25 de set. de 2025

E o meio campo do Armazém vai se completando. Mais um reforço de peso: Mimo Ferreira na área

 


                                                                                            acervo do artista

                        Posentão...

                Apresentando mais um caprichado nome de colaborador de nosso Armazém do seu Brasil: Mimmo Ferreira, multi-instrumentista, arranjador, pesquisador, educador, percursionista e craque na "lida com os tambores" da América Latina.

                E assim o moço chega nos próximos programas para compartilhar suas percepções, conhecimentos, vivências, saberes e muita energia boa em nome de "Batuques e tambores" do Mundo. Narrativas que cruzam a negritude, religiosidade, histórias que atravessam gerações e processos artísticos diversos.

                Eu super recomendo...a árvore balança, sim. Boraaaa...\0\/\0\/\0\/\\0/\0\/


Ariel Lopes - mais um nome pesado que chega no Armazém do seu Brasil

 

                    Posentão...

                    Quando idealizei o Armazém do seu Brasil deseja compartilhar histórias, saberes, percepções, reflexões e tudo que envolvesse pessoas, Cultura Popular, Artes brasileiras, poesia, música, literatura, artes plásticas, cinema, teatro, enfrentamento à preconceitos, ferramentas que pudessem reforçar as lutas de um País mais leve, igual, solidário, perseverante e inquieto, assim como EU.

                    Nasceu o blog, o programa de rádio, esquetes em espaços culturais, juntei pessoas, amigos e familiares. Um mosaico super positivo. No programa de rádio que apresento semanalmente, das 12h30min às 14h30min, onde reencontramos composições clássicas e ou anonimas, músicas brasileiras de diferentes épocas compostas por compositores e compositoras brasileiras de diferentes lugares do Brasil, possam resgatar minhas saudades afetivas pessoais e conhecer muita coisa que ainda não havia desembarcado em meus ouvidos.

                    Para que tudo isso seja possível, este verdadeiro balaio de brasilidades e trocas de conhecimentos, gradativamente, fui me aproximando de artistas, pesquisadores, musicistas, curiosos assim como eu. Para realizarmos juntos uma VERDADEIRA e GENUINA troca de SABERES.

                    Ao comemorar 15 anos de existencia o Armazém do seu Brasil tem o imenso prazer de receber a contribuição de muita gente bacana que chega para somar junto. Assim foi o caso do Ariel Lopes, multi-instrumentista, percussionista, arranjador, compositor, publicitário, produtor cultural, pesquisador e com uma potente trajetória a ser compartilhada conosco.

                    Nos próximos programas, o Ariel chega apresentando um pouco de suas vivências nos diferentes ritmos brasileiros e latino americanos. Do que estou falando? Do samba, do forró, do jongo, do batuque, do candombe, do xaxado, do rock, do bolero, do sertanejo, da música nativista. O "homi" falará sobre ritmos e percussões.

                    Tá dado o recado....agora é só esperar sua contribuição que chegará quinzenalmente no Armazém do seu Brasil de todos os domingos.

                              Vamos? Então "pule dentro" na BATUCADA...0/0/0/0/0/0/0/0/\0\/\0\/\0\/\\/   

16 de set. de 2025

Porto Alegre pulsa com Artes, Música e Brasilidades - Choro, Jazz & café


                                                              Acervo do Choro, Jazz & Café


            Posentão...
            Perambulando pelas ruas de Porto Alegre em busca de potencialidades das artes e da cultura parei defronte ao Choro, Jazz & Café, no bairro Santana. Um lugar movimentado, aprazível e com boas energias.
            Ao aproximar-me fui ouvindo um clássico de Pixinguinha que vinha direto da roda de músicos que, "sentavam a mão e o coração" em seus instrumentos. Imaginem, uma roda de choro com bandolim, cavaquinho, percussão, flauta, saxofone, violão e uma turma de "cantantes" ao redor. Depois do clássico "Carinhoso", vieram temas de Valdir Azevedo, Altamiro, Adoniran, Ivone Lara e muito mais.
            E a roda de choro? Alguns músicos presentes eu já conhecia de outros lugares, mas foi muito positivo conhecer a performance e o acolhimento de outros craques, além do Fábio Cabelinho e do Elias Barbosa. 
            Ao me aproximar para um rápido papo com o responsável e idealizador do lugar, @césio sandoval, amigo comum de outros amigos meus, pude ouvir, em pouco tempo, uma síntese de muita coisa bacana que o lugar e seus encontros oferecem. O moço da imagem, o sr. Césio, é um generoso e inquieto BRASILEIRO com letras maiúsculas. Sua generosidade em espalhar conhecimentos em nome das artes de Porto Alegre, do RS, do Brasil e do Mundo com seus Projetos culturais que pulsam sua cabeça e suas mãos junto ao pandeiro são imprescindíveis para o fortalecimento e difusão da multiplicidade cultural de nossa gente.
            Francamente, eu super recomendo a quem não conhece o local e as propostas do pesquisador, advogado, professor, multiartista e "provocador" Césio Sandoval, em nome das Artes e das Brasilidades, não perca tempo...Compareça e prestigie um espaço que oferece diferentes manifestações culturais que vão à Orquestra de metais, canto até o samba malandreado do Nego Izolino, aos domingos.
            Eu fui, registrei o som, acolhi o abraço e já estou combinando um café para aproximar as coisas do Armazém do seu Brasil e o Choro, Jazz & Café.
                     Vamos?





 https://www.instagram.com/chorojazzcafe/

Nome e voz nova no Armazém do seu Brasil - Tá chegando na área o Paulo Joel ou "Joe Felix" para os mais chegados

 

                                              Fonte: https://www.acidadeon.com/araraquara/lazer-e-cultura/discotecagem-brasilidades-e-                                                                            destaque-no-bar-do-zinho/


            Posentão...

            Buscar o constante compartilhamento de idéias, saberes, reflexões, energias e bons sentimentos são iniciativas que, mantenho desde o início do propósito de exaltar e movimentar as coisas do Brasil. E assim busco fazer ao aproximar-me de "brasileiros e brasileiras" que acreditam nas mesmas potencialidades que temos no contexto de Brasilidades, Negritudes, Artes, Revolução social, reflexões diversas e busca incessantes de trocas e redescobertas.

            A participação de convidados especiais no percurso não é uma novidade. Desde cedo, reconheço que os vôos mais altos e potentes devem ocorrer de forma coletiva. O brilho em carreira solo é garantido, porém a longevidade das trajetórias potencializam-se se forem compartilhadas.

            Estas palavras são necessárias para anunciar novidades na composição do Armazém do seu Brasil, chegada de novos e novas colaboradoras nos programas semanais de rádio pela web. O primeiro nome que chega em 2025 é Paulo Joel Felix Ramos ou " Joe" para os mais próximos. Comunicador, jornalista, pesquisador e apaixonado pela música e poesia do Brasil chega ao Armazém para compartilhar seus "olhares pessoais" sobre a obra de artistas brasileiros. Assim sistematicamente, com participações quinzenais, semanais ou quando entender ser possível, suas percepções sobre o cancioneiro brasileiro. Com sua larga experiencia idealizou e apresenta o "Vitrola News" uma revista eletrônica em formato de programa de rádio recheado de informações e boa música brasileira.

            Então o reforço tá apresentado. Quando é sua estréia?? Dia 13.09.25, no Armazém do seu Brasil, o NOSSO PROGRAMA de rádio, das 12h30min às 14h30min, na www.radioestacaoweb.com

            Confere lá...Super recomendo a audiência.

                         Forte abraço e até lá...    


25 de ago. de 2025

Guaira Soares - a voz feminina do Armazém e suas múltiplas funções - Produtora executiva, é mole?

 
                                                                                         

                                                                                               acervo da artista                  

        Posentão...

        Não basta ser apenas cantora e compositora, quando há identificação nos processos evolutivos, busca de sonhos e comprometimento com as parcerias e os laços de amizade as conexões amplificam-se.

        Na imagem da Guaira Soares, no palco principal do Teatro de Arena, aparece o violonista e amigo do Armazém do seu Brasil, Dédo Pereira e seu violão sete cordas. Tudo isso na maior energia durante a performance musical intitulada "Fragmentos de Ivone e Aldir".

        Dessa vez, a artista não só assume um dos microfones da retomada e reencontro da Batucada do Armazém, ao lado dos sambistas Luciara Batista e Mauro Sorriso + um regional "cascudo" de samba, nos espaços da Claudinha Gastrobar - av. Pernambuco, 2305 - São Geraldo/Porto Alegre como assina a produção executiva do Projeto "Sambas e batuques do Brasil". É mole? Além de cantora, compositora, musicista, mãe, trabalhadora, agitadora cultural...agora PRODUTORA CULTURAL. Eita, mulher inquieta.

        A noite promete muita coisa boa em nome da música brasileira. Releituras de clássicos do samba, nas contas de Candeia, Aragão, Ivone Lara, Bete Carvalho, Cartola, Leci Brandão e muito mais.

        Roda de samba, sorteio de "mimos" a ser sorteado entre os 50 primeiros que adquirirem os ingressos antecipados a R$20,00.

        Maiores informações: +55 51 99212-1975 - Guaira Soares


Em tempo: O que será sorteado? Um kit do Armazém - uma caneca personalizada, uma cachacinha, um copinho e um cd do sambista Carlinhos Presidente. Vamos?

23 de ago. de 2025

Luciara Batista - a voz do samba da Região Metropolitana para o Mundo

 

                                                                                    acervo da artista

            Posentão...

            Duvido que alguém que circula no Mundo do SAMBA no RS e na região Sul não tenha ouvido falar de uma das "Damas do Samba" do Sul - Luciara Batista, de Canoas para o Mundo.

            Após , algumas tratativas e ajustes nas agitadas agendas profissionais e artísticas, a querida Guaíra Soares e o Mauro Sorriso, amigos comum, conseguiram o contato onde pude me aproximar da Luciara Batista. Confesso um sonho antigo, me aproximar de pessoas que caminham nas mesmas calçadas. 

            A sambista promete se juntar à Guaira e ao Mauro e soltar a voz com muito Jorge Aragão, Ivone Lara, Leci Brandão, Guineto, Cartola, Noel Rosa, Candeia, Arlindo Cruz, Beth Carvalho e muito mais. Um farto repertório de sambas bacanas.

            Em tão que seja uma particapação brilhante como sempre foi na avenida ao longo do Carnaval ou nos palcos da Vida cantarolando o "Samba nosso de cada dia".

                    Seja muito bem-vinda...sinta-se em casa, querida Luciara, pois o Armazém te espera de braços abertos. 

O reencontro com a Batucada do Armazém - dia especial de compartilhamento de boas energias


           Posentão...

            Depois de alguns meses em estúdios, bibliotecas, terreiros, espaços culturais, quintais, esquinas da Vida, bares e botecos e tantos outros espaços decidimos atender os inúmeros pedidos de retomada de nossas coisas. Literalmente, após as "águas baixarem" decidimos reunir uma turminha bacana para uma boa roda de samba e resenhas.

            Nos microfones principais estarão as cantoras sambistas Guaira Soares (a voz feminina do Armazém), Luciara Batista, de Canoas para o Mundo, e o Mauro Sorriso, acompanhados por requintado regional de músicos de biografias potentes. 

            E onde vai rolar toda a função? No espaço de gastronomia, Cultura e entretenimento do São Geraldo - CLAUDINHA Gastrobar - av. Pernambuco, 2305 - Porto Alegre. Muita música boa, releituras de clássicos, música autoral e descontração para todos os lados. A troca de boas energias está garantida.

            Investimento cultural? R$20,00 (Preço único) - antecipados promocionais irão concorrer a um kit do Armazém (caneca exclusiva, cachacinha Descarrego, copinho e um cd do "sambista do povo" Carlinhos Presidente.

