com meninos vendedores de bergamotas, meninas que vendem panos de prato a generosidade dos motoristas dos motoristas e pessoas comuns que transitam pelas calçadas, muitas vezes à procura de emprego, não está com nada!!. Perguntei ao Zeca do surdo sua opinião e o cara respondeu: "Mermão, preferia nem responder. Entretanto, não sou sujeito de ficar de boca fechada. Não seria razoável juntar o dinheiro enquanto presta o vestibular para as bebedeiras de comemoração sem apertar ninguém?? To errado, mermão??". Não - respondi. "Então deixa quieto" - disse o "homi".
Falei...  

Edinho Silva

10 de mar. de 2013

Armazém do seu Brasil das meninas




Ouvir músicas do passado, cantores e cantoras talentosas do universo brasileiro, misturas ousadas com nomes de antigamente com contemporâneos, conferir a versatilidade artistas quando interpretam generos musicais completamente diferentes aos seus, pesquisar obras esquecidas e algumas até desconhecidas pelo grande público.
Estas são algumas das muitas propostas do Armazem do seu Brasil - o nosso semanal de informação, entretenimento e muito samba bacana. No programa do dia 10/03/2013, a apresentação de sambas de autores consagrados como Noel Rosa, Candeia, Geraldo Pereira, Mauro Diniz, Moacir Luz, Nei Lopes, Arlindo Cruz, Gonzaguinha, Lupi Rodrigues, Chico Buarque e muito mais. A proposta de inédito fica por conta do samba "Eu sei", de autoria do Cartola e que foi gravado pelo autor em dueto com a Alcione, Curiosidade, há 2 meses de sua morte. Quer mais?? Tem Beth Carvalho cantando Chico Buarque, Maria Rita cantando Arlindo Cruz, Paula Toller interpretando Dona Ivone Lara. UFA, é só conferir.
Vamos??


Armazém do seu Brasil - todos os domingos, das 13h às 15h
Na www.radioestacaoweb.com