3 de mar. de 2015

Eventualmente um abraço é bom


                Em novembro de 2014, por iniciativa de uma professora de Biologia, Religião, Formação e Cidadania da Rede Pública de Ensino do RS, Andréia Rörig quatro turmas (90 alunos) do 3 ano do Ensino Médio abandonaram seus livros por algumas horas, suas salas e seus celulares para juntos propor uma ação "transformadora" de afeto e aceitação ao próximo.
             A "função" consistia em oferecer abraços às pessoas que cruzassem a esquina mais movimentada de Porto Alegre - conhecida como Esquina Democrática (Andradas com a Borges de Medeiros). A aceitação da proposta foi tão bem acolhida que uma outra professora (aposentada pela Rede Municipal) ao cruzar o local no momento da atividade, emocionada, afirmou: " Se meu coração não aguentar, avise a todos que morri de felicidade; É muito bom participar de tudo isso!"
             Particularmente, achei a idéia divina. Enquanto ficamos polemizando temas nas redes sociais, pensando no  nosso jardim e nosso quintal, semeando ranços e ressentimentos esquecemos dos abraços, da pessoa ao nosso lado, do vizinho, do colega de aula e de toda a tolerância que os diferentes nos propõe. Hoje, quando desci do ônibus reencontrei um velho amigo com sua filha. Tasquei um abraço bem apertado. E tu,?? Já abraçou alguém além do teu parente hoje??
Experimenta??
 
Edinho Silva

* Valeu demais, professora Andréia Galvarros Pizarro Rörig, da Escola Estadual Infante Dom Henrique, no Menino Deus.  

2 comentários: