30 de abr. de 2021

Da Série "Por onde andarão meus espaços de lazer?" - as festas do povo negro de Porto Alegre



                                                               Acervo de JulioLira WordPress                                                                            

        Posentão...

        Ao visualizar outro dia, imagens do Sindicato dos Metalúrgicos sendo destruido, para abrir espaços para as "novas paisagens imobiliárias" da Porto Alegre moderna e luxuosa, confesso muita tristeza. 

        Através de lembranças e "um filme" como se diz, busquei respostas para perguntas como: "E agora onde acontecerá a reedição do Black Porto?" "E se algum romantico ou romantica desejar repetir o brilho e encantamento oferecido pelo Grupo Jara Musisom e muitas outras equipes de sonorização que passaram por lá"? "E o espaço que reuniu as "familias negras" nos bailes tão festejados em nossa Cidade"? Putz!! Bateu uma tristeza, afú... ao lembrar que muitos casais, grupos de amigos e Confrarias foram formadas naqueles espaços.

        Outro dia, conversava com alguns amigos sobre minha inconformidade em identificar os maiores e mais tradicionais "clubes negros" de Porto Alegre. Verdadeiras "entidades" na história da negritude local - o Floresta Aurora e o Prontidão, ocupam atualmente novas moradias. Um transferiu-se em duas oportunidades. Saiu da inesquecível sede do Cristal (Quem não lembra da árvore no meio do salão?) e migrou para o bairro de Ipanema. Um belo espaço, aliás. O que talvez tenham esquecido foi os impedimentos da realização das festas tradicionais que o velho Floresta acolhia. Mesmo que os "vizinhos ricos" AABB, Campestre, APCEF pudessem realizar suas festas, a turma "florestina" não poderia tocar seu pandeiro e seu cavaco. Era muito barulho, alegavam os vizinhos.

        Um tempo mais tarde, o "Floresta" migrou para uma área, em estilo sede campestre, próxima ao bairro Belem Velho, distante dos antigos endereços. Uma área verde aprazível, com espaço social e esportivo, bacana até. Entretanto, preciso confessar uma coisa....Se a sede social permanecesse no Cristal e o atual endereço fosse adquirido, o quadro social poderia ser ampliado, a história da agremiação mantida e o patrimônio ampliado. Não sei, muito bem se fianceiramente  seria viável, porém com todos os movimentos "de representatividade, ocupação de espaços e resistencias" seria um gol de placa.

        E o Satélite? No espaço onde por muito tempo o salão de baile acolheu muitas bandas de swing e samba rock e os espaços de churrasqueira acolhiam empolgantes rodas de samba abriu espaço para um luxuoso conglomerado de apartamentos, um hipermercado e tudo que a Porto Alegre (quase paulista) apresenta. Ficou sem espaços?? Sem sede?? Não. Atualmente, ocupa um imóvel bem bacana localizado num bairro da Zona Norte da Cidade. Minhas ressalvas ficam por conta do afastamento geográfico do endereço histórico do Clube e da agenda social que, possivelmente não poderá ser repetida no novo domicílio.

        "Tá e quando me bater uma saudade destes espaços no formato original"? Apelarei para o poder da oralidade de quem vivenciou e nos registros das pesquisas acadêmicas que existem sobre o assunto. Faltou alguma coisa? Acho que não...se faltar buscarei no google. Claro, sem poder chamar um "aplicativo" e fazer um tour nos endereços originais.

        E se algum corajoso ou corajosa, reunisse pessoas, Coletivos e quem tivesse interesse e buscasse uma possibilidade de um comodato junto ao Teresópolis Tenis Clube para repetir os bailes, os torneios esportivos, as festas, churrascadas, chás e tudo que um dia foi feito no "Metal", no Floresta e no Pronti?? Idéias e gente, "nóis" tem... 

29 de abr. de 2021

"Tristeza não tem fim"...Será? Reflexões sobre espaços de lazer em Porto Alegre - Parte 1

 

                                          Teresópolis Tenis Clube/2020 -   Imagem do acervo GZH


        Posentão...

        Foi doloroso assistir a matéria em telejornal local sobre a degradação de um dos mais tradicionais clubes esportivos e sociais de Porto Alegre - o Teresópolis Tenis Clube. Um espaço social que já acolheu os mais animados bailes de Carnaval de Clube da Cidade, shows nacionais, festas temáticas, disputas esportivas de equipes amadoras, Confrarias de associados e tantos outros eventos atravessa grave crise financeira.

        Acabei não me aprofundando muito na matéria, mas confesso uma enorme tristeza. Uma instituição de práticas esportivas, de educação, cultura e lazer com duas sedes, uma social e uma campestre, na zona Sul sendo literalmente "saqueada" por estranhos, como mostrou a reportagem. É muito triste.

        As piscinas, os espaços de exercícios físicos e de convívio social que abrigaram muitas familias e amigos, perdendo-se e deteriorando-se lentamente. A ausência e fluxo de pessoas nos seus diferentes espaços "impacta" de maneira violenta.

        Outro espaço de lazer e de referencia esportiva em Porto Alegre - o Ginásio da Brigada Militar, ponto turístico e histórico da Cidade ao ser demolido também impactou bastante. Criado em função da realização da Universíade (Competição Esportiva Universitária Internacional) que ocorreu em Porto Alegre na década de 60, juntamente com outros equipamentos e espaços voltados para as disputas.

        Em outubro de 2017, sem a carcaça do ginásio, destelhado por um vendaval, motivou o Governo gaúcho da época a demolir o centro esportivo e leiloar o terreno, avaliado em R$ 41 milhões, junto à Escola dos Bombeiros. 

        Após a paralisação das obras de demolição o Estado prosseguiu com o leilão do terreno. Como não houveram interessados em área de pouco (?) valor imobiliário o espaço foi oferecido em permuta à Verdi Sistemas Construtivos como contrapartida pela construção de um presídio em Sapucaia do Sul. A empresa receberá a posse definitiva do terreno  depois da conclusão da casa prisional. Ainda não se sabe o que será erguido no local. Particularmente, acho que será construída uma praça bem bonita com muita área verde ao redor. SQN.

        Como em muitos casos, parte da sociedade portoalegrense aplaudiu e parabenizou os gestores públicos por investir numa Cidade mais moderna, mais tecnológica, mais bonita. E a questão histórica?? Ah...quem liga para isso?? Até o Jardim Botânico" e a Fundação Zoobotânica "tomaram um penalti"...