            Maiores informações e reservas? (51)  99212-1975, com Guaíra Soares....

             Não fica de fora...o reencontro promete 0\0\0\0\0\0\0\0\0\

            


 

15 de ago. de 2025

O samba esquenta no Expresso 51, da Reação FM - Guaira Soares e André do Banjo juntos na resenha e roda de samba

                                                                                          acervo da artista
                                       

                Posentão...

              Amanhã, a locomotiva que percorre os trilhos na maior viagem brasileira de todos os tempos como é conhecido o EXPRESSO 51, recebe as presenças ilustres da voz feminina da cantora, compositora, agitadora cultural e a voz feminina do Armazém do seu Brasil @guairasoares e o arranjador e instrumentista @andrédobanjo para juntos ao sambista Carlinhos Presidente - o sambista do povo, que desembarca direto da Cidade das Hortensias para uma roda de samba e resenha bastante animada.

            Com produção artística do Luis Fernando Silva e apoio técnico do Celo DJ e Wiliam, apresentação do Edinho Silva e direto de "Sampa" a participação do comunicador Edgar Santos, da Revista Enfoque Musical.    

            Não percam!!´Será neste sábado, dia 16.08.25, das 10h às 12h. Baixe o app da emissora www.radioreacaofm.com

            Bora cair no samba conosco. 0\0\0\0\\0\0\0\0\0\0\0\0

                                


Roda de resenhas e sambas no Expresso 51 da Reação FM - Carlinhos Presidente, o "sambista do povo", um dos convidados

                                                                                   

        Posentão...

        Após um período intenso de ajustes e negociações na agenda do artista @carlinhospresidente - o "Sambista do povo" será possível apresentar no próximo sábado, dia 16.08.2025, uma super roda de samba e resenha no programa de rádio EXPRESSO 51, apresentado das 10h às 12h, na www.radioreacaofm.com 

        O programa além de sua ousada programação musical, contará ainda com as participações dos sambistas e compositores convidados @GuairaSoares e @Andredobanjo. Sob supervisão técnica e artística do Luis Fernando Silva, muita coisa bacana está sendo idealizada.

        Não fica de fora...a descontração e a boa música cai dentro. Embarca conosco, na viagem mais brasileira de todos os tempos.

        Bora, sambar?    

 

3 de jun. de 2025

Guaira Soares - a voz feminina do Armazém SAMBANDO no Quintana

 

            acervo da sambista

            Posentão...

            Quando fomos apresentados ao "Samba do Quintana", uma potente ação cultural que reune uma produção "de grife" assinada pela inspirada, competente e ousada atriz, pesquisadora e jornalista Bruna Paulin que apresenta o grupo de samba do talentoso Thiago Ribeiro & amigos, que reune a juventude do Paulão do pandeiro, alguns outros sambistas que a memória não ajuda, com a maturidade do Fernando e do Marcelo Rossi. Putz!! A coisa não é para fracos e fracas...

            No próximo domingo, dia 08 de junho de 2025, a partir das 16h, aquele trecho aconchegante da Casa de Cultura Mário Quintana irá ferver com força máxima. A convidada da edição é a queridíssima Guaira Soares, mulher negra, periférica, mãe, irmã, dinda, cantora, ativista social, compositora, papo reto, solidária, assistente social (inspirada na história de Ivone Lara) e muito mais. Está faltando alguma coisa?? Sim. A moça é a voz feminina titular do "seu, do meu, do NOSSO ARMAZÉM do Seu BRASIL". Presença constantes nas ações culturais que tem a minha assinatura.

            Então, para conferir que a sambista e a turma do Thiago, amigo do Léo Verna, irão colocar até o poeta, dono da casa, a sambar já avisei...chegaremos por lá com umas 5 kombis lotadas de parentes e amigos para cairmos no samba.

            Azar..."a gente não perde o prazer de sambar...". Vamos?  

    







                    





1 de mai. de 2025

Uma tarde inesquecível em São Paulo - Com boas companhias e a música do Naninha e sua turma

 


                                                                                acervo pessoal do Naninha


        Posentão ...
        Há 20 anos ganhei de presente de um grande amigo uma cópia de um cd do Naninha. Seu canto era diferenciado e e muito original na interpretação de grandes sucessores imortalizados por cantores e cantoras do Brasil. A lista é grande que vai da Beth Carvalho, Benito di Paula, Demonios da Garoa, Leci Brandão, Neguinho da Beija-flor, Alcione, Roberto Carlos (como mostra a foto) e tantos outros.
        Na companhia da minha mulher Patrícia e da cunhada Raquel e seu marido Régis, um quarteto legal de passeios pelo Brasil, fomos "turistar" em São Paulo na Páscoa. De lista de roteiros turísticos nas mãos oferecidos por filhos e amigos partimos para a "terra da garoa". No primeiro dia, quando estávamos traçando e montando nossos passeios fiz um pedido inusitado ao grupo. Gostaria de sugerir um único passeio: a Feijoada do Bar Brahma, na esquina da Ypiranga com a avenida São João e assistir o cantor paulista presença constante nas audiçãos que faço para o Programa de rádio que faço semanalmente.
        Toparia qualquer outro passeio. Incluindo ser jogado no Rio Tiete. Queria mesmo era assistir o sambista de Vila Maria. Chegamos no bar, no horário da apresentação do moço, local da feijoada que apresentaria-se num dos 3 espaços do luxuoso bar. As filas para a entrada no local eram assustadora. O bar apresentaria valores distintos de couvert artístico. O mais caro deles era o do espaço onde o Naninha cantaria.
        Quando chegou nossa vez na fila, quando questionados para qual espaço tinhamos reservado mesas, informamos que não tinhamos realizado as reservas e gostariamos de assistir o SHOW do Naninha. Resposta da moça: "Infelizmente, não tem mais acomodações por lá e tenho uma lista de espera....Pensei com meus botões..."Como o ingresso mais caro, está super lotado?" Tentei com a justificativa de ter vindo de Porto Alegre e tal.
        Sensível aos apelos, entrou no bar e retornou com uma notícia. "Consigo 3 cadeiras numa única mesa, num local atrás de uma coluna. Topam?" Putz!! Vir de tão longe e não ouvir o moço?? Era muito para minha fé.
        Aliás, FÉ é o que não falta ao Naninha, devoto fervoroso de Nossa Senhora Aparecidar...contou inclusive no palco como aproximou-se do Roberto Carlos e de todas as coisas que circulam próximo à Santinha.
        Enquanto esperávamos a comida, fui dar uma circulada pelo bar para conhecer de perto o que só via pelo youtube. Ao cruzar o palco, avistei o Naninha sentado numa mesa próxima ao palco, sozinho e descansando do primeiro set musical apresentado. Não tive dúvidas. Fui ao encontro do cantor para uma rápida troca de idéias. A curta conversa rolou, algo em torno de uns 10minutos, o suficiente para a principal estrela daquele lugar, solicitar a intervenção de um de seus músicos para conversar com o gerente do espaço e nos acomodar um pouco mais perto da banda e do cantor.
        Bingo! E o Universo conspirou a nosso favor. Fomos alocados numa mesa a poucos metros do show e das apresentações do cantor(algo tipo gargarejo). Por 4 horas inesquecíveis assistimos um seleto repertório, show de passistas e mulatas do Carnaval Paulista e o Naninha cantando olhando na direção da nossa mesa um dos hits preferidos aqui de casa. Pelo menos da Paty.
       Com instrumentos de metal, contrabaixo, violão e percussões pudemos ouvi-lo "...Nossa senhora, me dê a mão...Cuida do meu coração..." Demais.
        É o cantor residente há quase 20 anos no Bar Brahma, no endereço mais poético da Capital paulista.
     Sei lá...se tem gente que dorme nas filas de shows e espetáculos para assistirem artistas internacionais, EU sou mais modesto...Um "brazuka" de grife como o Naninha me basta muito.            
 
https://www.youtube.com/watch?v=4QmvZUv3TCw