29 de abr. de 2021

"Tristeza não tem fim"...Será? Reflexões sobre espaços de lazer em Porto Alegre - Parte 1

 

                                          Teresópolis Tenis Clube/2020 -   Imagem do acervo GZH


        Posentão...

        Foi doloroso assistir a matéria em telejornal local sobre a degradação de um dos mais tradicionais clubes esportivos e sociais de Porto Alegre - o Teresópolis Tenis Clube. Um espaço social que já acolheu os mais animados bailes de Carnaval de Clube da Cidade, shows nacionais, festas temáticas, disputas esportivas de equipes amadoras, Confrarias de associados e tantos outros eventos atravessa grave crise financeira.

        Acabei não me aprofundando muito na matéria, mas confesso uma enorme tristeza. Uma instituição de práticas esportivas, de educação, cultura e lazer com duas sedes, uma social e uma campestre, na zona Sul sendo literalmente "saqueada" por estranhos, como mostrou a reportagem. É muito triste.

        As piscinas, os espaços de exercícios físicos e de convívio social que abrigaram muitas familias e amigos, perdendo-se e deteriorando-se lentamente. A ausência e fluxo de pessoas nos seus diferentes espaços "impacta" de maneira violenta.

        Outro espaço de lazer e de referencia esportiva em Porto Alegre - o Ginásio da Brigada Militar, ponto turístico e histórico da Cidade ao ser demolido também impactou bastante. Criado em função da realização da Universíade (Competição Esportiva Universitária Internacional) que ocorreu em Porto Alegre na década de 60, juntamente com outros equipamentos e espaços voltados para as disputas.

        Em outubro de 2017, sem a carcaça do ginásio, destelhado por um vendaval, motivou o Governo gaúcho da época a demolir o centro esportivo e leiloar o terreno, avaliado em R$ 41 milhões, junto à Escola dos Bombeiros. 

        Após a paralisação das obras de demolição o Estado prosseguiu com o leilão do terreno. Como não houveram interessados em área de pouco (?) valor imobiliário o espaço foi oferecido em permuta à Verdi Sistemas Construtivos como contrapartida pela construção de um presídio em Sapucaia do Sul. A empresa receberá a posse definitiva do terreno  depois da conclusão da casa prisional. Ainda não se sabe o que será erguido no local. Particularmente, acho que será construída uma praça bem bonita com muita área verde ao redor. SQN.

        Como em muitos casos, parte da sociedade portoalegrense aplaudiu e parabenizou os gestores públicos por investir numa Cidade mais moderna, mais tecnológica, mais bonita. E a questão histórica?? Ah...quem liga para isso?? Até o Jardim Botânico" e a Fundação Zoobotânica "tomaram um penalti"... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário