10 de jun. de 2014

Ausência de ídolos




             Possivelmente, muito amigos torcerão o nariz para esta postagem, porém preciso confessar uma coisa: Refletir é preciso. SEMPRE!!
            Com toda a tristeza que abala a torcida colorada, gremistas, esportistas e simpatizantes da bola o que mais tem se falado nos últimos dias (lógico, depois das compras do Felipão no Super com a esposa, das cuecas do Neimar, entre outras coisas) é a trágica morte do ídolo rubro Fernando Lúcio da Costa - o Fernandão. Respeito a dor da família, dos familiares e amigos mas, tem uma coisa que está me inquietando. Não seria uma injustiça com outros craques que passaram pelo clube as tais homenagens, incluindo um boato que circula pela Cidade?? Estou falando sobre a troca do  nome do novo viaduto da Padre Cacique que irá se chamar Abdias do Nascimento - jornalista e artista plástico (ver http://premioabdiasnascimento.org.br/w/quem-foi-adbias-nascimento).
          Nada pessoal contra a homenagem ao jogador colorado, mas por que não uma sala no Beira Rio?? Uma piscina no parque gigante?? O portão 2?? Ou outro monumento?? Sinceramente, nem Gigantinho e, tampouco, o Viaduto. 
            Outro dia conversava com um amigo argentino, Ramon Alejandro, artista plástico do atelier 1, e ELE me alertava sobre o fato de Porto Alegre não possuir obras de artistas negros espalhadas por seu parques e pontos turísticos. Nos museus e pinacotecas também verifica-se esta triste realidade. Enfim, não sei ao certo quais os motivos?
           Quando soube que o viaduto charmoso, vizinho dos Imperadores poderia ser chamado de Abdias do Nascimento confesso que vibrei muito. Onde conheci o moço?? Num curso de formação para Lideranças negras promovido no ano passado pelo pessoal do DEDS/PROREXT/UFRGS. Ouvi várias intervenções de estudiosos, pesquisadores e contemporâneos do poeta Abdias.
            Sei lá...EU não trocaria o nome do Viaduto.
 
Edinho Silva - bastante triste, com a morte trágica do jogador, com a carência de ídolos das pessoas neste mundo louco e com a remota possibilidade de troca de homenageado.
 
Em tempo: Desculpa...Escurinho, os colorados não queriam te magoar!! Sim. Muitos dos que xingaram o Fernandão no portão 7 (ou 8??), hoje choram sua passagem. E acho que esqueceram de ídolos como tu!! Perdoe...ELES não sabem o que dizem.  
 
 
 
 




Um comentário: