27 de jun. de 2011

Aves à mesa



Tia Cenira nos contou que, no último domingo, na companhia do Dr. Totonho, foi almoçar na casa de amigos e presenciou a maior cena constrangedora dos últimos tempos, em termos de requinte à mesa. Ao chegar foram recebendo os quitutes das entradas e o aviso que o almoço atrasaria um pouco. Aguardava-se um médico e professor universitário famoso amigo dos donos da casa que chegaria da Espanha naquele dia. O cardápio anunciado seria além de pratos italianos alguma iguaria com carnes de caça. Perdizes, mais precisamente. Um pouco depois das 13h, o ilustre convidado chegou no local. Todos passaram à mesa.
Tudo transcorria normalmente,  vários talheres, pratos diferentes, guardanapos de pano. Tudo na mais alta sofisticação. Foram servidos codornas ao molho canadense, antecipando as perdizes(prato principal). O refinado professor Moratto perdeu a classe. Além de limpar seu prato completamente, não tirava o olho do vizinho da esquerda e da direita. E num lance de agilidade(?) e cara de pau, passou a recolher ossos e resíduos de carne nos pratos alheios. Para espanto de todos, principalmente da Tia Cenira que um pouco confusa perguntou ao marido: "Em Madri, comem assim?". O sempre discreto Dr. Totonho, aproximou-se do convidado e "sutilmente" perguntou: "Meu senhor, são novas maneiras européias, fome, gula ou genética de ogro??". O cara de pau respondeu: "Nem sei o que é, mas fora não vai!!!". O casal amigo do Armazém discretamente levantou e nem comeu a sobremesa.
Eta gente grossa!!! Os entendidos de etiqueta dizem que carnes de aves come-se com a mão. Porém, comer carne de bicho, "TIPO BICHO, é brabo".
Eu concordo.

Edinho Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário