24 de dez. de 2021

Lembranças em forma de tatuagem no peito - Parte 1 - Natal "das antigas"

 



        Posentão...

        Dezembro é um mês que carrega consigo muitas coisas interessantes. Os festejos natalinos são alguns deles. Existem muitas pessoas que resistem aos apelos capitalistas que a data envolve. Entendem que a data comemorativa ao nascimento do menino Jesus nada mais é do que "um desgaste emocional e economico" que atinge as pessoas.

        Entendem que, enquanto tem muitas familias que conseguem organizar "fartas ceias" em muitas casas "farta" literalmente, algum prato saboroso da ocasião. Os tempos atuais, no Brasil, esta realidade tem sido muito presente nestes tempos "pandemicos" e de retração da Economia.

        Enquanto alguns poucos buscam nas redes sociais a melhor receita para preparar o peru, outros tantos "disputam" ossadas bovinas e "xepas" das feiras livres para de alguma forma ingressar no espírito natalino. Parece ruim?? É péssimo...Afinal, a maldita distribuição de renda não poupa...

        Em tempos, de um desmonte nas relações de trabalho no Pais, crescente a cada semana, é bastante comum identificarmos nas nossas relações pessoais alguém que esteja enfrentando apuros em relação ao emprego.

        Meu saudoso pai, o seu Edison "baixinho", era um marceneiro diferenciado. Fabricava de forma artesanal móveis novos sob medidas e restaurava outros tantos. Sujeito muito talentoso, aliás. Sua passagem por aqui foi quase meteórica. Confesso que, esqueci "completamente" o tempo de partida de meus pais. Possivelmente, a psicanálise explique isso.

        Mas retornando...ao título do texto...Hoje, bateu uma saudade maluca dos Natais lá de casa. Como a "coisa sempre foi muito apertada", a criatividade da dona Carminha, minha mãe, na produção dos pratos da ceia e na "negociação" dos presentes dos filhos. Como falei, meu pai, era marceneiro autônomo...hoje seria um "empreendedor do ramo" moveleiro. Coisa mais injusta, é afirmar que, todo ou toda aquela que não tem vínculo empregatício é dono do seu próprio negócio. Micro ou médio empresário?? Estão malucos...a moçada trabalha de dia para fazer uma refeição à noite...

        Assim, eram os dias...do marceneiro, lá de casa...De educação antiga, não permitia que minha mãe trabalhasse...afinal, era de um tempo em que o "pai" era o único provedor...Credo!!! Com todas as expectativas e necessidades que o Mundo moderno impôs é quase impossível manter isso.

        Mas o que significa uma árvore com galhos secos ilustrando meu texto?? Lembranças boas...duras, mas cheia de afetos. Quando inicia o mês de dezembro, meu pai consegui um galho seco ou minha mãe, pedia à alguma vizinha. A tarefa de decorar era dela...com retalhos de tecido ou papel de presente, forrava caixas de fósforos ou de medicamentos que serviam de enfeites decorativos. E as bolas natalinas?? Que bolas...era um tempo que não tinha produtos chineses distribuidos por aí...E os presentes no pé da árvore?? Caixas de sapatos vazias que misturavam-se com algum presente de verdade que nos era oferecido. Ou trazido pelo Papai Noel. Sem muito luxo...diria que era uma lembrancinha.

        A dona Carminha pintava o galho seco com algum resto de tinta branca, decorava com algumas buchas de algodão, armarinhos de costura, pequenos objetos...tudo que pudesse virar algo bonito e criativo. E a base da árvore?? Um lata de tinta vazia (muitas vezes guardada há um ano) revestida de papel pardo para dar a impressão e semelhança de um vaso de ceramica.

        Era triste e deprimente?? Nem um pouco...nós cantávamos a música da Simone...ainda era uma criança e não tinha ouvido tantas vezes. Ouvíamos os vinis no toca discos antigo, um pouco de tudo...do instrumental Saraiva, ao Agepê, Clara Nunes, Jair Rodrigues e muitos outros.

        E a comida?? Tinha peru? Acho que não...chegou mais tarde. Tinha alguma ave assada e muito decorada, acompanhando saladas variadas, algumas frituras, refrigerante (coisa rara na mesa), mas como era Natal, né?? Bolo doce com frutas...

         Sei lá...deu uma saudade boa...

            Amo por toda vida, meus pais, seu Baixinho e dona Carminha.....\0/\0/\0/\0/\0/