10 de mar. de 2014

Preto na tela e no campo



           Neste momento, após os episódios racistas recentes do mundo da bola envolvendo o árbitro Márcio Chagas da Silva, os jogadores Tinga e Arouca seria uma atitude oportunista e politicamente correta apresentar alguma consideração?? Sinceramente, não vejo dessa forma. Em 2013, apresentei no Programa de rádio "Armazém do seu Brasil" uma proposta de reflexão sobre a participação dos negros no Futebol. Na oportunidade, compartilhei um depoimento do treinador Lula que denunciava a escassez de oportunidades para os treinadores negros nos principais clubes brasileiros. Naquele momento, apenas o treinador Cristóvão Borges estava em atividade (no Vasco).  Atualmente, o ex jogador Jaime de Almeida Filho, treinador do Flamengo, mantém a ponta de destaque no cenário dos grandes clubes. E os outros treinadores, onde estão?? Negros no comando dos clubes, os dirigentes?? Parti para a pesquisa e desisti. O número é tão pequeno e espantoso que não levei adiante a pesquisa. Outro dia, comento um pouco mais sobre a história do Fluminense, o tal time do pó de arroz.
           Por que falar das oportunidades e não das manifestações agressivas?? Simples. Entendo ser um racismo calado. Atletas de pele negra talvez sirvam para marcar gols, dar dribles, defender ou impedir grandes jogadas. E planejar taticamente as equipes?? Ora, chance para pensar?? Pra que?
E o assunto do momento: ofensas ao árbitro Márcio Chagas da Silva, bananas no carro e gritos vindos da torcida?? Quem o conhece pessoalmente, como EU, não consegue imaginar o trato, educação, cavalheirismo com que trata seus alunos, pares árbitros, pessoas próximas e principalmente, os atletas das equipes envolvidas nos jogos em que atua. Com destaque nacional suas atuações são marcadas pela rigorosa aplicação das regras do futebol e o tratamento dados aos jogadores. Numa manifestação imediata ao fato, o jogador D'Alessandro manifestou-se apoiando da seguinte forma: " Tô contigo, Márcio. Não tem cor, religião nem nada que faca diferentes as pessoas, somos todos iguais !". E assim sucederam-se manifestações Brasil afora.
          Torço do fundo do meu coração que, o jovem treinador Roger Machado, atuando no Juventude, de Caxias do Sul, cidade vizinha a Bento Gonçalves, tenha muito sucesso na condução do time alvi-verde. E que um dia possa ler em notas garrafais que a Deise Nunes juntamente com as musas do Carnaval 2014, Juliana Alves e Cris Vianna, as atrizes Camila Pitanga e Adriana Alves (na foto com o francês Olivier Anquier) recepcionando a atriz mexicana, quase queniana, Lupita Nyong'o (premiada com o Oscar de melhor atriz coadjuvante) numa futura FENACHAMP - Feira nacional do champanhe.
       Seria moda respeitar PRETOS, AMARELOS, INDIOS, BRANCOS, AMARELOS, MARRONS?? Prefiro acreditar que não. E parafraseando, a atriz premiada:"Não importa de onde você venha, seus sonhos valem a pena". E assim seguimos nossas maluquices, Armazém do seu Brasil afora, amando as mulheres lá de casa. Uma loira, uma ruiva e uma morena.
Tenho dito.
 
Abraço a todos, Edinho Silva. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário