12 de mai. de 2015

COMPARTILHANDO CULTURA!! Vida Longa ao CETE


Sérgio Peixoto (camisa com detalhes em verde), alguns membros do CETE e a convidada paulista CIDA URBANO, historiadora e carnavalesca. Considerada a primeira mulher no Carnaval de São Paulo.

               Há muito tempo simpatizo com a temática de Cultura Popular. Sou carnavalesco?? Nem me atrevo a  assumir tal definição. Aprecio as coisas do Carnaval?? Seus mistérios, seus trabalhadores, sua beleza, suas paixões, seus desafios, suas frustrações, o som da bateria, a história descrita nos enredos?? Aí, apertou o calo!! Gosto muito. Busco ficar perto e aprofundar meus estudos sobre o assunto.
               Buscando nomes para compor uma bancada de conversas e bate papos sobre o assunto, acompanhado de uma roda de samba cheguei até o temista e carnavalesco, pesquisador e estudioso Sérgio Peixoto. Quando isso?? Não lembro. Acho que em 2011. Naquele ano, quando ao visitar uma exposição de camisetas temáticas  carnavalescas idealizada pelo Sérgio troquei algumas idéias sobre o Carnaval. Bastou para ter minha curiosidade em aprofundar meus conhecimentos. O tempo passou e fui acompanhando a criação e a estruturação como grupo de estudos e pesquisas chamado CETE.
E o que é o CETE?? Oficialmente o CETE pode ser definido como Centro de Estudos e Pesquisas de Tema Enredo e Memória do Carnaval. Uma concentração bacana de pessoas oriundas de diferentes lugares, com distintas formações, porém interesses em comum: a preservação e culto à arte popular (ou ópera do Povo, como dizem alguns) - o Carnaval. 
               E assim, para me aproximar um pouco mais "dos segredos" e das boas histórias que cercam o desfile, a preparação, o ensaio, a avenida e esta efervescência chamada ESCOLA de SAMBA peguei meus óculos, minha caneta preferida e meu bloco de anotações e me joguei na atividade de abertura do Primeiro módulo do CETE - edição 2015. Onde e quando ocorreu?? No último sábado, dia 09/05/2015, no Plenarinho da Assembléia Legislativa - a casa do povo. E quem eram os convidados para abertura do evento?? Na abertura a primeira fala foi de seu idealizador, Sérgio Peixoto, seguido de sua vice presidente Sandra Tarragô. Na continuidade ouvimos a fala do presidente da LIESPA e também temista de Carnaval, senhor  Juarez Gutierrez. E na plateia?? Diretores, conselheiros, membros de ontem e de hoje do CETE, estudiosos do tema, entre outros.
                 Mas afinal, qual a validade de prestigiar discussões  e aprendizados sobre cultural popular no Brasil?? TODA a validade imaginada. Identificar profundidade nos argumentos, crescer nas divergências, apropriar-se de história e política que o tema possa possibilitar, intervir e refletir sobre a intervenção do Estado e do Poder econômico nas discussões e, principalmente, como bem lembrou a vice-Presidente Sandra: Identificar a RELEVÂNCIA CULTURAL envolvida em todas as questões discutidas. Segundo o assessor de imprensa, o jornalista Gerson Brisolara os dois primeiros módulos reservam muitas surpresas legais. E assim com nomes da cena local e nacional do mundo do samba seguem os encontros de todos os sábados.
                Quer saber mais ou não participou da primeira aula?? Procura o CETE e te inscreve. O pessoal é bem legal e te recebe com um sorriso e um cumprimento afetuoso de boas vindas.
Vamos?? Então anota aí o recado do CETE: "Quem perdeu a primeira aula mas estiver interessado em acompanhar os três encontros restantes do Módulo 1 pode se inscrever no local ou antecipadamente pela internet – informando nome, telefone de contato, cidade onde mora, profissão, e se for o caso, cargo/função no carnaval e entidade à qual pertence – pelo e-mail CETE.TEMAENREDO@GMAIL.COM.
                O valor da inscrição é de R$ 40,00 (associados do CETE têm 50% de desconto) e pode ser depositado na Caixa Econômica Federal Agência 0443 – C/C 2983-5 – Operação 003.
 
                     Abraço a todos e bons estudos.
 
                                              Edinho Silva