17 de fev. de 2023

Da Série "Jeitos leves de encarar a vida..." - Lembranças inesquecíveis (Boca do lixo)

 

                                                               Imagem meramente ilustrativa

           Posentão...

        A minha biografia próxima ao Mundo dos esportes percorreu diferentes posições. Vivenciei e experimentei diferentes estágios. De organizador de Competições de crianças no bairro, na adolescencia, do campeonatos de futebol de mesa (com meu irmão), de atleta (meia boca) na adolescencia com meus amigos, das atividades de massagista numa equipe semi profissional de Futsal, de assessor de diretoria de clubes esportivos e sindicatos, dirigente, treinador (super amador), torcedor e oficial de arbitragem. Esta última, com graduação pela FGFS, algumas escalas oficiais e muitas partidas nas chamadas "bocas".

        O que eram as tais "bocas"?? Competições que envolviam partidas com equipes amadoras nos finais de semana que além, de boas experiências, rendiam "alguns trocados" para as cervejas e o carninha do final de semana. Meus queridos e saudosos Jaime Eduardo e Paulo Rosa eram meus mentores e "dindos" destes jogos. Nos próximos dias estarei registrando algumas passagens engraçadas deste trio.

        A de hoje, ocorreu numa tarde quente, no ginásio do DEMHAB em Porto Alegre/RS, na etapa semi-final, do Campeonato dos servidores do DMLU. A famosa e disputadíssima "Boca do LIXO" como era conhecida a Competição.

        De um lado da quadra, estava EU, e do outro, em movimentos e movimentação paralela para acompanharmos as jogadas de perto estava o Sandro "feijão". Na mesa, fazendo as tarefas de anotaador e acompanhando de perto, na condição de responsável pela equipe e pessoal da arbitragem escalado para a Competição, estava o Jaime.

        Bem próximo ao local onde estava posicionado, numa disputa de bola, "ligeiramente" ríspida, dois atletas adversários, estranharam-se e quase partiram para "os finalmente". A coisa viraria pancadaria se não houvesse uma intervenção. A equipe de arbitragem, organizadores do campeonato, torcedores  correram para apartar. Os árbitros que estavam próximos buscavam uma linha de diálogo entre os dois brigões. Neste instante, me aproximei e como se tivesse recebido uma "mensagem de algum griô amigo", numa fala baixa ao ouvido...disse aos dois atletas...."Deixem de lado, este baixo astral...erga a cabeça e enfrente o Mal...Agindo assim, será vital para seu coração...é que em cada experiência se aprende uma lição..." Um trecho do samba "Conselho" - Adilson Bispo e Zé Roberto, imortalizado na voz do inesquecível Almir Guineto. Depois de um curto silencio e atenção de todos presentes....A gargalhada tomou conta do ambiente, abraços trocados e a partida reiniciada. Meu querido, Jaime NUNCA MAIS esqueceu desta nossa vivência. Sempre que nos encontrávamos recordava o evento.

        Muito bom tudo isso.    

Das andanças e memórias acerca das arbitragens realizadas em diferentes Competições ao longo de minha caminhada nas quadras de Futsal

16 de fev. de 2023

Da Série "Reflexões avulsas das coisas da Vida" - O valor de uma paixão


                                                                               fonte: https://webshophk.off    


    Posentão...
        Outro dia, conversava com amigos e amigas sobre as paixões por camisetas esportivas, dos clubes de nossas preferências e Escolas de Samba (aos que curtem uma folia e Cultura Popular).
        Sou de uma geração e de um tempo em que as camisetas dos Clubes mudavam seu padrão ou modelo, poucas vezes no ano. Com isso a fidelidade ampliava-se. Atualmente, a cada nova Competição, uma nova camiseta é lançada no mercado de "paixões esportivas". É comum, tanto o Inter como o Grêmio, os maiores clubes de futebol de Porto Alegre apresentarem "uma dúzia de camisetas", por ano. Os departamentos de marketing e as lojas que o digam.
        Em relação às Escolas de samba do Brasil, a coisa é um pouco diferente. A cada ano, com a proposição de um tema enredo diferente, são disponibilizadas peças temáticas para o deleite de torcedores, simpatizantes e Carnavalescos em geral.
        Mas o que me chama a atenção neste mercado consumidor? O alto preço dos produtos. As Escolas de Samba até são mais justas com os valores cobrados, mas os Clubes de futebol....?? Nenhum pouco... 
É comum, encontrar camisetas que ultrapassam os três dígitos, ou seja, acima de R$100,00. Para festejar a paixão do seu Clube ou de sua agremiação carnavalesca...não poderia ser tão caro assim....Ou estou enganado??
        Ao pesquisar o site do EC Bahia, o Clube que mais representa a defesa da diversidade, combate o machismo, homofobia, preconceito racial e todas as diferentes formas de discriminação me surpreendi com os alto custo dos produtos.
        Assim fica difícil o "povão" engrossar a massa de resistência...Haja, "moedas coloridas", não acham??

