24 de out. de 2014

Arte, humor e boa música para tolerar os diferentes




Meus queridos e queridas...

            As redes sociais aproximam e afastam as pessoas numa fração de segundos. Da mesma forma que o amigo de infância para perto, o momento atual de cada um permite e motiva um AFASTAMENTO pra além-mar. Ou até mesmo a exclusão da relação de amizades.
E falar sobre políticas nas redes?? Putz. Quanta coisa a pensar?? Tem pobre que já trocou a tv, o "piso" (maldito Tumelero!), foi ao Natal Luz, ao RJ e entrou na Faculdade Pública. E tem coragem se sacudir bandeira do candidato 45?? Barracos com o rosto do mineiro e do "Mr. Caxias" e pessoas protestando contra os roubos da Petrobrás e tal?? E o carro véio nas garagens?? Ou o semi-novo trancando a Ipiranga. Sei lá, prefiro o Aeroporto Salgado Filho cheio de gente vestindo camiseta regata, neguinho passeando na Lapa(RJ) ou até mesmo, amigos das periferias com dificuldades em estudar porque decidiram acessar artigos acadêmicos, fazer vestibular e buscar espaços via educação formal superior. Dizer o que?? Desculpa, seu João do Brasil mas usei teu Armazém para soltar meu grito trancado!! Discutir o "piso" no Tumelero...é dose!!! Foi pior do que o Jardel, afinal o filho da dona Elza tem um histórico político considerável.
Aos amigos...desculpas sinceras, mas tem coisas que não aceito. Para os mais chegados, empresto meus livros, meus filmes, meus discos...vamos conhecer melhor o Brasil de todos os tempos.
             Meu carinho e meu compromisso "Não brigo com ninguém por futebol, política e coisinhas que não lembro!!". Mas se acaso não concordares comigo em algum tema. Nem me fale..Fiquemos em silêncio ou falaremos de outros assuntos. Fechado??/

Minha postagem no facebook, dia 24/10/2014
" Meus queridos e minhas queridas...
Prometo que não limitarei meus comentários sobre política nesta última postagem. Acreditaram?? Lógico que não...Quem me conhece de perto sabe que proponho reflexões o tempo inteiro (ou busco elas, com os mais jovens, mais velhos, com amigos da iniciativa privada, com divergentes do setor público...enfim inquieto!!). Política partidária se discute sim. Questiona-se e busca-se soluções para alianças vergonhosas, algumas fracassadas, um olho ma...is crítico em quem governa, outro em quem governou em outros tempos. Observando atentamente quem se intitula "operário" e lesa o país na mão grande. E mais atento ainda, em quem é Doutor, fala 3 idiomas, estuda no estrangeiro, "sabe TUDO de povo" e o que menos fazia é brigar por justiça social. Coisas da vida!! Vida fácil, de quem talvez não conheça de perto determinados problemas que a grande maioria dos brasileiros atravessa. E o que dizer daqueles que conhecem e "fingem" desconhecer?? Assunto para outro dia...E a crítica severa no político, quando na prática SOU MUITO PARECIDO...Igualmente, assunto para outro dia!!
Ficou grande o texto?? Desculpem...Assim passa a raiva. De quem?? Daquele que não olha filme nacional além do Tropa de Elite, aquele que não busca informar-se sobre a história do Brasil, que não tem coragem de ler Jorge Amado, Suassuna, Luis Fernando Veríssimo, Milton Santos, Darci Ribeiro, entre outros. Daqueles que NÃO LEEM a música do Gilberto Gil, do Lenine, do Chico, do Gonzaguinha (este era nordestino...não conta!!!#‪#‎Desculpa‬, Nordeste...ELES não sabem o que dizem!! vergonha alheia!!).
Sou brasileiro, de estatura mediana, nascido em Porto Alegre e acadêmico de um curso superior proposto na famosa Vila Restinga. Mas como um curso Superior lá naquela distância?? E tem grife?? E como?? Um corpo docente, com doutorados e mestrados, nas melhores Instituições de Ensino do País e em alguns casos no Exterior. Não perde em nada para as chiques Universidades do Vale do Sinos. Por que tudo isso?? Tristeza. Ao avistar gente da periferia que trocou sua televisão para ver a Copa do Mundo e o Carnaval. Aliás, os mesmos vão ao RJ de duas a 3 vezes por ano (Pergunte a CVC?). Enfim...tá ruim?? Estava melhor antes?? Sem ações afirmativas, sem Polícia Federal atuante, sem engarrafamento nas ruas?? Tenho dúvidas...Aliás, certeza. De que quando penso e escrevo sobre o futuro do RS e do Brasil preciso ter vigilantes opositores nas linhas do Congresso, das Assembleias, nas Câmaras. Desculpem a extensão do texto, mas o troço é sério!! Ora, discutir piso no Tumelero??
E os demandos da Petrobrás?? De Santa Cruz, do Bohn Gass?? Tem que investigar...E PUNIR...TODOS os culpados...SEMPRE!!
To fazendo a minha parte...como diz o samba!!!
https://www.youtube.com/watch?v=jxh3FxJgIWc

Nenhum comentário:

Postar um comentário