19 de out. de 2017

Casa de DONGA - o samba de nego véio

                                      Acervo pessoal: Fábio (de azul) e Dodô Ananias (vermelho)



               Quando presenciamos familiares reunidos num clima de alegria, amizades e muito afeto logo pensamos na possibilidade de um comercial de margarina. Ou seja, um agrupamento de gente feliz.
               Sinceramente, tenho identificado poucas situações como estas. Enfim, o SER HUMANO anda tão doido nos últimos tempos. E quando este "ajuntamento" acontece numa roda de samba entre parentes?? Putz!! Estou começando a gostar desta função. Era um sábado iluminado por estrelas, a quadra da Praiana lotada para assistir o show nacional da sambista paulista Eliana de Lima e a galera da Batucada do Armazém era um dos convidados para abrir a noite de muito samba. Lá estavam Volnei Neves, Rogério Pereira, Roberto Nascimento, Fábio Ananias e o Titi. Nos arredores, participando da passagem de som havia um jovem e inquieto sambista - Douglas Ananias, que experimentava todos os instrumentos com uma desenvoltura muito positiva.
                Pois, o Dodô cresceu em todos os sentidos. Sambando, batucando e cantando sempre com o tiozão Fábio Ananias por perto, provocavam uma curiosidade entre as pessoas que se aproximavam. Afinal, quem era o Criador ou a Criatura, quando as coisas se misturam?? O "tal" Dodô, o mais jovem já trazia um parentesco com um grande intérprete de Carnaval que conheci - um tal de Nego EDU!! Bah!! Então estes almoços e festinhas familiares não poderiam resultar em outras coisas se não belas e animadas rodas de samba.
"Tá, Edinho, mas onde entra ou fica a tal "Casa de Donga?". Ah, nunca ouviram falar no Vô Donga? Pois, o tal "nego véio" imaginário busca saudar e prestar uma homenagem a todos os sambistas que marcaram as rodas de samba Brasil afora. Quem nunca viu, um nego véio animado numa roda de samba com seu cavaco, ou violão, surdo, pandeiro ou até mesmo, no prato ou no agogô.
Então, caros romanticos e saudosistas...preparem-se...Vem aí o Regional "CASA DE DONGA" e seu samba de nego véio.
            O Fábio Ananias e o Dodô Ananias estão preparando muito Roberto Ribeiro, João Nogueira, Guineto, Zeca, Beth Carvalho, Candeia, Aniceto, Marçal, Jovelina e muito mais. "Tá e se eu quiser ouvir o Ferrugem ou Sorriso Maroto?" Desculpem...é em outra roda de samba!
            EU to convidando e garantindo o sucesso. Vem chumbo grosso aí, hein?? Os "Ananias" estão prometendo coisinhas...

Serviço:

Casa de DONGA - e seu samba de nego véio
Onde? Buteco do Aldo - rua André Belo, 584 - Menino Deus
Quando? 19/11/2017 - domingo (Com qualquer tempo!)
Investimento cultural: R$20,00 - Roda de samba e almoço
Resenhas, reencontros, brindes e muito coisa legal      

Um comentário:

  1. Parabéns ao Seu(nosso!) Brasil. Aproveitando para lembra: "pois, o tal "nego véio" imaginário busca saudar e prestar uma homenagem a todos os sambistas que marcaram as rodas de samba Brasil afora"- comemoramos 101anos no dia 6 de novembro de 1916 registra a gravação do primeiro samba no Brasil, "Pelo Telefone", de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, o Donga. O registro foi feito na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. A partitura para piano é do mestre Pixinguinha. O documento permanece arquivado na biblioteca. Até breve. Clovis

    ResponderExcluir