14 de abr. de 2014

Lazer - ingrediente para uma vida saudável



             "Posentão, precisamos movimentar as coisas...nada deve ser inerte e estático. E praticando, refletindo e por que não estudando as coisas do lazer??", como diria o Carlito Trovão no intervalo da roda de samba. Assim identifico uma situação, hoje, imprescindível para enfrentamento da vida moderna e suas doideiras.
            Sim. Precisamos, merecemos e buscamos momentos e espaços de lazer em nossas vidas. Ao buscar habilitação à uma vaga no curso de Gestão Desportiva e de Lazer no IFRS/Restinga como fiz em 2013 sequer imaginava a transformação que receberia nos próximos dias e anos na minha vida. Discutir sobre tecnologias modernas, comportamento humano, resgate e nostalgia de nossa infância, tendências contemporâneas do desporto, a movimentação da cultura e sociedade, idiomas, gestão e administração de eventos esportivos, teóricos inquietos e profundos (Pierre Bourdieu, De Masi, Guy Debord, Marcelino e outros tantos) era desafiante.
                O tema da redação foi o carro chefe: "Lazer é luxo ou direito??". Putz, por algumas horas escrever sobre algo que pensamos que dominamos, ou merecemos, ou não somos parte disso é provocativo, de fato. Afinal, o direito ao lazer serve de essência para a transformação e realização de inúmeros outros direitos fundamentais. Resumidamente, também contribui para melhorar a vida humana.
                Com a garantia assegurada pela Constituição Federal (vide  – artigo 6º, caput, artigo 7º, IV, artigo 217, § 3º, e artigo 227). O que estamos esperando para nos apropriamos de tal direito??
Arregaça as mangas e segue o rumo do teu próprio coração (desculpem a brincadeira, mas não poderia perder a oportunidade de realizar uma singela homenagem a um colega de aula, meu querido Juarez Alves "Pitoco", o guri do Alegrete).
              Falando sério...te agenda aí: Gestão Desportiva e de Lazer, IFRS/Restinga, - PROCESSO SELETIVO 2014/2 - 30 vagas.
O período de inscrição será de 06/05 a 10/06.
As provas serão aplicadas no dia 06/07/2014 - domingão.
O período para solicitação de isenção da inscrição 14/04/2014 até 22/04/2014.

Vai pipocar?? Nós, acadêmicos do curso e um "timaço" de professores, os servidores e toda a comunidade do IFRS/Restinga te esperamos.
Abração,

Edinho Silva

Um comentário: