3 de out. de 2014

Em tempos de eleições, um bate papo com a turma do Armazém


 
          Nas últimas semanas os assuntos que mais circulam pelas cidades brasileiras são as eleições para o Governo, Assembléia Legislativa, Congresso Nacional, Senado e a Presidência da República. Propagandas políticas espalhadas por todos os lados. Altos investimentos nas gráficas, agencias de propaganda e jingles. Cavaletes "decorando" as ruas e bandeiraços nas esquinas movimentadas. Horários políticos nos rádios e na tv, cabos eleitorais comprometidos (alguns enlouquecidos), alguns moderados, outros cegos, alguns remunerados outros voluntários. Candidatos com nomes esquisitos e plataformas esdruxulas. Falsas promessas de um lado, compromissos sérios de outro. Candidato do partido A detonando a candidata do partido B. Alianças duvidosas, agressões nas redes sociais, denúncias infundadas e outras pertinentes. Enfim, uma efervescência completa.  
            Reuni a galera do Armazém para conversarmos sobre o tema antes do churrascão e da roda de samba de todos os domingos. Muitas opiniões divergentes, porém respeitosas. Algumas contundentes, outras amenas, mas tudo dentro da ordem civilizada de uma reunião entre amigos. Como sempre o primeiro a manifestar-se foi o inquieto e rebelde Zeca do Surdo: "Pô, mermão!!Que palhaçada é esta que andam dizendo por ai ou espalhando nos adesivos dos carros?? Não viram?? Está escrito o seguinte: "EU NÃO DESISTO DO BRASIL". Ora, bolas!! Que coisa sem noção, né "meissmo"?? Putz. E não é que o "homi" tem razão?? Tanto slogan bacana, bem humorada e tal. Este da desistência do verde e amarelo é infame demais. O tio João do Brasil é mordido com os candidatos da Bancada da BOLA. Outro dia, disse que ouviu no facebook (Acreditem, a família do Armazém também aderiu às redes sociais??) uma entrevista com o ex-atacante gremista Jardel onde respondeu ao ser questionado se era "de direita ou de esquerda"? O mesmo respondeu o seguinte: "Pode ser de cabeça??"E na sequencia perguntaram a ELE sobre homofobia?? De imediato, respondeu: "Ih, me pegou...posso responder outra hora?". Indignado, o tio João do Brasil, disse ainda que ouviu um áudio do Felipão Scolari na propaganda do número 9 gremista. "Assim, nem os "alemão" respeita!!" disse o dono do bar.
              A conversa começava a ficar animada quando a dona Morena e a Tianinha (que vota em trânsito, pois até hoje não transferiu seu título) falavam das mulheres na política. Da gaúcha Luciana rasgavam elogios, mas da senhora "das matas" a vaia pegava. "Hum!! antes do avião cair ninguém falava na cabeça de formiga. O "bicho de asas" caiu, ELA fez uma selfie no velório do falecido e disparou nas pesquisas, virando "a melhor de todas as opções". Vá entender o povão, né nega??" - pergunta a Tianinha. Dona Morena, por sua vez, disse que a prima da Hebe Camargo, candidata ao governo do RS também a confunde. Uma senhora do mundo dos agronegócios, dos latifúndios, das feiras agrícolas, circulando com desenvoltura nas vilas. "Tenho vontade de chorar!" diz a mulata. Complementa ainda: "Outro dia, falava na tv e no rádio sobre tudo e todos. Agora posa de boa senhora". Aliás, o catedrático Doutor Totonho é impaciente com este pessoal que faz comunicação a vida toda e depois salta para a carreira política. Costuma dizer o seguinte: "As frutas do butizeiro saltaram da minha calça de linho quando o jornalista Hélio Costa saiu dos estúdios e migrou para a carreira política". Imaginem há quanto tempo o Totonho já vem acompanhando o esta coisa de comunicadores usarem suas imagens e suas vozes para angariar votos. E o fenômeno Collor de Melo?? Neste, a opinião é unânime. SEM COMENTÁRIOS.  
             O tio Carlito Trovão é bronqueado com a mistura que o pessoal faz com poder político X poder religioso. Segundo, o amigão do Armazém não tem nada a ver comandar as pessoas literalmente pelo cabresto. E assim, fazem os pastores (quase Ministros). Até o jovem Zé Prettin, lasca seu pitaco: "Pô, galera: Fico doido mesmo é com as informações com reservas. Os candidatos sequer falam para a turma qual o real papel e competência dos cargos a serem ocupados!" Finaliza, antes de virar o espeto de costela, um verdadeiro "NOJÃO!!".
             O que dizer destas declarações. VIVA A DEMOCRACIA, viva o Brasil, coturnos NUNCA mais, investigação e punição aos responsáveis, percepção e sensibilidade, bons fluidos, justiça social e cumprimento à Constituição Brasileira em todos seus aspectos. Simples.
              Bom voto e beijão a todos.

                         Edinho Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário