28 de out. de 2013

Os reis também choram


            Eu ainda era criança quando o Roberto Carlos - o Rei (?) cantava e dizia..."Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar...". Acho que, ELE queria mesmo é investir em quem comprasse seus discos, comparecesse aos seus shows, viajassem nos Cruzeiros e coisas parecidas.
            Pois, chegou o FACEBOOK uma ferramenta de aproximar as pessoas mais distantes, proporcionar reencontros, manifestações e tudo mais. Por ocasião, da comemoração do aniversário da Batucada do Armazém, no último dia 27/10/2013  realizada no Clube Silêncio, uma bela casa noturna da Cidade Baixa, que nos recebeu de uma forma simpática, acolhedora e muito respeitosamente  no domingo acionei todos mecanismos de comunicação que dispunha para arregimentar uma galera significativa para o evento. Fiz material gráfico, boca a boca, nossos amigos da imprensa, da coluna de samba e Carnaval mais lida do Estado - Chora cavaco colaboraram e anunciaram na coluna do Diarinho, os blogs de Carnaval BATICUMBUM e o Setor 1,  contribuiram igualmente, anunciei no meu programa de rádio e no armazemdoseubrasil.blogspot.com. Só faltavam as redes sociais. Sim, acreditem o facebook da Batucada possui 4.969 amigos no tal "Facis", como diria o Mussum. Todos os dias chegam inúmeros convites para novas amizades. A estes enviei, exatos 4.382 convites para o evento. O Volnei, a liderança do grupo possui 835 amigos. O Fabio Ananias outros 1.108 amigos. O Roberto Nascimento, 2.148 amigos. O Rogério Sete cordas, o do violão, possui 288 amigos. Eu, Edinho Silva, 606 amigos. O Mauro Peixoto, 653 amigos. O mailing da casa atinge os 8.000 endereços. Conseguiram contabilizar quantas pessoas envolvidas nos contatos?? Não?? Nem eu. Não vale a pena somar.
            Por que toda esta resenha?? Simples. Frustração e tristeza. Depois de 6 meses de negociação com o Arthur, do Silêncio, para que uma festa de samba de raiz ou partido alto (ou de verdade, como queiram??) ser incluído na disputadíssima agenda do bar, uma oportunidade legal para os ritmos brasileiros gradativamente retomar seus espaços na Cidade Baixa contabilizar um pouco mais de 15 pessoas. É muito pra minha cabeça!!! Uma sonorização muito boa, lustre luxuoso, cortina requintada, bebidas geladas, segurança de primeira, banheiros limpos, mesas e cadeiras confortáveis. Tudo para favorecer uma boa festa. Meses e meses de ensaios dos grupos. Ufa...às vezes acho que a Alcione exagera um pouco, quando afirmou..."Não deixem o sambar morrer...". Chego a pensar que ELE, o samba poderia morrer numa noite como ontem, para num dia ensolarado como hoje, renascer melhor, diferente. Nas composições?? Não, nas posturas de quem o aprecia.
           Confesso. Eu não queria um milhão, 2.000 ou 500 pessoas presentes. Pretenciosamente, eu só queria uma parcela daqueles que postam convites, deixam recados, ou um pequeno grupo dos que fazem parte da legião que NAS REDES SOCIAIS (nas banais relações de redes sociais) e até mesmo daqueles que vivem de alguma forma convidando a Batucada para uma "canjinha" nos aniversários, nos batizados, nos galetos e sei lá aonde.
E os convites via redes sociais?? Nos poupem. Não vai na minha, não vou na tua. 
E aos fiéis e "confirmados" que compareceram puderam compartilhar muitos sambas legais, boas conversas e risadas. A estes, nas suas, parafraseando Sidnei Magal  "...me chama que eu vooouuuu!"...
Abraços,

Edinho Silva

Um comentário:

  1. Caro amigo, mestre e guru Edinho....infelizmente não pude comparecer por motivos de distância física. Se estivesse em Porto Alegre, não faltaria de forma alguma. Não deixaria de prestigiar um lugar bom, cerveja gelada, MÚSICA DE QUALIDADE que dificilmente encontramos hoje em dia nas noites da cidade, mas PRINCIPALMENTE para prestigiar tua AÇÃO...muito mais do que uma ação, uma FILOSOFIA....Mesmo quando estou longe, saiba que VIVENCIO e TORÇO por cada projeto teu...E saiba que sempre que possível, tu pode contar com meu apoio e admiração...
    Não desista....

    "Não deixe o samba morrer"

    Grande beijo

    ResponderExcluir