6 de abr. de 2019

Puro Asthral - sinônimo de resistência, perseverança, boas energias e muito samba

       Imagem registrada na grande apresentação  do Grupo de samba, Puro Asthral, na CCMQ, em 2017.



Posentão...

Se existe coisa que motiva meus sentimentos, renova meus sonhos e "agita" meus devaneios e cruzar o caminho de pessoas perseverantes, ousadas, leves e comprometidas com objetivos de comparttilhar sentimentos e energias. Pode parecer exagero, mas não é.
Minha relação com o Coletivo Puro Astrhal não é  nova e tampouco, oportunista na carona do sucesso da roda de samba democrática e popular que transformou a movimentada avenida Borges de Medeiros no endereço mais pulsante às terças-feiras.
Acompanho o trabalho desde os tempos do Projeto "Bebendo na fonte" realizado pelas Comunidades de Porto Alegre cantarolando e sambando com obras clássicas e populares, com a mesma intensidade que muitas produções autorais de sambistas compositores gaúchos.
Em junho, o Grupo prepara o mês de comemorações de seus 9 anos de existência. Ainda não sei onde será, mas a certeza que o sucesso está garantido diante das agendas de compromissos e pessoas que estão sendo apresentadas ao trabalho do Grupo.
Hoje pela manhã, despertei com uma mensagem ao telefone do Juliano Barcelos, o filho do "Cadão" Carvalho (seu Ricardo para os mais próximos) e da dona Vera Daisy, voz principal do Puro Astrhal. Recebi duas gravações de sambas executadas em uma das rodas da Borges. Minhas limitações com as tecnologias impediram o compartilhamento com meus leitores. Enfim...quer conferir o samba dos caras, vá amanhã para Gravataí, ou no próximo dia 21/04, na Banda da Saldanha ou energize-se com o "Samba da escadaria" na próxima terça-feira.
EU RECOMENDO que vá...suba os degraus e cai no samba. O Juliano costuma convocar sambistas que estão passando pelo outro lado da rua, como vez comigo outro dia. Cruzava na outra esquina, distante da roda de samba, e ELE em meio a uma composição de João Nogueira fez uma saudação e me chamou para para a roda.
Descontração, energias, risos, ritmos, batucadas, amizade e muito SAMBA garanto que encontrarão na escadaria da Borges, nas terças-feiras. E vá preparando o gingado, pois "quem não dança, segura a criança..." e juntos irão acompanhar com as palmas da mão.
Vamos??


Em tempo: Na foto, os sambistas do grupo Puro Astrhal, convidados, os compositores Wilson Ney e Nego Izolino, o diretor do show, o pesquisador carioca Marcos Salles e equipe após o show da Casa de Cultura Mário Quintana.