Edinho Silva

  Htps://www.lojaesquadrao.com.br/t/categoria/uniformes/camisa-outubro-rosa

https://www.salgueiro.grifedosamba.com.br/camiseta-retro-listras-salgueiro






 

13 de fev. de 2023

A festança da nova enfermeira "Fê Carvalho" animada pelo som do Bernardo Fortes, direto do Litoral Norte



acervo pessoal


Posentão...

Há duas semanas, na companhia de familiares e amigos, celebramos a conquista da Fernandinha Carvalho - ou a Fê, como carinhosamente a tratamos. A mocinha, de vestido florido na imagem, graduou-se no Curso de Enfermagem. 

Segundo a nova ENFERMEIRA da área, os aprendizados e percursos nas áreas da Saúde Pública, da Pediatria (nos hospitais) e troca de conhecimentos com colegas e professores nos últimos tempos permitiu e instigou diferentes e importantes "olhares" para a Saúde Pública brasileira. Nós que conhecemos a sensibilidade e percepção da moça, não temos dúvidas de que estaremos bem representados nos espaços que envolvem a saúde.

E a festa? Muito boa. A comida (pizzas artesanais) com a assinatura da "Casa Sr. Mário" uma delícia. As bebidas na temperatura ideal. Os preços justos e o atendimento de alto nível. Os convidados, vibrantes e dançantes, como a anfitriã. E a música? Putz! Impactante, repertório seleto e caprichado, um verdadeiro presente aos participantes da comemoração.

Falei pouco sobre a música da festa? É verdade...O time do Bernardo Fortes (camisa vermelha ao lado da "Fê"), representados por músicos do Litoral (Osório e Capão da Canoa), gaita, contrabaixo e percussão caprichou na dose musical ofertada.

Na ocasião, o Bernardo e seus parceiros, chegaram no palco preparado para o grupo. Conectaram seus instrumentos, ajustaram seus microfones e "lascaram" músicas animadas na direção dos convidados e convidadas. Lá pela terceira ou quarta música executada, com a pista improvisada no gramado do local, o músico saudou a ENFERMEIRA, seus convidados e convidadas, anunciando o prazer de terem viajado do Litoral à Capital para a participação do evento. Queria muito desejar todo sucesso do Mundo à "Fê" e contribuir para animar aquela noite tão especial na vida das pessoas.

Recado dado e a música não parou mais. Por duas horas sem intervalo, ouvimos e dançamos hits consagrados. Do Tim Maia à Marilia Mendonça, do Skank à Ivete Sangalo, do  Gaúcho da fronteira ao Falamansa, do Gilberto Gil ao Natiruts. Uma noite inesquecível.

Ao final da festa, fomos cumprimentá-los pela performance e conversar sobre futuros encontros nos bailes da vida. De forma muito simpática os músicos aproveitaram para nos convidar a prestigiar as festas e bares do Litoral Norte por onde estiver o Bernardo Fortes e seus parceiros. SUPER RECOMENDO.

Enquanto isso não acontece...recomendo: Sigam o trabalho do moço nas redes e contribua para  espalhar seu trabalho. Afirmo - "É de GRIFE".

      https://www.youtube.com/watch?v=v_Ye_mOLSag

12 de fev. de 2023

Da Série "Gente que ilumina a vida" - Um certo Jaime Andrade...

 

                                               

                                                                                                  acervo pessoal


Posentão...

Hoje, um ensolarado domingo de fevereiro, teria seu curso normal se EU recebesse uma ligação às 9h da manhã (não atendia, como de costume...pelo horário rsrsrsrs) e outra às 11h. De forma educada, diferente da primeira ligação, atendia com a maior satisfação e empolgação. Do outro lado da linha, era meu AMIGO, Jaime Eduardo Andrade, que saudava o contato com euforia, animação e boas energias. Como muita gente sabe, no "domingão" é dia da apresentação do meu programa de rádio "Armazém do seu Brasil", cuja ferramenta de comunicação e entretenimento tinha meu amigo como um dos meus mais assiduos e fiéis apoiadores.

Algo impressionante...Nossa conexão de alto astral e de trocas era tão intensa, que não bastasse sua tarefa de defesa e resguardo da programação e das propostas de conteúdo que ELE fazia, garantia seu papel de "produtor" e um dos maiores incentivadores dos processos. Desde os tempos de Curso e treinamento na FEPLAN. Não  foram poucas as vezes que acompanhou e presenciou minhas gravações pilotos.

Foi só isso que o Jaime representou na minha vida? Nenhum um pouco...Sua presença nos últimos 20 anos de minha existência registraram muitas vivências inesquecíveis. Seu alto astral, bom humor, sensibilidade, percepção, inteligencia e solidariedade promoveram muitos sentimentos bons. Não tinha defeitos?? Quem não os tem?? Somos seres humanos...Todos temos. Não tinha "papas na lingua" nas críticas que me fazia?? Não...porém, registro que na mesma proporção disparava uma crítica, tinha OUVIDOS ABERTOS para ouvir e registrar o que vinha de minha parte. Esta linha de diálogo permitiu construirmos uma relação de afeto e amizade muito robusto. Éramos confidentes envolvendo os mais diferentes assuntos. Das nossas familias, dos nossos amores, das nossas dores, das nossas frustrações, das nossas conquistas, dos nossos sonhos, das nossas crenças...E quando a divergencia crescia e tomava rumos descontrolados, achávamos "fugas ou alternativas" para falar da vida alheia. Lógico, que na maior discrição restritiva. Nossas conversas no campo das fofocagens "ficavam armazenadas" em cofres secretos.

E o Grêmio?? Nem precisa falar...Eu sou um gremista que não vai ao campo (sou um apaixonado por Futebol "diferente"...busco outros olhares para o esporte bretão). E o Jaime? Ia nos treinos, no aeroporto receber jogadores e não  faltava a um jogo do tricolor. Se o Grêmio jogasse com o Flamenguinho da Tuca, lá estava ELE com suas camisetas tricolores.

E a identificação com o samba e o Carnaval?? Dos livros, cds, vinil e tudo que circulasse neste universo garantia boas horas de resenhas. Infelizmente, não consegui publicar o livro do Armazém do seu Brasil antes da passagem de pessoas como ELE, nego Lon, Carlinhos Delgado, Deborah Rosa e tantas pessoas que partiram nos últimos anos que torciam por minhas coisas. Aliás, NOSSAS COISAS.

O papo de samba rolava solto...das tribos de Porto Alegre até as gigantes das terras cariocas...O Jaiminho era um pesquisador sem biblioteca e EU, um carnavalesco sem fantasia. E isto funcionava bem?? E como?? Somos "amantes e vibrantes" da oralidade. Sabemos escutar e perceber histórias. ELE bom de baile, gostava de "fazer um pezinho"  nos espaços de Porto Alegre...transitou em diferentes épocas e trilhas musicais dos grupos de samba e swing da Cidade. Infelizmente, não conseguiu me repassar algumas aulas de ritmos. Não deu tempo.

E o Futsal em nossas vidas? Ao lado do saudoso Paulo Rosa, formávamos um trio muito interessante no quesito "causos e resenhas da quadra de parque". Era impossível estar presente conosco sem gargalhar muito. Se existisse stand up de resenhas futebolísticas, teríamos arrecadado bons dinheiros. Meu papel no trio era de mediação, já que ambos eram sujeitos de extremos diferentes. Enquanto um mantinha uma pontualidade britanica, o outro tinha de "noivas no dia de casamento". Quem os conheceu consegue identificar as características citadas.

Enquanto escrevo....sinto uma forte emoção e uma SAUDADE difícil de descrever...Já ouvi dizer que existem pessoas que, evitamos caminhar na mesma calçada, né mesmo? Por outro lado, há casos em que buscamos, em meio à multidão, SERES ILUMINADOS que possam nos transmitir "afetos e mais leveza em nossas vidas." O Jaiminho era assim...OU melhor, É ASSIM...

Neste domingo, esperei o telefone tocar...e não tocou. Meu amigo querido e amado, "mudou de endereço", na sexta-feira à noite, como disse sua mãe, Maria Helena Andrade. Sua presença espiritual estará sempre conosco até nosso reencontro.

Pra fechar a conta...sem pagarmos os 10%, registro: "Jaime, querido...MUITO OBRIGADO por ter permitido cuidar de ti, enquanto cuidou de mim. Esteja onde estiver que teu ombro sempre me ajudou em momentos em que precisei."

Valeu, parceiro...